Neve em Madrid? Temos, descubra onde!

O inverno ainda não começou, mas o frio já está “a tope”! E todo mundo quer saber da neve. Será que temos neve em Madrid?

É raro, mas às vezes acontece. Não com frequência nem em grandes quantidades, de deixar o chão branquinho, mas acontece. Agora, se quisermos ver muita neve, fazer bonecos e esquiar, não precisamos ir muito longe. A poucos quilômetros de Madrid encontramos paisagens branquinhas e beeeem geladas!! A Serra de Guadarrama está aqui ao lado e a mais de 2000 metros acima do nível do mar!

Nossa primeira vez na neve foi no Puerto de Cotos, na Comunidade de Madrid. Alugamos um carro e, de longe, já podíamos ver as montanhas da serra cobertas. Isso foi em 2017 e no mês de janeiro, quando as estações de esqui estão a todo o vapor. Aliás, dezembro e janeiro são as melhores épocas para se visitar as montanhas, mas este ano (2019) tudo indica que as estações abrem em novembro ainda. E se o inverno for rigoroso, teremos neve até meados de março.

Onde ver neve em Madrid?

Puerto de Cotos Madrid

Para quem está em Madrid os portos de Cotos, Navacerrada e Valdesquí são os mais acessíveis. Todos ficam na Serra de Guadarrama. Dá pra ir de ônibus ou trem (menos para Valdesquí, onde o trem não chega), mas os horários são poucos e os bilhetes de trem precisam ser comprados com antecedência. No final do post explico como chegar lá usando o transporte público. Minha sugestão é ir de carro, a maneira mais cômoda, rápida e flexível para chegar até a neve em Madrid. Lembre-se de solicitar correntes para neve para a locadora. Embora eles cuidem da limpeza da estrada constantemente, pode ser necessário. Nos finais de semana as estradas ficam bem movimentadas, os engarrafamentos são constantes, todo mundo quer curtir a estação mais fria do ano no melhor estilo Frozen. Então vá cedo pra conseguir estacionar. Se puder ir durante a semana, melhor! Ninguém quer passar perrengue a temperaturas negativas, não é mesmo?

Estrada da Serra de Guadarrama Vem conhecer Madrid com a gente!

Nós não chegamos a ir a Navacerrada nem a Valdesquí, apenas a Cotos. O Porto de Cotos fica na divisa entre Madrid e Segóvia, mas ainda pertence a Comunidade de Madrid. O acesso desde a capital é feito pela A-6 ou pela M-607. Às vezes as nevascas podem fechar as estradas, por isso confira as condições antes de sair para saber qual o melhor trajeto. Achamos a estrada super bonita. Em Cercedilla as duas vias se encontram e daí seguimos pela M-601. Em Navacerrada temos que subir mais um pouco, em direção a Rascafría.

Porto de Cotos

A estação de Cotos é mais simples, sem muita infraestrutura como as outras duas, que contam com escola, pistas para todos os níveis, área de snowboard e teleférico. Mas tem um centro de visitantes, estacionamento, banheiros, restaurante, cafeteria e aluguel de equipamentos. A subida na montanha é feita a pé.

montanha de Cotos

A montanha mais alta da Serra de Guadarrama está justamente em Cotos. Com 2429 metrosa cima do nível do mar, Peñalara é ponto de atração para esquiadores e montanhistas. Para subir até o pico é preciso seguir as trilhas, que são muito bem marcadas. Somente montanhistas mais experientes se arriscam por outros caminhos.

trilha montanha Cotos
Trilha na montanha

Lembre-se: apesar da beleza ao nosso redor, segurança em primeiro lugar. Respeite a montanha e suas limitações e aproveite a neve em Madrid com responsabilidade.

À medida que subimos nos deslumbramos mais e mais com as vistas! Mas também o frio vai congelando o corpo, a neve que gruda nas botas começa a derreter e a falta de ar faz a montanha parecer ainda maior. Logo na primeira curva encontramos o Mirante da Gitana, com uma bússola manual e uma vista impressionante. O começo da subida é tranquilo, tem bastante gente, mas é preciso estar atento aos esquiadores que descem em alta velocidade. Muita gente leva seus cachorros para acompanhar a subida.

Agora repara na vestimenta para encarar a montanha coberta de neve: calça, meia-calça, duas blusas de algodão, um agasalho e o casaco de frio, além das luvas (sem elas impossível), gorro e cachecol. O ideal é usar roupa apropriada para neve, térmica e impermeável. Na Decathlon de Madrid encontramos tudo por um bom preço. Nossas roupas não eram nem uma coisa nem outra e como usamos botas e tênis comuns, improvisamos saquinhos plásticos entre a meia e o calçado. Sem isso os pés molham rapidamente e o frio é congelante. Proteger as extremidades é fundamental!

Aconselho levar uma muda completa de roupa extra, caso saia molhado de rolar na neve. Como a neve é sequinha, a gente brinca, deita, rola e não se lembra que ela derrete. E olha, ela entre por todos os lados hahahahaha

Porto de Cotos
Feliz com seu boneco de neve!

Caso leve água e lanchinho para as crianças não esqueça de descartar nas lixeiras. E já aviso: é proibido arrancar as plantas, mexer com os animais da montanha e escutar música alta. A Serra de Guadarrama foi declarada Parque Nacional em 2013 e é um espaço protegido.

Como chegar de trem ou ônibus

No site da Renfe e da CRTM você pode consultar preços e horários atualizados se quiser chegar a estação de ônibus ou trem. A linha de ônibus que faz o trajeto é a 691 e apenas o horário assinalado com um V faz todo o trajeto. A saída é do Intercambiador de Moncloa e a passagem custa cerca de 5 euros. O trajeto completo, até a última estação, dura 1:30 minutos. De trem, as linhas C-8 e C-9 deixam o visitante nas dua estações: Cotos e Navacerrada. Desde dezembro de 2017 os bilhetes devem ser comprados com antecedência. De trem o trajeto é mais demorado e ele não leva até Valdesquí. As estações de desembarque também são mais afastadas das estações de esqui e o trajeto tem que ser feito a pé.

Se preferir ir de carro, pode fazer a reserva por este link.

Este ano vamos conhecer as outras estações e deixar todas as dicas aqui, mas se você já foi e quiser nos contar, escreva nos comentários!

Beijos de MEL! 🙂

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

<

p style=”text-align: center;”>

Booking.com

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da American Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *