Museu de Ciências de Valência – a Cidade das Artes e Ciências

O Museu de Ciências de Valência, mais conhecido como Museu de Ciências Príncipe Felipe, faz parte do complexo da Cidade das Artes e das Ciências, um conjunto arquitetônico impressionante de autoria de Santiago Calatrava. Calatrava é conhecido por obras vangardistas em todo o mundo, entre elas, o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

criança na frente do museu de ciencias de valencia
Museu de Ciencias Príncipe Felipe

A Cidade das Artes e das Ciências é composta por 6 construções, onde estão algumas das mais importantes atrações da cidade, entre elas o Oceanografic – maior aquário da Europa, o Museu de Artes Reina Sofia, o Hemisféric – um cinema IMAX de 13000m² e o Museu de las Artes y de las Ciencias, que foi o que visitamos.

Fomos convidados pelo museu para visitar e levamos 5 horas lá dentro! E posso dizer que passamos batido ou rápido por algumas exposições, senão teríamos ficado o dia todo! São 42000m² de superfície, dos quais 26000m² são de exposições.

criança brincando no museu de ciencias
Maísa queria experimentar tudo!

O edíficio tem 4 andares, mas as exposições se concentram principlamente nos 3 superiores. O térreo (planta baja) tem alguma coisa de exposição, mas é basicamente onde estão as lojas, restaurante e cafeteria, bilheterias, banheiros, salas de congressos e a administração. Fomos recebidos e encaminhados ao início do recorrido: o Mediterrâneo.

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco! 

Elisa aprendendo sobre linguagem

Depois fomos conhecer mais sobre o desenvolvimento da linguagem, chegamos ao recanto dos contos de fada, com princesas, lobo mau e muitos outros personagens. Vimos répteis, insetos e pintinhos saindo do ovo! O espaço que a Mai mais gostou foi o L’Espai dels Xiquets (o espaço das crianças). Ali ela se soltou e foi uma luta tirar. Mexia em tudo, experimentava tudo, subia, descia, corria de um lado a outro.

O Espaço dos pequenos – um mundo irresístivel!
Uma selva de cogumelos e contos infantis
Interatividade em todas as partes
criança brincando com o pinoquio no museu de ciências de Valência
As crianças tem atividades em todas as exposições

Essa é, inclusive, a maior característica do museu: é proibido não tocar, não provar. Ele é totalmente interativo! E se tem lugares que atraem os menores, como o que citei antes e o espaço dos contos, também existem espaços que prendem a atenção dos maiores. Eu amei o terceiro andar do Museu de Ciências. E o Vlad e as meninas também, porque ficamos lá muito tempo.

O Bosque dos Cromossomos” é uma viagem pelo corpo humano, pelos sentidos, pelos órgãos. Você descobre quanto tem de água no corpo, quanto tem de gordura, o que forma um cromossomo, testa o equilibrio, a coordenação motora, a audição, a visão. Tentamos montar um corpo humano, mas não tivemos sucesso. São 127 módulos interativos de pura ciência!

O Bosque de Cromossomos é fantástico

Também tem uma exposição sobre o planeta Marte neste mesmo andar e uma experiência sem gravidade, que não estava funcionando devido à pandemia.

Uma voltinha em Marte

Em Madrid conte com guias brasileiros!

O segundo andar é dedicado aos Prêmos Nobel nascidos na Espanha. Pudemos conhecer suas histórias e tudo o que aportaram para o desenvolvimento da ciência. A exposição chamada “O Legado da Ciência” está focada na vida de Santiago Ramón y CajalSevero Ochoa y Jean Dausset.

Ainda na primeira planta, na chamada “Calle Mayor”, encontramos uma escultura gigante de 15 metros representando o DNA e um Pêndulo de Foucault, que prendeu nossa atenção por uns 15 minutos.

Representação do DNA

Devido à pandemia alguns módulos não estavam disponíveis, mas eram poucos. Creio que aqueles onde era necessário contato com o rosto. E sendo o museu totalmente interativo, onde tocar faz parte da visita, poderíamos pensar que isso seria um tanto arriscado. Mas haviam dispensadores de alcool gel espalhados por todo o lado.

Além de vsitar as exposições, não deixe de admirar as vistas através das paredes de vidro. É possível ver os outros edifícios da Cidade das Artes e Ciências assim como o Jardim do Túria.

Fomos embora porque estávamos já bem cansados e com fome. Mas antes passei na cafeteria e fiz uma foto do cardápio, pro caso de você querer comer por lá. Não achei caro em se tratando de museu.

Bocadillos (sanduíches) por 3 euros não está mal

Agradecemos ao Museu de Ciências pelo convite e pela experiência fantástica!

Confira os detalhes da nossa viagem e outras coisas que fazer em Valência neste post

Também pode te interessar:

 

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

 

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

 

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *