O que fazer em Madrid no Natal

O que fazer em Madrid no Natal é o que muitos que estão de viagem marcada para cá nesta época do ano se perguntam. E conosco não foi diferente no nosso primeiro Natal em Madrid. Este já será o terceiro e agora sabemos bem o que fazer no Natal em Madrid.

As luzes da cidade acendem  normalmente um dia depois do Dia de Ações de Graças, às 19 hs e isto significa que o Natal chegou e com ele uma cidade cheia de coisas legais para todas as idades. Este ano (2019), as luzes irão acender dia 22 de novembro, provavelmente às 19.30. E serão muitas novidades!

Pra começar, uma bola gigante em frente ao edifício Metrópolis, na confluência das Calles de Alcalá e Gran Via. Com 12 metros de diâmetro, 7 toneladas e 43000 luzes, promete ser a sensação da decoração natalina. Além disso, os temas da decoração este ano estão bem tradicionais, com presépios e outros desenhos.

Poderemos apreciar toda esta iluminação até o dia 06 de janeiro.

porta de alcala de Madrid decorada para o natal
Luzes na Puerta de Alcalá

Deixa eu te contar logo o que fazer em Madrid no Natal

1 – NAVILUZ: o ônibus que circula somente no período de Natal é super disputado. Depois de dois anos tentando, este ano finalmente consegui comprar os bilhetes para ver Madrid toda linda de outra perspectiva.

Compre suas entradas do Naviluz aqui

2- FEIRA DAS CULTURAS – esta feira que já está na sua quarta edição procura mostrar como o Natal é comemorado pelo mundo. A feira acontece em um lugar muito legal da cidade, o MATADERO, que já vale a visita independente da exposição.

Mais informações aqui.

3 – CORTYLANDIA – as encenações que acontecem diariamente na fachada lateral do do El Corte Inglês da Calle Maestro Victoria são assistidas por adultos e crianças e são o maior sucesso. Cada ano é uma decoração diferente e a expectativa de saber qual será a próxima já deixa a criançada alvoroçada. E depois de assistir, impossível tirar aquela musiquinha da cabeça… CORTYLANDIA, CORTYLANDIA…

São várias apresentações por dia, com duração de 15 minutos cada. E o tema deste ano é…tem que ir lá ver!

cortylandia el corte ingles
Uma das coisas a fazer em Madrid no Natal

4 – MERCADOS DE NATAL – Claro que eles não poderiam ficar de fora da festa! São vários pela cidade, mas o mais tradicional é o da Plaza Mayor. Outros que estão pelo centro são o da Plaza de Santo Domingo e a Feira de Artesanato, que este ano muda da Plaza de España para o Paseo de Recoletos. Todos os anos levamos os clientes do Guia Brasileiro em Madrid pra visitar pelo menos um destes mercados!

Plaza Mayor de Madrid no Natal
Plaza Mayor de Madrid no Natal

 

Disfarces navidenhos

5 – PASSACALLES DE LUZ EM MADRID RIO: pelo terceiro ano vamos poder assistir a festa das luzes em Madrid Rio. Nesta noite, a mais longa do ano, nos reunimos nas margens do rio Manzanares com faroletes para comemorar a chegada oficial do inverno. No final, a prefeitura oferece uma belíssima queima de fotos de artifício. Nós aqui não perdemos nenhum ano!

6- PRESÉPIOS – mais do que uma tradição, os presépios são a marca registrada do Natal em Madrid. Onde quer que se vá, lojas, igrejas, casas, ele está lá, lembrando qual é o verdadeiro motivo do Natal. Passe por um mercado de Natal e compre o seu!

Presépios de Natal – uma tradição

 

7- CARROSSEL DA PLAZA DE ORIENTE – em frente ao Palácio Real fica este “tiovivo” que enche os olhinhos das crianças que passam por ali. E não é raro ver um adulto se divertindo neste carrossel estilo vintage, que já virou tradição natalina por aqui.

8 – PATINAGEM NO GELO – são montadas várias pistas na cidade. As mais concorridas (prepare-se para a fila), são a da Plaza de Colón e a do Palacio de Cibeles. Mas alguns distritos também tem sua pistas, para os moradores locais, por isso não são tão cheias. Mas são abertas ao público em geral.

9- TREM DE NAVIDAD – um trem temático, em parceria com a Renfe e o Museo del Ferrocarril, que levam seus passageiros a uma viagem cheia de magia. São várias viagens por dia, com duração de uma hora pelo norte de Madrid, saindo da estação de Principe Pío.

Compre suas entradas aqui.

10- VIRADA DE ANO NA PORTA DO SOL –  a virada do ano não poderia ser em outro lugar senão na mais tradicional praça de Madrid. E comer as 12 uvas é quase que obrigatório! Esta tradição surgiu depois de uma superprodução de uvas, no início do século passado, quando os produtores distribuíram a fruta para a população. Desde então, comer 12 uvas acompanhando as badaladas do relógio da Casa dos Correios faz parte da festa! Pra mim, este é o primeiro desafio do novo ano hehehehhe

11- CORRIDA DO PAPAI NOEL – esta corrida muito divertida, com milhares de papais noéis, dá a largada as festividades natalina. São 10.000 bons velhinhos e 2.500 elfos colorindo o Paseo de la Castellana. Este ano a corrida acontece no dia 09 de dezembro e dá pra fazer as inscrições aqui

12- CORRIDA DE SAN SILVESTRE – a mais tradicional corrida do mundo não podia faltar em Madrid. São 10 km onde os atletas (e os que estão mais pra curtir esta grande festa) se reunem para esbanjar disposição e alegria. São duas competições no dia, às 17:30 a popular e às 20:00 a dos atletas profissionais. Pra se inscrever clique aqui.

13- CABALGATA DE REYES – na minha opinião, a festa mais bonita desta época. Os Reis Magos chegam a cidade em um desfile temático cheio de cores, música e animação. São recebidos na prefeitura com toda a pompa, afinal dali eles seguem para entregar os presentes para a criançada. E o espetáculo de fogos de artíficio no encerramento da festa é um caso a parte. Lindo!

14- DOCES DE NATAL – fim de ano sem comilança não é fim de ano, certo? E neste quesito, os espanhóis não brincam em serviço. Procure pelos doces típicos desta época: os torrones de todos os sabores imagináveis, o mazapan, o polvorón e o roscón de Reyes são os mais populares. Este último envolve uma brincadeira que faz sucesso aqui em casa. Dentro do roscón é colocado um pequeno rei mago e um feijão. Reza a tradição que quem achar o rei na sua fatia, será o rei do dia. E quem achar o feijão, paga o roscão. A Maísa fica cheia de expectativas, mas claro, ela quer sempre achar o reizinho hahahahaha

 

15 – AS LOTERIAS DE FIM DE ANO: quem não sonha em terminar o ano com o bolso cheio de euros? Pois prepare-se para fazer fila na lotérica mais famosa da cidade, a Dona Manolita. Ou tente sua sorte com alguns dos vários vendedores que estarão por cada canto do centro de Madrid. E se quiser assistir ao Sorteo Extraordinario de Navidad, dá uma passadinha no Teatro Real às 8:00 do dia 22 de dezembro. Mas não sem antes comprar um décimo. Vai que te toca o “gordo”?

Toda a programação de Natal de Madrid tu encontras no site oficial de turismo da cidade.

 

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

 

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

 

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

 

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Se precisar de transfer do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa, conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

 

 

 

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *