Passo-a-passo para emissão de tarjeta de residência para familiar de comunitário da União Européia

Continuando a série de posts sobre os procedimentos para se conseguir o permiso de residência para morar na Espanha, hoje vou tentar explicar como fazer para conseguir a Tarjeta de Residência de familiar de comunitário da União Européia. Para quem está chegando agora ao blog, tenho cidadania italiana e vim de mala e cuia para Madrid, com marido (brasileiro) e três filhas (italianas). Então é sempre bom lembrar que, apesar de que muitas das informações que vou colocar aqui no post eu tirei do site da extranjería (endereço abaixo ⬇) e do que me foi explicado pelos órgãos do governo, eu vou relatar a MINHA experiência.

familiar de comunitário

Se você está chegando agora, recomendo ler o post sobre como fiz o meu permiso de residência como cidadã da UE.

Bem, uma vez que o cidadão comunitário tenha em mãos o seu NIE (Número de Identidade de Estrangeiro), pode dar início à solicitação de residência dos demais membros da família – o cônjuge e filhos. Para isso, antes de mais nada, deve-se acessar a página de agendamento para verificar as datas disponíveis. Em média, a agenda disponibiliza datas 3 meses pra frente. No nosso caso, tentei agendar em maio mas o calendário não estava aberto. Só abriu em junho para atendimento em setembro. Quanto às datas, não há o que fazer. É torcer para que tenha uma vaguinha o quanto antes.

Eu agendei atendimento apenas para meu marido, já que as meninas tem cidadania italiana e é bem melhor elas terem o NIE de comunitário do que o NIE de familiar de comunitário.

Enquanto esperamos chegar o grande dia de ir à extranjería, vamos juntando toda a documentação necessária. A ver:

  • Solicitação impressa (EX-19) em duas vias, preenchidas e assinadas pelo solicitante. O impresso está disponível no site www.seat.mpr.gob.es/portal/servicios/extranjeria.html
  • Passaporte válido do familiar. Caso esteja vencido, deverá ser apresentado o pedido de renovação.
  • Documento que comprove o vínculo familiar com o cidadão da UE ou Espaço Comum Europeu. Este documento deve ser válido na Espanha, ou seja, registrado no país de origem do cidadão comunitário ou traduzido e legalizado na Espanha.
  • DNI ou NIE do cidadão
  • Empadronamento familiar
  • Comprovante dos meios econômicos – contrato de trabalho do cidadão ou declaração de autônomo ou qualquer documento que comprove os meios de subsistência no país.
  • Seguro de saúde contratado na Espanha ou em outro país mas que dê cobertura na Espanha.

Tudo original e cópia 😉 Eles escaneiam tudo, te devolvem todas as cópias, mas mesmo assim tem que levar. Fazer o que? Coisas da vida …e da burocracia 🙁

Considerações sobre os procedimentos e documentos para solicitação de tarjeta de residência para familiar de comunitário da UE:

O documento que comprova o vínculo – no nosso caso foi a certidão de casamento – deve ser válido aqui na Espanha. Quando fiz o reconhecimento da minha cidadania recebi todas as certidões (meu nascimento, casamento, nascimento das meninas) já em vários idiomas e padrão para a União Européia (Convenção de Viena). Isso facilitou muito. Caso o documento que você irá apresentar não esteja em espanhol, ele deverá ser traduzido e legalizado pelo consulado da Espanha.

Quanto ao seguro de saúde, é importante que seja COMPLETO e com o menor prazo de carência possível. Caso contrário o pedido poderá ser negado. Eles alegam que o solicitante deve estar segurado ao mesmo nível do seguro público de saúde. Aí já viu, qualquer coisa é motivo para complicar a sua vida.

O prazo para solicitação é de três meses a partir da data de entrada na Espanha. Qualquer pessoa pode ficar no país pelo período máximo de 90 dias, como turista. A partir disso considera-se que está ilegal e portanto poderá ser deportada caso seja parada pela polícia. Quando você inicia o pedido de permiso não há problema, pois os prazos já não dependem de você.

Quem tem direito a pedir o permiso de residência como familiar de comunitário?
  • cônjuge (por casamento ou união estável)
  • filhos diretos
  • enteados
  • ascendentes do cidadão ou de seu cônjuge
  • qualquer membro da família que conviva e dependa financeiramente do cidadão da UE no país de origem nos últimos 24 meses comprovadamente
  • qualquer membro da família  que por motivos graves de saúde necessite dos cuidados do cidadão comunitário

✔ Se entenderá que são dependentes do cidadão comunitário aqueles familiares cujo sustento econômico esteja a cargo do mesmo e dependam dele para suprir suas necessidades básicas. Esta dependência deve se dar no país de origem.

Como podem ver é um procedimento bastante complexo, sujeito a análise e interpretação do órgão competente. Quanto mais documentos se puder juntar para comprovar o vínculo, a situação econômica, melhor.

E é aquela coisa, gente: cada caso é um caso. Um casal sem filhos, um casal com filhos, um casal com sogro, um filho com os pais…

A Comunidade de Madrid oferece gratuitamente atendimento jurídico para quem precisa solicitar a tarjeta de  residência de familiar de comunitário. Basta procurar uma oficina para imigrantes e agendar um horário. Lá eles te explicarão tudinho, de acordo com seu caso!

Atenção!!! Este é o procedimento para solicitar o permiso de residência para familiar de cidadão da União Européia. Caso você não seja comunitário e tenha um visto de estudo ou trabalho e queira trazer cônjuge e filhos para morar com você, terá que solicitar o REAGRUPAMENTO FAMILIAR, um procedimento diferente. A Larissa, do blog Esto es Madrid, Madrid tem um post explicando como funciona. Dá uma olhada lá clicando aqui!

É isso aí, gente! Espero que tenha ajudado e não complicado hehehehe. Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo e não esqueça de assinar a Newsletter e nos acompanhar nas redes sociais, para ficar por dentro de tudo, ok?

Besitos de MEL 😉

 

89 Respostas para “Passo-a-passo para emissão de tarjeta de residência para familiar de comunitário da União Européia”

  1. Olá, muito obrigada pelo seu relato! Está me ajudando bastante. Meu caso é muito similar, meu marido tem cidadania italiana e está abrindo uma empresa na Espanha. Então, dentro de poucos meses vamos acabar nos mudando para a região de múrcia. Gostaria de saber sobre a certidão de casamento. Eu tenho ela em italiano, pois já dei entrada na minha cidadania italiana por matrimonio (mais ainda nao saiu). Para solicitar o arraigo eu posso utilizar essa certidão ou de qlqr jeito tenho que traduzi-la e valida-la no consulado? Quando vc diz que o documento deve ser “traduzido e legalizado pelo Consulado da Espanha”, significa que eu tenho que fazer isso aqui no Brasil mesmo? Devo traduzi-lo para espanhol e levar no consulado de são paulo? Obrigada!!!!

    1. Oi Natália, não sei se é seu caso, mas minhas certidoes já estavam no formato do Tratado de Haia, com traduçao em vários idiomas. Neste caso, nao precisa traduzir nem apostilar.

  2. Salve.
    Minha mãe é casada com italiano e residente na Itália ha 10 anos e tem cidadania por matrimônio, minha pergunta é, tenho 35 anos e gostaria de saber se tenho direito a visto por reunião familiar?
    Cordialmente,
    Kleber Simião

    1. Oi Kleber,
      Até onde sei, não.
      Abraços

  3. HELIO RENATO FREDDI says: Responder

    Boa Tarde, serei breve e direto:
    Um amigo(brasileiro) que já passou os 3 meses de turista na Espanha, porém já é empadronado e já fez parecho com uma italiana.Ele pode pedir o NIE?

    obrigado.

    1. Oi Helio,

      O que seria parecho?

  4. Olá Mel, minha situação familiar é exatamente igual a sua, minha esposa é italiana e eu sou familiar. Eu tenho uma duvida….eu posso solicitar as citas para o nie da minha esposa e minha tarjeta já do Brasil?

    1. Oi Eri,

      Não sei te dizer com certeza, mas acho que não poruqe vocês devem estar empadronados.

      Abraços

  5. Olá, Muito boas as informações.

    Tenho umas dúvidas

    Eu vou morar em Madrid em julho deste ano para uma temporada de 1 ano com meu companheiro. Ele tem cidadania portuguesa e temos união estável a mais de 1 ano também. Me diga uma coisa: Sempre fico na dúvida de quais documentos levo para da entrada na minha Tarjeta. Como você mesmo falou, cada caso é um caso. Li os documentos que você postou mas poderia me instruir quais documentos devo levar?
    Outra coisa, todo procedimento em faço em Madrid, certo? Todos esses documentos tem que estar com tradução juramentada e apostilamento de Haya?
    Outra dúvida, tenho que comprar passagens de ida e volta até por que entro como turista ou posso ir somente com passagem de ida? Existe algum documento ou declaração que eu apresente na imigração caso peçam?

    Obrigado desde já

    1. Oi Duany

      Para saber exatamente a documentação, sugiro acessar a página da extrangeria, onde eles disponibilizam uma lista de documentos para cada caso. Tem link no post. Todos os procedimentos são feitos na cidade onde vcs estarão empadronados. E os documentos devem seguir a apostila de Haya.
      Abraços!

  6. Boa tarde, gostaria de saber se eu estando ilegal na Espanha já sendo casado com a minha esposa que está na Itália terminando a sua cidadania , quando ela voltar já com a cidadania reconhecida e com seu nie , eu posso pedir por algum meio minha permanecia no país, passando de ilegal para legal no território!
    Obrigado!!!

    1. Oi Raphael, você deve pedir seu permiso como familiar de comunitário. Abs

  7. Oi Mel! Adorei o seu post! Estou de mudança de Lisboa para Madri e estou louca atrás de informações na internet!.. rsrs Gostaria apenas de tirar uma dúvida com você, meu marido já está empregado em Madri e li que o seguridade dele lá seria suficiente para suprir a demanda do meu seguro saúde… isso procede? Você teria alguma informação a respeito?
    Agradeço antecipadamente a sua atenção!

    1. Oi Patricia!
      Não sei exatamente como funciona o processo para quem vem com visto de trabalho, mas imagino que para poder usufruir do direito à seguridade, você terá que fazer antes seu permiso de residência.
      Abraços

  8. olá boa tarde
    minha tia vive e é casada na Itália já tem mais de 10 anos
    teria algum meio que ela poderia obter para eu ficar lá por 6 ou 1 ano com ela legalmente?
    tenho 32 anos

    1. Oi Rui,

      Até onde eu sei não, mas como não moro na Itália o ideal seria sua tia ir ao serviço de informações para estrangeiros e tirar estas dúvidas.
      Abraços

  9. Olá Juliane!
    Minhas dúvidas São:
    Para comprovar financeiramente que tenho 5000€ eu que tenho cidadania consigo abrir uma conta bancária.
    Meu marido que vai fazer um permesso pelo nosso casamento, para comprovar que tem 5000€, vai conseguir abrir conta bancária?
    Li nos comentários que o permesso do seu marido demorou 1 ano. Neste um ano ele não conseguiu trabalho?
    E você, como foi a experiência com seu primeiro trabalho na Espanha? Foi rápido?
    Obrigada desde já!

  10. Ola Juliane, tdo bem? você
    poderia por favor dizer qual é o link onde devo fazer o agendamento para emissão da tarjeta de residencia para familiar de comunitário?
    obrigada

    1. Oi Barbara! Coloquei o endereço no post, dá uma olhadinha lá 😉
      Bjs

  11. Nossa, obrigada! Vou para a europa agora mas nao gostaria de morar na itália e estava com muitas dúvidas sobre como legalizar meu marido… mas nenhum blog de cidadania italiana fala sobre isso, affe… Pelo visto, cada país deve ter sua própria política, mas é ótimo saber.

    Minha dúvida é, nesse meio tempo da legalização dele, vcs demoraram para conseguir vaga no agendamento, como ele fica? Somente passaporte brasileiro? Ou tem algum tipo de carta temporária para não dar nenhum tipo de problema?

    bjos!

    1. Oi Marília!

      Está demorando bastante para conseguir agendamento, viu? Mas você pode ir ao consulado da Espanha aí no Brasil e pedir um visto para familiar de comunitário, para que ele possa ficar legalmente depois dos 3 meses, enquanto aguarda o permiso.

      Beijos e boa sorte!!

  12. Boa noite !
    Meu esposo é escocês , moramos no Brasil e queremos mudar pra Espanha próximo ano. Meu filhos já possuem passaporte britânico somos casados apenas no Brasil.
    Posso dar entrada no reagrupamento familiar aí na Espanha com o visto de turista ou tenho que dar início aqui no Brasil antes de viajar ?
    Ele trabalha embarcado e passa menos de 6 meses no país .
    Se eu conseguir o visto ele precisa pagar imposto na Espanha ?

    Abraço ,RAQUEL

    1. Oi Raquel, não sei se entendi. Vocês moram no Brasil ainda? Para que seu esposo peça o permisso para vocês, todos já tem que estar morando aqui. Ou todos tenham cidadania.De que imposto você fala? Se vocês moram aqui, pagam os impostos daqui.

      Abraços

    2. Alequisandra Silva Lima says: Responder

      Ola Raquel ! Que maravilha de blog , etou com um problema grande ,sou casada com um italiano e me mudei pra Espanha ,ele ja esta totalmente legal aqui , eu dei entrada no meu NIE e estou esperando resposta .preciso ir no Brasil renova minha habilitacao , voce sabe me informa se vou ter problemas em retorna pra Espanha ? tenho toda minha documentacao italiana em dias permisso de soggorno ilimitado …

      1. Alequisandra Silva Lima says: Responder

        Me perdoa Juliana ,me referir a voce como Raquel , mais nao estou mentalmente com a cabeca no luga ,passei por poucas e boas na Italia e depois de tudo certo meu lindo e abencoado marido resolveu muda pra Espanha …mil desculpas

        1. Oi Alequisandra,

          Se você tem o passaporte italiano tem livre trânsito. Mas o melhor é pegar esta informação na estrangeria. Eu acredito que não vá ter problema algum, você vai sair e entrar com seu passaporte italiano.
          Abraços

    3. Olá! Boa tarde alguem ja passou pela experiencia de agrupamento familiar, eu ja tenho a autorizacao e a certidao de nascimento traducido do pai
      Que documentos precisa e se meu marido tem que ir juntos a extranjería. Meu marido é español. Obrigada

  13. Ju, boa noite!
    Tudo bem?
    Estou procurando aqui no blog e não encontrei a parte que fala depois de ter ido à extranjería, pois eu recebi meu numero NIE, de familiar de ciudadado da EU, ja paguei a taxa e estou à espera da aprovação que aparece no site que está em trâmite.
    Até aí blz… mas e depois?
    Queria saber se eu tenho que agendar a cita e ir na policia sem cita e apresentar depois de aprovado com a foto e o que mais?

    Aiiii vc poderia por gentileza me dizer ?

    Muito obrigadaaaa

    1. Oi Renata,

      Quando sair o resultado favorável você terá que pedir cita para a tomada de huellas (digitais). Eles irão te orientar direitinho o que fazer quando sair o resultado. Boa sorte!

  14. Olá Juliane, estou muito contente por ter encontrado o seu blog. Estamos, eu e o meu cônjuge, nos transferindo para a Espanha, para aí vivermos a nossa aposentadoria. Antes indecisos entre Itália e Espanha, tenho que admitir que os seus posts tiveram bastante influencia em nossa decisão final.
    Ao inteirar-me do processo pelo qual solicitou a tarjeta de residente para o seu esposo, restou-me uma dúvida, que lhe peço elucidar. Respondendo a um leitor, você observou que houve uma resposta denegatória do pedido inicial, em razão do período de carência ainda a ser cumprido no seguro privado de saúde. Sublinhou também que, por este motivo, o processo para a obtenção da autorização requereu aproximadamente um ano. A minha pergunta é: passados os 90 dias iniciais a partir da chegada em solo espanhol, no período restante até a obtenção da tarjeta do seu esposo, ele estava tecnicamente irregular no país? Ou o órgão espanhol expede, nessas situações, algum documento explicando a situação? Obrigado Juliane.

    1. Oi Péricles! Fico feliz em saber que estou ajudando vpcês em uma decisao t
      ao importante!
      Respondendo a sua pergunta, meu marido não ficou ilegal porque imediatamente após o primeiro pedido ser negado, solicitei novo agendamento, o que lhe garantia o direito de permanecer aqui comigo enquanto aguardava a nova resolução. Não lhe foi entregue nenhum papel, apenas ele andava com o impresso que comprovava que estava aguardando os prazos da extranjeria. Obviamente que neste período ele não tinha permissão para trabalhar.
      Boa sorte em tudo!!
      Abraços!!

  15. Olá, tenho uma dúvida eu tenho duplacidadania italiana e pretendo ir morar na Espanha com minha irmã, gostaria de levar minha mãe só que ela não tem cidadania italiana, é separada do meu pai(que é comunitário), é professora não aposentada( e menos de 60 anos). Pelas minhas pesquisa ela não se enquadra em agrupamento familiar e mesmo se fosse não poderia trabalhar. Que procedimento você me recomenda para que ela possa ir trabalhar e ficar legalmente.

    1. Oi Gabriela!

      Se você tem dupla cidadania, sua mãe pode vir morar com você. O permisso de residência para familiares de comunitários se estende aos ascendentes, pai, mãe e sogros. Você não irá pedir reagrupamento familiar, irá fazer os trâmites de residência de familiar de comunitário.

      Boa sorte!!

  16. Oi, Juliane! Obrigada pelas informações! Seu blog foi o que mais me esclareceu… alguns me confundiram mais ainda.
    Voce saberia dizer se é possível marcar a cita para solicitar o NIE (tanto do cidadao comunitario como do conjuge) ainda antes de chegar à Espanha? Meu marido é cidadão da UE e me preocupa um pouco o prazo para emitir o NIE e em seguida a tarjeta de familiar, pois já tenho uma oportunidade de trabalho para quando chegar. Se puder ja deixar a cita agendada, a ideia é ja chegarmos e nos primeiros dias fazermos o empadronamiento, abrirmos a conta em um banco, tirarmos o NIE dele, para poder dar a entrada no meu e com isso minimizar a espera para que eu não perca essa oportunidade. Se todo o processo nao demorar mais que 3 meses, na Espanha, consigo manter essa oportunidade em aberto. É possível isso fazer o agendamento daqui? Devemos ir à Barcelona dentro de 6 meses.

    1. Oi Amanda,
      Fico tão realizada em saber que o blog está te ajudando!!
      Olha, o empadronamento é a base de tudo. Eu acredito que eles devem conferir a data do seu empadronamento com o agendamento. Mas isso eu não posso te afirmar com certeza. Vou tentar pegar esta informação e te digo.

      Bjs

      1. Juliane, tudo bem?
        Descobri que o agendamento pode sim ser feito daqui. Só é importante entrar no site da extrangería no dia certo… no meu caso, como conjuge de cidadao comunitario, é toda quarta feira às 09:30 (hora da Espanha). Esse é o horario que eles publicam as citas e, pelo menos pra Barcelona, aparece pra daqui 3 meses. Vou arriscar dessa forma e quando estiver la, conto se deu certo! 🙂 Obrigada!!
        Bjs

  17. Oi Juliane!Muito obrigada pelo teu post.Muito esclarecedor.Sou gaúcha e estou na mesma situação que vc,marido brasileiro e filho italiano,com nascimento e casamento registrados na Itália. Estamos encaminhando o pedido para obter a residência e estou quebrando a cabeça…Peço junta daminha do meu filho e marido?Para meu filho italiano uso a solicitação de certificado de registro (formulário EX18) ou Ex19 ou este é só pro meu marido brasileiro?O NIE do marido provisorio é feito na mesma hora que solicito a minha residência ou deve ser feito depois?A recolha das digitais deve ser agendada depois da resposta do processo do marido em até três meses?Muitas perguntas…Socorro.Acho tudo muito incerto.Fiz o plano de saúde e não contava com esta de carência…. Agradeço desde já tua ajuda

    1. Oi Penelope,

      Se você tem como comprovar a renda para sustentar todos pode pedir tudo junto, senão tem que pedir primeiro a sua, depois do seu marido e depois do filho. As digitais são tiradas somente quando o resultado é favorável.

      Sorte!!

  18. Depois que apresenta os documentos eles te dão o NIE na hora? Senão demora qunto tempo?

    1. OI Samantha!
      O NIE de comunitário sai na hora. O de familiar demora um mês aproximadamente.

      Abraços!

  19. Olá, Juliane. Post esclarecedor.
    Só escrevendo aqui para pontuar e ajudar quem busca informações, porque tive que correr atrás e deu MUITO trabalho.
    Tenho cidadania portuguesa e meu marido não…tirar meu NIE foi bem tranquilo, mal olharam os documentos, mas hoje foi a cita do meu marido e foi complicadíssimo: levamos todos os documentos certinhos, tudo perfeito e aí a mulher resolveu que ia negar, pois segundo ela nosso seguro não é válido por conta de algumas carências de 8 meses. Nosso seguro saúde é o ADESLAS PLENA PLUS, o mais completo…inclusive, quando tirei meu NIE, a mulher da oficina disse que esse era o indicado pelo governo espanhol. Ou seja, eles encontram pêlo em ovo. Ainda nem resolvemos o que vamos fazer, porque aparentemente todos os seguros têm alguma carência 🙁

    Ah, lembrando que todos os documentos devem ter menos de 3 meses e que a certidão de casamento deve ser a certidão europeia com tradução jurada para o espanhol.

    abraços

    1. Oi Mariana! Obrigada pelo seu relato. O que aconteceu com seu marido foi exatamente o que aconteceu com o meu. Mas no fim dá tudo certo!

      Beijos!

  20. Ótimo post. Adorei a página. Gostaria de uma dica sua se possivel. Estamos cogitando uma mudança radical por mais segurança. Como ja morei uns meses em Madrid no ano de 2004, sua cidade atual se tornou um sonho meu novamente. Minha esposa tem um passaporte italiano vencido aqui em casa (SP). Ela Italiana, eu e minha filha de 3 anos, brasileiros. Temos união estavel. Com um novo passaporte dela válido aqui no Brasil, o que vc faria primeiro para agilizar o processo? é indicado que minha filha ja va como italiana tb? obrigado e parabens

    1. Oi Rodrigo!
      Se elas já tem a cidadania vá ao consulado para emitir o novo passaporte e manda bala! Sua filha entra como italiana e você como familiar de cidadão comunitário. Traga a certidão de união estável traduzida e apostilada, ok?
      Boa sorte!!

  21. Juliane! Parabéns e obrigada por todos os esclarecimentos publicados!

    Ainda que seus posts tenham ajudado muito, gostaria de esclarecer melhor algumas dúvidas… veja se pode me ajudar, por favor!
    Meu namorado está na Itália fazendo o processo para aquisição de Cidadania Italiana dele. O plano é eu ir para a Itália como turista e, assim que sair a cidadania dele, nos casamos para que eu tenha o visto de esposa, e então vamos morar na Espanha, por meio da solicitação de residencia lá (aí).
    Estamos na dúvida agora se: (A) seria melhor casarmos na Italia e depois irmos para a Espanha casados, tendo apenas que fazer a solicitação de residencia na Espanha. Ou (B) se já casamos e pedimos a permissão de residencia diretamente na Espanha….
    Sendo a cidadania dele italiana, vc acredita que seja melhor (e mais fácil) casarmos na Italia, ou isso não faz muita diferença? No caso, nós temos União Estável no Brasil, mas a Itália não reconhece este documento legal. Li alguns posts que alegam que na Espanha é possível obter o “cartão de residente de familiar de cidadão da União Europeia” apresentando o documento de Uniao Estável (dentre outros)… Vc saberia me dizer se este documento pode ser o brasileiro (traduzido e apostilado), ou necessariamente deve ser um documento originado na União Européia, assim como exigido pela Itália?

    Ficaria muito grata se puder me ajudar a esclarecer estas dúvidas!

    Obrigada!

    1. Oi Ariane!
      A certidão de união estável não é aceita para fins de cidadania italiana, mas vc pode apresentá-la aqui na Espanha (traduzida e apostilada) para conseguir o permiso de residência como familiar de cidadão. Quanto a casar, acho que é melhor na Itália, já que seu noivo será italiano e esse é o país dele. Aqui na Espanha ele será estrangeiro, com algumas facilidades por pertencer a UE, mas estrangeiro.
      Beijos e boa sorte!

      1. Super obrigada pelas dicas!
        Vamos seguir desta forma… acredito que realmente é o melhor a ser feito!

        Beijos!

  22. Oi Juliane tudo bem,qto tempo demorou pra sair o permisso do seu marido?

    1. Oi Talita!

      Um ano entre chegar e conseguir data para levar os documentos até eles aceitarem a carência do plano de saúde. Mas cada caso é um caso.

