Enoturismo em Ribera del Duero

Sair de Madrid em um tour para conhecer a região de vinhedos de Ribeira del Duero é algo encantador. Primeiro pela viagem em si. São 200 km de uma estrada exuberante e segura. Nesta época do ano, janeiro, é muito comum terem brancos de neve nos terrenos à margem da rodovia e foi isto que curtimos bastante durante grande parte do trajeto. O enoturismo em Ribera del Duero é um dos passeios que costumamos fazer desde Madrid.

Enoturismo em Ribera del Duero

No caminho entre Aranda de Duero e Peñafiel, avistamos no alto de uma montanha um pequeno povoado e desviamos de nosso caminho para conhecer. Trata-se de Haza, um município onde vivem atualmente 4 pessoas. Chegando em Peñafiel podemos nos deter um pouco e conhecer o seu imponente Castelo, uma das fortalezas medievais mais bonitas e impressionantes da Espanha.

Haza Burgos
Povoado de Haza, hoje com apenas 4 habitantes.
castelo medieval Penafiel
Castelo medieval de Peñafiel

Quando chegamos à rota das bodegas, podemos ver várias, uma seguida da outra. Muitas ainda são familiares. A região é conhecida como “o triângulo de ouro do vinho” e onde existem algumas das mais renomadas bodegas do mundo!

rota do vinho ribera del duero
Enoturismo em Ribera del Duero: Bodega Emina

Confira as ofertas do Booking antes de reservar sua hospedagem!

Bodega Emina ribera del Duero
Entrada para o Museu do Vinho

Estávamos no período de dormência, quando as parreiras estão somente no tronco.  Dentre tantas, escolhemos para conhecer e degustar vinhos a Bodega Emina, pertencente ao grupo Matarromera. No local, uma plantação de mais de 30 tipos de uva, um restaurante e a bodega propriamente dita, onde fizemos uma visita guiada que conta a história do lugar e do nome Emina. Seus vinhos começaram a ser produzidos em um monastério que está ali perto, onde hoje funciona um hotel. A palavra emina significa uma medida equivalente a 250ml, que era a porção diária  que os padres podiam beber.

Grupo Matarromera vinhos
Grupo Matarromera
barris de vinho ribera del duero
Enoturismo em Ribera del Duero: Os tipos de barris

Aproveite as ofertas do nosso parceiro e alugue um carro para sua viagem.

monasterio ribera del duero
Monastério onde começaram a ser feitos os vinhos

Durante a visita conhecemos o grupo Matarromera, formado por 7 marcas diferentes de vinho. Também vimos os livros de receitas da época dos padres, ferramentas usadas na preparação do solo, tipos de barris usados para o envelhecimento do vinho, nos quais se usam predominantemente dois tipos  de madeira, o  carvalho francês e o americano. Na cata de vinho, pudemos degustar 3 tipos de vinho, sendo um branco e dois tintos, junto com uma tábua de queijos, azeite e pão.

vinhos ribera del duero
Receita de vinho dos monges

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

barris de vinho ribera del duero
Barris de vinho

Interessante foi saber que esta bodega usa a uva da seguinte forma: primeiro se tira o suco para fazer o vinho, a casca para dar coloração ao vinho, enquanto que a semente e outras sobras são usadas na indústria de cosméticos e para a produção da energia da bodega, que com a energia solar quase faz dela uma empresa autônoma nesta área.

vinhos bodega emina
A grande variedade de vinhos da Bodega Emina

Ao final desta visita passamos ao restaurante, que serve um cardápio bem variado e que combina com os tipos de vinhos produzidos ali mesmo.

restaurante bodega emina
Pausa para o almoço

Na parte da tarde, fomos a outra bodega, Matarromera. Neste momento estivemos junto a plantação de uvas, que como já disse, está em época de dormência. O estágio seguinte é a brotação, floração e em seguida as uvas estarão prontas para serem colhidas, a partir de setembro. No final do inverno começam a chegar os trabalhadores que irão tratar de tudo relacionado às uvas, para que se tenham excelentes frutas.

vinhedos ribera del duero
Enoturismo em Ribera del Duero: Os vinhedos e os vários tipos de uva

No interior da bodega, começamos no setor onde se faz o primeiro armazenamento, onde se separa a casca da uva e acontece o processo de fermentação. Tudo muito bem controlado para que a temperatura se mantenha estável. Em seguida, estivemos onde se mantêm o vinho armazenado nos barris (aproximadamente 2 mil barris), em que ficarão pelos próximos 12 meses se forem vinho reserva e 18 meses se forem Gran Reserva. Este tempo corresponde a ao mesmo tempo que ele ficará na garrafa antes de ser colocado à venda. No sub solo chegamos a uma sala que mais parece uma cadeia hehehe, onde ficam guardados os vinhos que foram premiados e tem valor incalculável. Tem ainda vinhos que foram produzidos especialmente para os reis da Espanha.

vinhos dos reis da Espanha
Vinho dos reis

Voltamos à sala superior, onde tivemos mais uma sessão de degustação. Novamente, provamos 3 tipos de vinhos e logo finalizamos a visita.

degustação de vinhos em matarromera
Enoturismo em Ribera del Duero: Degustação de vinhos

Muitos destes vinhos não chegam a sair da Espanha por serem bebidas especiais e produzidas em pequena escala, não sendo viável a exportação. Por isso, o jeito é vir até aqui para experimentar!

Texto: Vladson Quinteiro

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

 

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

 

 

publicado

2 comentários

  1. Boa tarde!
    Juliane estamos programando de irmos para Espanha em Abril/22.
    Queremos fazer o percurso enoturismo (Barcelona, região de La Rioja, Penedes, Penafiel e Madrid.
    Gostaria de saber se vcs fazem estás regiões?
    Se vc preferir podemos nos comunicarmos via WhatsApp 55.62.99160.4441
    Aguardo seu retorno
    Virginia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *