Andei meio sumida porque estou nos preparativos finais para minha “epopeia italiana”, depois de 3 anos juntando a papelada para minha cidadania e mudança para a Europa!! É um corre para lá e para cá que, ufa!
Bom, voltando ao tema deste post, como estou mergulhada nesta história de imigração, de volta às origens, colônias de imigrantes, etc, decidimos ir até Bento Gonçalves, aqui no Rio Grande do Sul, ver de perto um pouco mais desta linda história construída pelos nossos antepassados. Bento foi a primeira colônia de italianos do nosso estado. E uma das cidades mais visitadas, perdendo apenas para Gramado.
Confesso que, como gaúcha, me envergonho em dizer isso, mas acho que fui à Bento uma vez só, na infância. Como meus bisavós eram de outra região, a da quarta colônia, Bento Gonçalves nunca me pareceu muito interessante.
Sabe uma pessoa TOTALMENTEenganada??? Eeeeuuuu!!!
Bento é uma cidade encantadora, cheia de atrativos, rotas turísticas, pontos históricos e, para mim, que gosto de história, é muito mais interessante que Gramado. Gente, vejam bem, Gramado é uma cidade linda e eu adoro ir pra lá. Tem dias que não temos nada para fazer no Portinho e subimos a serra só para curtir a terra das Hortênsias. Mas eu A-M-E-I Bento Gonçalves!!
A cidade não é tão pequena, apesar de ser interior, por isso tem atrações para todas as idades. Digamos que é uma pequena cidade grande. Está fincada em cima de montanhas, então é um tal de sobe e desce pelas ruas e o que chama muita atenção, pelo menos a minha, são as casas encravadas nas encostas, até mesmo prédios, que não conseguimos ver, da rua de cima, a rua de baixo! Gente, que medo!! Hahahaha, parece o desenho da Peppa!!
Bom, mas vamos então aos 9 bons motivos para você separar um fim de semana da sua vida (porque um dia só chega a ser um desrespeito com a cidade!) e ir até a serra gaúcha, desta vez em direção à Bento Gonçalves!
Bora então visitar Bento? Vem com a gente!
1- Antes de mais nada, quando estiver chegando, pare no PÓRTICO para uma foto. Diferente dos pórticos em forma de arco e tal, o de Bento é uma pipa gigante! Sim, por que na terra do vinho não poderia ser diferente, né? Aproveite a parada e retire mapas e panfletos das atrações turísticas e restaurantes, no Centro de Atendimento ao Turista
2- Logo depois da entrada, chegamos a duas atrações muito bacanas, que mostram mais da história da colonização italiana. A primeira é o PASSEIO DE MARIA FUMAÇA. São 23 km em uma locomotiva do século XIX, cheia de surpresas ao longo do percurso, com shows folclóricos e degustação de vinhos e espumantes. Inesquecível! Agendamento pelo fone (54) 34552788.
3- Saindo da Maria Fumaça, logo na ruazinha transversal, encontramos a EPOPEIA ITALIANA, um lugar que remonta toda a história da imigração, desde a vida deles na Itália, a viagem de navio, a chegada em lugar totalmente desconhecido e desabitado, o início da vida deles por aqui, desde o ano de 1875, quando chegaram. Um espetáculo de sons, luz e muita emoção. E como é italiano, acaba em comida e bebida! O passeio dura 45 minutos e o ingresso custa R$ 19,00 por pessoa, inclusive crianças.
4- Ainda no centro, não deixe de fazer a visitação à VINÍCOLA AURORA, cooperativa fundada em 1875 pelos primeiros imigrantes vindos do norte.
Os passeios acontecem a cada 30 minutos e duram em torno de 50 minutos, onde é contada a história da cooperativa, o processo de produção de vinhos, sucos e espumantes, obviamente com degustação no final, né gente!
Estamos falando de italianos, então comida e bebida nunca há de faltar!! Interessante é ver os enormes barris de armazenamento de vinho!
A visita é gratuita e o final dela é na loja, pra enlouquecer qualquer um!
Endereço: Rua Olavo Bilac, 500
5- Saindo do centro de Bento, seguimos em direção a estrada que leva aos CAMINHOS DE PEDRA.
Vamos conhecer a arquitetura e os costumes dos imigrantes, preservados em 12 km de trajeto.Leve em mãos o folheto que você pegou lá no início, no pórtico.
São várias casas centenárias pelo caminho, cada uma com uma atração diferente. Indispensável o mapa.
Não visitamos tudo, mas fomos na Cantina Strapazzon, onde foi filmado o filme “O Quatrilho”, um lugar lindo; conhecemos a Casa de Cucas Vitiaceri, cheia de delícias; a Casa da Erva-Mate, que tem tudo para um bom chimarrão e até cerveja de erva-mate. São muitos lugares para se visitar.
Chegamos um pouco tarde (16:30) e algumas casas já estavam fechadas. Deixamos para visitar algumas no retorno, aí já não tinha mais nada aberto (17:30). Fiquei bem triste mas com um bom motivo para voltar!!
Dizem que a Casa das Ovelhas é sensacional, principalmente para crianças, que podem ver e tocar as ovelhinhas. Também quero conhecer a Salumeria e a Casa do Tomate, além da Casa de Doces Predebom. E em uma das casas dá para tirar fotos caracterizado à moda antiga, show!!