  23. Oi Juliane,

    Muito bacana esse blog, terei que fazer o mesmo tramite e estava de cabelo em pé, vendo isso tudo muitas coisas ficaram mais claras!
    Queria só saber se poderia me ajudar com uma dúvida: Eu (cidadã italiana e brasileira) e meu namorado nos casamos aqui em Madrid, no Consulado do Brasil em Madrid, justamente para que ele possa viver aqui como um cidadão europeu. Minha dúvida é com relação a como apresentar a certidão de casamento na extranjeria.

    Sabe se devemos traduzir a certidão original para o espanhol e apostilar as duas certidões de casamento (em português e em espanhol) ou se basta apenas traduzir a certidão brasileira com um tradutor juramentado aqui na Espanha, e por isso não existe necessidade de apostilamento no Brasil?

    Minha preocupação é que documentos brasileiros podem ser apenas apostilados no Brasil; mas li em alguns sites que se o documento brasileiro for traduzido por um tradutor juramentado na Espanha, não existe a necessidade de apostilamento.

    Muito obrigada, continue postando muitas coisas!!

    1. Oi Stephany!

      Vou te indicar um escritório que vai saber te informar exatamente como é o procedimento neste caso, bem melhor do que eu, uma vez que já cheguei com todos os meus documentos pelo Acordo de Viena. Soletrum Documentos, telefone 911230735.

      Abraços!

  24. Oi Juliane! Tudo bem?
    Gostaria de saber se a tarjeta de residência para comunitário da direito a pessoa trabalhar no país, ou somente residir?

    Obrigada!

    1. Juliane, desculpe, só depois eu vi que a minha pergunta já havia sido respondida aqui nos comentários.

      Na verdade tenho outras perguntas, de repente você pode me ajudar!
      Fiz uma união estável registrada no cartório com meu namorado em junho. Ele é cidadão europeu e foi contratado por uma empresa em Barcelona. Está morando lá a um mês. Vou fazer uma pós graduação, e já tenho um visto de estudante, vou encontrar com ele em outubro e vamos passar a viver juntos.
      A questão é que eu gostaria de quando chegar lá, entrar com um pedido de tarjeta para cidadão de comunitário, para poder teabalhar e ajuda-lo com as despesas. Você acha que pode ser um problema, o fato deu ter entrado com visto de estudante e pedir a tarjeta?
      Outra coisa, nosso documento de união estável precisa ter tradução juramentada e ser apostilado? Porque eu li no site do consulado que a tradução juramentada já legaliza o documento, sem a necessidade e apostilamento. Mas no site da extrangeria essa informação está meio confusa. Diz que precisa estar traduzido e legalizado. Melhor eu fazer essa segunda opção mesmo né? É possível apostilar documentos brasileiros aí da Espanha?

      Muito obrigada 🙂

      1. Oi Maya! Eu imagino que o fato de vc pedir o NIE de familiar de cidadão comunitário tendo entrado com um visto de estudante não será problema, o que não estou certa é a questão da união estável, que não é reconhecida aqui. Teria que confirmar com a extranjeria. Quanto aos documentos, é preciso traduzir e apostilar. Se precisar de indicação e ajuda com os documentos, me avise por email.
        Beijos

        1. Maya, me desculpe!! Eu troquei a informação!! A união estável é aceita para o permisso de residência. Eu confundi com o pedido de reconhecimento de cidadania, onde só é aceito o casamento. Desculpaaaa!!!

  25. Boa noite,
    Estou com a minha familia aqui na Espanha. Eu sou espanhol e tenho todos os documentos (Empadronamento,DNI, etc.), já fizemos a solicitação da tarjeta da minha esposa, e ela recebeu uma papel com o número do NIE provisório. A minha pergunta é a seguinte: Com esse papel, e esse número do NIE, minha esposa já pode trabalhar aqui na Espanha, ou é necessário esperar a tarjeta de residente familiar?
    Obrigado.

    1. Oi Bruno! É preciso esperar a resposta favorável da extranjería. Dá uma olhada na página web que eles informam nesta folha que entregaram a ela como está a situação do processo, nós não recebemos aviso nenhum quando a resposta foi positiva. Quando foi negada, a primeira vez, recebemos um aviso pelos correios, então fica de olho! Mas este número de NIE é provisório, não significa que o pedido já foi aprovado. Enquanto isso ela não pode trabalhar.
      Abraços e boa sorte!

      1. Muito Obrigado 🙂

      2. Juliane, perdão a intromissão. Mas…você poderia dizer o motivo de ter a tarjeta negada a primeira vez? Aliás… o governo disse ao menos qual foi o motivo? =X

        1. Foi a carência do seguro 🙁

  26. Oi geente. Tudo bem? Sou cidadão europeu e estou indo com minha esposa para Espanha. A lista de documentos que eu estava vendo que precisava era essa aqui. http://extranjeros.empleo.gob.es/es/InformacionInteres/InformacionProcedimientos/CiudadanosComunitarios/hoja103/ (está quase no final da página)

    Vou lá para trabalhar numa empresa, com contrato de trabalho, ou seja, meu seguro saúde comunitário cobre minha esposa também né? Tipo..assim não necessito contratar para ela. correto? Muchas gracias! kkk

    1. Oi Luca! Se vc vem como cidadão europeu e sua esposa não, ela tem que ter o seguro privado. Mas como vc está vindo pela empresa, tem que ver o que eles vão oferecer de benefícios pra vcs.

