Dicas para fazer um piquenique de aniversário no parque

Começou o verão e com ele a temporada de piquenique de aniversário no parque, pelo menos aqui em Madrid. A maneira como os espanhóis comemoram os aniversários é bem diferente da nossa. Diria que bem mais simples e informal. E fazer um piquenique de aniversário em uma praça ou parque é bem comum. Desde que estamos aqui já vimos vários, principalmente no verão e na primavera.

Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid

festa piquenique no parque

piqueniqueno parque
Imagem: Pixabay

Eu confesso que gosto muito destas festinhas mais informais, que todo mundo fica mais próximo e aconchegado. E um piquenique é assim, tem bem jeito de reunião de família no final de semana, com quitutes da vó e todo mundo falando junto e misturado. Adoro, lembra minha infância e as gincanas que minha mãe organizava com a primarada!

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco! 

Piquenique de aniversário

Já fiz piquenique duas vezes para a Mai, ainda em Porto Alegre. No primeiro aninho dela e no terceiro. No quarto aniversário, já em Madrid, nós até tentamos, mas o frio não deixou ninguém à vontade. Este ano eu quis de novo, mas ainda estava muito frio e março choveu demais, então tive que abortar a missão e acabei fazendo uma festa simples em uma lanchonete, com todos os coleguinhas dela.

De qualquer forma, as festas na Espanha não costumam ter toda aquela produção que estamos acostumados no Brasil, com casas de festas enormes, decoração digna de uma boda e comida que não se acaba. Até escrevi sobre isso neste post aqui.

Bem, mas vamos às dicas pra fazer um aniversário-piquenique no parque!

O local

Em primeiro lugar é preciso ver se o local permite este tipo de evento. Alguns parques colocam algumas restrições, porque tem gente que perde a noção e transforma o que era pra ser um pequeno encontro em festa de debutante. Levam várias mesas e cadeiras, colocam música alta, convidam a família, os amigos, a família dos amigos. Temos que lembrar que a praça é pública e devemos respeitar o espaço dos outros visitantes. Me lembro que quando pensei em fazer o 1 aninho da Mai em uma pracinha perto de casa, antes pedi permissão à prefeitura. Logo chegou um boleto em casa para pagar, com a autorização. Isso porque quando respondi ao questionário disse que teriam em torno de 25 pessoas e levaríamos um sonzinho portátil para tocar músicas infantis. Não fosse isso, não haveria problema.

Precisando de um Guia Brasileiro em Madrid!!

Eu recomendo ir um dia antes ao parque para procurar um lugar que tenha sombra no horário da festa, que seja plano e tenha espaço para os pequenos correrem. Árvores por perto são sempe bem vindas, porque além de garantirem a sombrinha, podemos amarrar balões, bandeirinhas, pompons para enfeitar a festinha, apoiar placas com fotos ou frases bonitinhas (sempre tomando todo o cuidado para não danificar a planta, por favor!!).

lembrancinhas aniversário
As lembrancinhas do aniver da Mai

Escolhido o lugar, peça para alguém ir algumas horas antes para garantir que ninguém vá ocupar o mesmo espaço e já leve algumas coisas para marcar território. Mas atenção! Não ocupe muitos metros quadrados, lembre-se que a praça não é sua. Reserve um espaço para esticar a toalha que fará as vezes de mesa e mais umas duas para os convidados. Naturalmente as pessoas já verão que vai rolar a festa e se afastam.

Veja também:

Decoração

Imagem: R7

O tema é livre, claro. Você pode escolher qualquer um e dar um toque mais natural, embora eu ache que temas relacionados à natureza fiquem bem mais bonitos. Tema de bichinhos do campo, da fazenda, selva, voo de balão, festa junina, flores, abelinhas, pomar, parquinho. Tem tanta ideia legal pra decorar que fica até difícil escolher. Na dúvida, o tema piquenique já está garantido! Este foi o escolhido para o primeiro aniversário da Mai e tem até post da festa aqui. No terceiro aninho também fizemos um piquenique, só que bem mais simples, já que estávamos em preparativos de mudança para Madrid.

Personal Shopper e redirecionamento de compras 

O importante é usar a criatividade na hora de desenvolver o tema. Bandeirolas, pompons, cestinhas com flores, caixas rústicas, plaquinhas com dizeres, fotos do/a aniversariante, toalhas coloridas, almofadas, personalizados, cata-ventos. Use e abuse de embalagens naturais, evite os plásticos, pois não combinam com natureza. Papel, tecido, madeira e vidro dão mais charme à decoração.

Organização

Se você vai fazer tudo sozinho, sem a ajuda de decoradores de festa, organize-se. Comece pelo menos dois meses antes a pesquisar o que acha mais bonito, mais a cara do/a aniversariante. Já veja como vai fazer os personalizados. Eu faço tudo sozinha, adoro essa parte e sempre uso o site Fazendo a Nossa Festa.  Lá tem muitas ideias e dá pra fazer todos os personalizados pelos moldes que eles fornecem, totalmente grátis.

personalizados para aniversário
Os personalizados

No dia da festa já tenha tudo pronto e separado, pra evitar correrias. Decoração, comes, bebes, tesouras, barbantes, fitas adesivas, tudo organizado em caixas e sacolas para quando chegar no parque, só montar. Imagina chegar na hora e descobrir que esqueceu algo e voltar em casa para buscar não é uma opção. Vá fazendo uma lista com tudo que vai precisar e confira antes de sair. Evite sustos e correrias.

Comes e bebes

comidas de piquenique
Imagem: Pixabay

A melhor parte do piquenique de aniversário é a comida, não é mesmo? Por isso que ele existe! Então capriche nesta hora. Lembre-se que quanto mais natural melhor. Mais saudável, mais bonito e mais gostoso.

Abuse das frutas frescas, sucos, água, chás gelados, sanduichinhos, bolos, pães, milho cozido, maçã do amor. Claro que não podem faltar os docinhos e a torta de aniversário. Use ingredientes frescos e que durem mais tempo fora da refrigeração. Nessa hora ajudam muito as sacolas e caixas térmicas.

Dá uma olhada nas comidinhas do piquenique de aniversário da Mai:

maçã do amor
Maçã do amor
lanches para piquenique
Wraps fresquinhos e saudáveis
lanches para piquenique
Pãezinhos de queijo

Brincadeiras

Quer melhor coisa que brincar no parque? Correr, jogar bola, pular corda, fazer guerra de pistola de água. Neste momento, os avós presentes podem ajudar, ensinando as crianças como eles se divertiam quando eram pequenos. Além de conectar gerações, vai ser um aprendizado bem divertido.

Pra finalizar, o mais importante: recolha todo o lixo da festa. Se possível, convide as crianças a ajudarem, fazendo do momento uma grande brincadeira, mas que os conscientize do cuidado com a natureza. Faça uma “caça ao lixo” e deixe tudo como encontrou. Nesta hora ajuda muito se ao invés de ter utilizado pratos e copos descartáveis, você tiver optado por recicláveis.

E aproveite sua festa-piquenique!

Beijos de MEL!! 😉

Também pode te interessar:

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *