Palácio de Cristal de Arganzuela – Madrid

Madrid reserva alguns lugares que são pouco conhecidos pelos turistas e escapam dos roteiros convencionais, mas nem por isso deixam de ser interessantes e merecer uma visita. Principalmente quando estamos viajando com crianças. É o caso do Palácio de Cristal de Arganzuela.

palacio de cristal de arganzuela fachada

palacio de cristal de arganzuela placa

O palácio é uma grande estufa, onde são cultivadas plantas do mundo todo. O que torna este passeio especial é o fato dela estar dividida em quatro “ambientes”, cada um representando uma zona geográfica e sua respectiva vegetação e clima. Para crianças que estão em idade escolar é uma aula prática!

palacio de cristal de arganzuela zonas

Estamos há quase um ano morando em Madrid e eu ainda não havia ido conhecer o palácio. Fomos ao Matadero, já que as gurias adoram andar de skate e roller por lá, mas nunca entramos nele. Foi o Vlad quem me chamou a atenção e a curiosidade bateu. O prédio é grande, todo de vidro, assim podemos ter uma visão geral de todo o lugar.

palacio de cristal de arganzuela estufa
Zona tropical
Conhecendo o Palácio de Cristal de Arganzuela

São 4 microclimas: TROPICAL I, TROPICAL II, SUBTROPICAL e DESÉRTICO, onde 9000 espécies de plantas compõem um cenário único. São 7100 m², onde ainda podemos ver fontes, cascatas e peixes. Cada planta está identificada com um número e placas indicam em que região do planeta podem ser encontradas.

palacio de cristal de arganzuela riacho

palacio de cristal de arganzuela deserto
Zona desértica
palacio de cristal de arganzuela tropical
Zona subtropical

Podemos sentir até a diferença de clima em cada estufa: enquanto a zona tropical é abafada e úmida, a zona desértica é bem mais agradável.

palacio de cristal de arganzuela placa desertica
Como não sair na foto?

palacio de cristal de arganzuela placa subtropical

palacio de cristal de arganzuela cactos

No dia que visitamos o palácio, a zona subtropical estava em manutenção, mas pude ver pelo lado de fora algumas árvores bem familiares, que vemos muito no Rio Grande do Sul.

palacio de cristal de arganzuela bromelia
Plantinhas brasileiras

palacio de cristal de arganzuela planta

O palácio faz parte do Matadero de Madrid, outro lugar muito legal de se visitar e que se transformou em um centro cultural e de lazer da cidade. Ele foi restaurado em 1992 e a visita é gratuita.

Endereço: Paseo de la Chopera, 10

Horário: de segunda a sexta das 9 às 15 hs, sábados e domingos das 10 às 14 hs

Metro: linha 3 e 6 – Legazpi

Então, animou? Vai lá conhecer e depois nos conta o que achou 😉 !

Beijos de MEL!

 

 

Deixe uma resposta