      Abraços

      1. Ah perfeito então..Pois só pra atualizar. Já estamos de passagem comprada para ir na cara e na coragem. Estou levando como documento de casamento a nossa certidão de casamento no brasil em inteiro teor apostilada e também minha certidão de casamento italiana (meu casamento foi transcrito). Vou traduzir aí na espanha. Você acha que eu preciso das duas certidões traduzidas (brasileira e italiana) ou só uma delas? Queria economizar uns trocadinhos hehe. Ah..já to de passagem comprada. Inicialmente, para eu ter logo o endereço residencial, vamos ficar na casa do meu irmão. Como eu havia mencionado, minha esposa ainda vai como brasileira ou seja, exigencias de turista. E só agora vim saber que a carta convite tem que ser emitida pela policia. E meu irmao ainda teria que me enviar por correio..demora..burocracia…Decidi então fazer reserva de hotel no booking para caso peçam na imigração. Você sabe dizer se eu acompanhando-a na fila da imigração tem alguma diferença? Ou mesma coisa que nada? Muitissimo obrigado pela resposta Juliane. PS: me parecia o contato da sua companha advogada de madrid? VOu perguntar quanto ela faz para tirar duvidas mais especificas. Obrigado!!

        1. Oi Luca! Eu não tenho advogada aqui não, se você precisar o ayuntamiento tem atendimento gratuito para imigrantes. Quanto a carta convite, não precisa. Sua esposa vem contigo, tu és cidadão italiano, eles não vão complicar. Apresenta teu passaporte e pronto, entrem juntos. Traduz só uma certidão. Desculpe a demora na resposta, teu comentário não aparecia na fila e não vi 🙁
          Façam uma boa viagem e quando chegarem vamos marcar um café!

          Abraços!

          1. Luca De Santis says:

            Sério que tem atendimento gratuito? rsrsrs Que notícia óótima. Aliás que notícias ótimas tudo o que me respondestes. Pois é…um monte de gente já falou: “relaxa que vocÊ é cidadão comunitário e eles não vão implicar com sua esposa.” Mas é que sou ansioso com essas coisas kkkk Já até deixei avisado meu comune na itália que estou indo pra espanha que se eu precisar de algum documento a mais eles mandam pra lá.

            Fica tranquila Juliane quanto ao tempo. O importante é que tá tudo explicadinho e com respostas positivas hehe. E eu também não estou recebendo notificações quando recebo respostas. Deve ser algum bug.
            Vou só me acomodar no novo lar e a gente marca esse café hehe mas o que quero mesmo saber é das gordices espanholas hahaha. Abraços.E muito obrigado!!!

  27. Ola, muito esclarecedor seu post, mas gostaria de saber quanto custa em média o seguro saude que vc comentou que é obrigatório?

    1. Oi Taissa, obrigada!!
      O seguro depende da seguradora, idade e número de segurados. Você pode fazer um orçamento on-line procurandono Google “seguros de salud espana”. Existem algumas calculadoras que te dão o valor de acordo com o que você busca.
      Beijos

  28. Fabiana Braga Infanti Valente says: Responder

    Bom dia Juliane!
    Já te fiz algumas perguntinha com relação as escolas.
    Desculpe estar sendo chata. Estou torcendo para que tudo de certo e eu e minha familia possamos ir viver na Espanha. Tenho uma filha de 14 anos que nasceu em Madrid, estamos querendo tentar conseguir um permisso de residência e trabalho através dela e um permisso de residência para minha filha mais nova. Você tem algum conhecimento sobre esta forma de arraigo, alguma informação que acha que possa me ajudar? Será que consigo? Agradeço se puder me passar alguma informação. Abraços, Fabiana

    1. Oi Fabi!
      Acho que foi pra você que respondi o email, certo?
      Como te disse, não tenho conhecimento do processo para familiares de espanhóis, não quero correr o risco de passar uma informação equivocada. Mas se sua filha nasceu aqui e tem a cidadania, vocês conseguem sim. Só verificar certinho as exigências e meter ficha!

      Boa sorte e conte com o que precisar!

      Beijos

  29. Olá Juliana, tudo bem? Meu nome é Laura e achei muito esclarecedor seus posts, mas ainda estou com algumas dúvidas:
    1: Quanto aos custos de 5.000 euros que um italiano precisa para retirar o seu Nie, eu como esposa (Brasileira) do cidadão italiano também tenho que ter 5.000 euros para pedir o meu permisso de residência? Seria 5.000 para cada?
    2: você tirou seu passaporte Italiano na Itália? e lá eles te deram a sua certidão de casamento já nos modelos da UE?
    Obrigada desde já.
    Abraços

    1. Oi Laura! Sim, são 5000 euros anuais para cada solicitante. Se você chegar aqui e conseguir um emprego que some esta renda para os dois, por ano, já é possível solicitar o NIE.
      Fiz meu processo todo na Itália e recebi todos os documentos no formato estabelecido pela Convenção de Viena, em vários idiomas, então não precisei traduzir nem legalizar. Se precisarem de ajuda para a cidadania me contate por email.

