Museu Sorolla – Museus de Madrid

O Museu Sorolla, embora não tenha toda a fama do Prado ou do Reina Sofia, está entre os principais museus da capital espanhola. Não é um museu que a gente fica horas visitando e ainda não consegue ver tudo, por isso eu recomendo para aqueles dias que você quer uma programação mais relaxada.

Entrada da casa (saída do museu)
Detalhe da entrada

O museu está localizado na região central de Madrid, no bairro de Chamberí, com fácil acesso por metrô ou ônibus.

Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid

A história do Museu Sorolla

Joaquín Sorolla foi um pintor espanhol nascido em Valência, em 1863. Talvez por isso muitos de seus quadros façam referência à praia. Com mais de 2200 obras catalogadas, passou por vários estilos na sua carreira, sendo o mais evidente chamado “luminismo”. E realmente, em seus quadros prevalecem cores claras, o que lhe tornou conhecido como o pintor da luz.

Pinturas de Joaquín Sorolla

Ganhou reconhecimento mundial, realizando trabalhos na Espaha, França, Inglaterra e Estados Unidos. Sua habilidade em pintar retratos fez com que recebesse encomendas de pessoas ilustres, entre elas, o rei Alfonso XIII.

A coleção que vemos no Museu Sorolla assim como o próprio edíficio foram uma doação da viúva do pintor, Clotilde García del Castillo, que em 1925 deixou todo o legado do marido aos cuidados do Estado espanhol. A vontade dela era que fosse criado um museu para preservar a memória e arte de seu marido.

Escritório de Sorolla

Visitando o Museu Sorolla em Madrid

A visita ao museu não é muito demorada. Levei cerca de 1:30 lá dentro. No térreo podemos ver uma coleção de peças em porcelana. Lembrando que tudo o que está exposto pertencia à família: móveis, objetos, o edifício…

Jardins do museu
Jardim do museu e antiga residência

A visita já começa na entrada, no jardim. A primeira parte, que dá acesso à entrada principal da residência, é inspirada nos jardins do Alcázar de Sevilha, a segunda no Generalife de Granada e uma terceira, na lateral da casa e por onde entrramos no museu, era onde o pintor costumava ficar com a família. Hoje podemos desfrutar deste espaço tão agradável e bonito!

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco! 

Sala das porcelanas

Saindo pelo jardim, subimos uma escadaria que nos leva para dentro da antiga residência, no andar superior, onde está a parte mais importante da coleção. Eu não conhecia muito bem as obras de Sorolla, mas me encantei com seu estilo. Ele retratava muito o cotidiano da família, sua esposa e os três filhos. O quadro do nascimento de sua filha menor é belíssimo! Uma sensibilidade e tanto. Aliás, ele conseguia muito bem retratar cenas da vida cotidiana e seus quadros são de uma riqueza de detalhes impressionante.

Tela do nascimento da filha mais nova do casal

Um dos espaços mais importantes é, sem dúvida, o ateliê de Sorolla. Ali seguem preservados seus objetos pessoais: pincéis, livros, sua cadeira e mesa de pintura, entre tantas outras coisas. Uma clarabóia em cada uma destas primeiras salas permite que a luz natural ilumine o ambiente.

Ateliê de Joaquín Sorolla

Em Madrid conte com guias brasileiros!

Mesa de pintura

As próximas salas são as que eram de uso comum da família: a sala de estar e a sala de jantar. No segundo andar, que estava fechado, ficavam os quartos. Atualmente é onde são realizadas exposições temporárias.

Sala de Estar da residência
Sala de Jantar

Bom, não sei vocês, mas pra mim um museu se torna muito mais interesante quando o lugar todo remete a uma história, a uma época, a uma família. Eu percorro os espaços imaginando como as pessoas viviam ali, o que acontecia em cada ambiente. Minha imaginação voa!

Conheça Valência, a cidade natal de Sorolla lendo este post.

Você pode visitar o Museu Sorolla:

  • De terça  a sábado de 9:30 às 20:00
  • Domingos e feriados de 10:00 às 15:00

O museu estará fechado:

  • Todas as segundas-feiras
  • 1 e 6 de janeiro
  • 1 de maio
  • 9 de novembro
  • 24, 25 e 31 de dezembro

Endereço: Paseo General Martínez Campos, 37

Entradas:

  • 3€
  • Entrada gratuita:
    • Sábados (a partir das 14:30) e domingos
    • 18 de abril, 18 de maio, 12 de outubro e 6 de dezembro

Compras em Madrid: personal shopper e redirecionamento

Também pode te interessar:

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

 

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

 

 

 

 

 

 

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *