Madrid reserva alguns lugares que são pouco conhecidos pelos turistas e escapam dos roteiros convencionais, mas nem por isso deixam de ser interessantes e merecer uma visita. Principalmente quando estamos viajando com crianças. É o caso do Palácio de Cristal de Arganzuela.
O palácio é uma grande estufa, onde são cultivadas plantas do mundo todo. O que torna este passeio especial é o fato dela estar dividida em quatro “ambientes”, cada um representando uma zona geográfica e sua respectiva vegetação e clima. Para crianças que estão em idade escolar é uma aula prática!
Estamos há quase um ano morando em Madrid e eu ainda não havia ido conhecer o palácio. Fomos ao Matadero, já que as gurias adoram andar de skate e roller por lá, mas nunca entramos nele. Foi o Vlad quem me chamou a atenção e a curiosidade bateu. O prédio é grande, todo de vidro, assim podemos ter uma visão geral de todo o lugar.
Conhecendo o Palácio de Cristal de Arganzuela
São 4 microclimas: TROPICAL I, TROPICAL II, SUBTROPICAL e DESÉRTICO, onde 9000 espécies de plantas compõem um cenário único. São 7100 m², onde ainda podemos ver fontes, cascatas e peixes. Cada planta está identificada com um número e placas indicam em que região do planeta podem ser encontradas.
Podemos sentir até a diferença de clima em cada estufa: enquanto a zona tropical é abafada e úmida, a zona desértica é bem mais agradável.
No dia que visitamos o palácio, a zona subtropical estava em manutenção, mas pude ver pelo lado de fora algumas árvores bem familiares, que vemos muito no Rio Grande do Sul.
O palácio faz parte do Matadero de Madrid, outro lugar muito legal de se visitar e que se transformou em um centro cultural e de lazer da cidade. Ele foi restaurado em 1992 e a visita é gratuita.
Endereço: Paseo de la Chopera, 10
Horário: de segunda a sexta das 9 às 15 hs, sábados e domingos das 10 às 14 hs
Metro: linha 3 e 6 – Legazpi
Então, animou? Vai lá conhecer e depois nos conta o que achou 😉 !
Beijos de MEL!