6- O VALE DO RIO DAS ANTAS guarda uma paisagem lindíssima, culminando com a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como Ponte do Rio das Antas. Ela não possui pilares de sustentação apoiados no leito, deixando um vão livre de 186 metros de extensão. Para chegar até lá é preciso pegar a estrada em direção à Veranopólis. A estrada não está em boas condições, muito mal sinalizada, cheia de buracos, por isso não fomos até a ponte, uma vez que já tínhamos passado por ela em 2010, quando voltávamos de Foz do Iguaçu.
Mas a vista do vale é muito bonita. Tem um mirante no trajeto onde tiramos algumas fotos. Passando a ponte, é possível avistar a Ferradura do Rio das Antas, lugar que rende lindas fotos!
Para quem vai seguir para o norte, terá uma belíssima paisagem pelo caminho!
Os três próximos roteiros nós não conseguimos ir desta vez, impossível visitar tudo em um dia, então já temos motivos suficientes para voltar… Mas inclui na lista porque são dos mais procurados:
7- O VALE DOS VINHEDOS é um mergulho no universo da produção de vinho! O legado cultural e histórico, os costumes, as tradições estão presentes nas pessoas, nas paisagens, em tudo. Dá para se ouvir o Dialeto Vêneto, ver os extensos parreirais, ver pequenos produtores ao lado de grandes vinícolas, de renome internacional. Se a visita for no verão, você vai encontrar as parreiras carregadinhas de uvas! A colheita normalmente inicia em janeiro.
8- Nem preciso explicar muito o que o visitante encontra na ROTA CANTINAS HISTÓRICAS! Comida, comida, comida e bebida, bebida, bebida! Este é o roteiro mais delicioso da cidade! Além de muitas histórias, lógico! Conheça o melhor da culinária italiana, da receptividade, daquele jeito todo italiano de ser (quem é italiano sabe do que eu estou falando, hehehehe). Vinhos, licores, espumantes, sucos, geléias, pães, cucas, doces, massas, queijos, salames e por aí vai…
9- No interior de Bento chegamos na ROTA RURAL ENCANTOS DE EULÁLIA, um lugar que guarda os costumes das famílias vindas do norte e que chegaram em 1878, com aquele jeitinho simples de interior, de casa de vó. Vale a pena conhecer!
Não deixe de conhecer o MONUMENTO AOS IMIGRANTES, feito em homenagem aos 130 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul. É uma bela obra que retrata e homenageia o esforço e trabalhos destes homens e mulheres que construíram esta encantadora cidade.
Para quem for de carro, a cidade é toda muito bem sinalizada, com placas indicando os principais pontos turísticos. Não tem como se perder.
Espero ter deixado vocês com vontade de conhecer Bento. Em dezembro já marcamos na agenda – vamos voltar para ver os parreirais carregados de uvas e visitar alguns lugares que deixamos para trás!
Que delícia de post. Me senti fazendo um passeio pela região e muito bacana conhecer um pouco mais dessa cidade. Infelizmente ainda não conheço, aliás, nao conehço praticamente anda do sul do Brasil (vergonha) mas pretendo corrigir isso em breve,rs!
um lugar cheio de história, com certeza são vários motivos pra se conhecer a região e é claro a cidade, ainda quero visitar o Sul do Brasil e com certeza Bento Gonçalves está na lista!
Que demais! Tenho muita vontade de explorar esta região, mas ainda não deu certo! Já fomos a Gramado/Canela por 2 ocasiões mas não conseguimos prolongar muito! Também adoro muito cidades históricas e tenho certeza que Bento Gonçalves tem bastante história né!? Adorei o post está bem completo e informativo!
Muito boa lista! Eu fui apenas uma vez para Bento e já faaaz tempo… rs… preciso muito voltar agora com minha pequena.
Ela vai adorar Edson! Principalmente a Casa das Ovelhas!
Ahh, Bento Gonçalves é charmosinha demais! Fui há alguns anos e adorei relembrar vendo suas fotos! Deu até vontade de voltar! Sensação boa! AMEI!
Obrigada Rayane! Bento é mesmo um charme!
Nunca tinha ouvido falar deste local, mas parece-me muito interessante e didático, ideal para levar as crianças. Vou guardar este post. Obrigado.
Que delícia de post. Me senti fazendo um passeio pela região e muito bacana conhecer um pouco mais dessa cidade. Infelizmente ainda não conheço, aliás, nao conehço praticamente anda do sul do Brasil (vergonha) mas pretendo corrigir isso em breve,rs!
Abraços
Oi Monique! O sul é lindo, vai mesmo! Bjs
Estou a ficar covencido 🙂 Gosto de lugares com atividades interessantes para oferecer.
um lugar cheio de história, com certeza são vários motivos pra se conhecer a região e é claro a cidade, ainda quero visitar o Sul do Brasil e com certeza Bento Gonçalves está na lista!
Que demais! Tenho muita vontade de explorar esta região, mas ainda não deu certo! Já fomos a Gramado/Canela por 2 ocasiões mas não conseguimos prolongar muito! Também adoro muito cidades históricas e tenho certeza que Bento Gonçalves tem bastante história né!? Adorei o post está bem completo e informativo!
Obrigada Itamar! Vocês vão gostar muito de Bento!
Muito legal o passeio. Curti….ah, e adorei as abelhinhas…rs Bjs.
Obrigada Andrea! Minhas abelhinhas são mesmo fofas kkkkk
O Brasil nunca precisa de muitos motivos para nos convencer a viagem! Mas obrigado por lembrar muitos deles 🙂 Lindo país, muitas saudades!
É verdade Patrícia! Também tenho saudades de viajar pelo Brasil!