      Abraços

  30. Olá Juliane.
    Muito bom teus post, ajudaram muito somente estou em dúvida.
    Minha namorada (já vivemos juntos a quase 4 anos, porém ainda sem um documento de casamento), ela conseguiu agendar o passaporte italiano dela para fazer em julho, posteriormente queremos ir morar em Barcelona, só estamos na dúvida se seria melhor estarmos casados antes dela fazer o passaporte novo?

    1. Oi Rafael! Você se refere ao passaporte mesmo ou a cidadania italiana? Se for cidadania, melhor estar casado pra você entrar com seu processo de cidadania no futuro. Se ela vai fazer só o passaporte, é indiferente. Vocês terão que apresentar um comprovante da união, atualizado, traduzido e apostilado. Abs

      1. Seria somente o passaporte, pois a cidadania ela já conseguiu.
        Ficamos na dúvida pois ela precisa levar junto para fazer o passaporte a certidão de casamento, então ficamos na dúvida o que seria melhor.
        Já possuímos união estável, mas acho que isso não deve ter validade ai né?
        O que seria um documento apostilado?

        1. Oi Rafael, a união tem que ser válida no espaço comum europeu. Como cada caso é um caso, sempre melhor ir com os documentos que vocês tem na oficina de extranjería. No ano passado o Brasil assinou o Acordo de Haia, o que significa que os documentos não precisam mais ser legalizados pelos consulados e Ministério das Relações Exteriores, basta que sejam apostilados nos cartórios brasileiros, depois de traduzidos (tradução juramentada).
          Abraços!

  31. Hola,Juliane estava lendo teu puste e os comentarios,entao eu me casei em março com cidadao Español ja tenho 3 años em España ja pedimos cita temos para Julio desse ano mas eles nao me pediram seguro de saude nao me pediram todos esses que vc comentou mas seguro de saude nao queria que vc me orientasse obrigada!!

    1. Oi Herica, como mencionei no post, meu caso é de uma cidadã italiana. Como você casou com um espanhol, talvez as exigências sejam outras. Você deve seguir as orientações que recebeu na extranjeria.
      Abraços!

  32. oi juliane tudo bem? Estou com uma duvida nao sei se vc pode esclarecer… no caso quero morar na espanha e meu companheiro vai pegar a cidadania italiana seria melhor a gente fazer o processo de cidadania italiana ja na espanha ou na italia? na italia deve ser mais rapido né?

    1. Oi Flavia!
      Sempre melhor fazer na Itália. É bem mais rápido, em torno de 3 meses.
      Abraços

  33. Juliane,
    Estamos acompanhando sempre seus posts e estamos gostamos muito. Estamos pretendendo ir para Madrid e somos casal + filho pequeno.
    Sou duplo cidadão ( Brasil / italia). Para o processo de tarjeta de residência para familiar de comunitário da União Europeia a minha certidão de casamento esta em Italiano. Devo providenciar a tradução deste documento em espanhol? Este processo deve ser no Brasil ou na Espanha?

    1. Oi Guilherme, sua certidão não está no formato da Convenção de Viena, em vários idiomas? Se não, tem que fazer a tradução juramentada sim, no Brasil ou aqui.
      Abraços!

  34. Olá Juliane.Agradeço mais um post esclarecedor..Era esse o que eu estava esperando…rsrs
    Uma perguntinha(como sempre)..hehe
    Você conseguiu provar os meios econômicos(no caso os 5000 euros que você falou na outra pergunta) com comprovantes do Brasil ou teve que transferir o necessário para uma conta daí?Como foi?
    Um abraço e tudo de bom!Estamos torcendo muito por vocês!!

    1. OI Thales, eu abri uma conta aqui e fiz a transferência. Usei os extratos das duas contas. Abraços e pode perguntar hehehe

  35. Ótimo post!! Estamos no mesmo (no início) processo que vocês: Cidadania da esposa e filha, depois regularizar residência em Barcelona. Então foi de grande valia estas informações!

    1. Oi Diego! Obrigada e boa sorte com todo o processo! Bjs

  36. Muito válido o post! Com relação ao comprovante dos meios econômicos – contrato de trabalho do cidadão ou declaração de autônomo ou qualquer documento que comprove os meios de subsistência no país qual valor para os familiares?

    1. Oi Henrique! Olha, esta informação eu recebi no balcão da extranjeria logo que cheguei. Na verdade, não encontrei este dado no site, mas eles de cara me disseram que eu deveria ter 5000 euros. Perguntando aqui e ali, descobri que eles calculam em média 425 euros por pessoa por mês pelo período de um ano, no mínimo.

  37. Mel, vc já havia me respondido parte dessa info anteriormente, mas agradeco imensamente cada palavra escrita aí, mesmo. Te desejo muitas felicidades, aliás pra tda sua familia. Dia desses tomamos um chimarrão juntas quem sabe 🙂 kkk brincadeirinha. Um abraco

    1. Vamos marcar este chimarrão , Elo!! Abraço!

Deixe uma resposta