Europa, Mundo Afora

Brihuega além dos campos de lavanda

brihuega-alem-dos-campos-de-lavanda

Neste final de semana fomos para uma cidadezinha bem perto de Madrid, na comunidade de Castilla-La Mancha. Brihuega tem pouco mais de 2800 habitantes e pertence a província de Guadalajara. Sua maior atração são os campos de lavanda, que muito fazem lembrar a Provença Francesa. E nesta época do ano (julho) os campos estão lindamente floridos! Fomos justamente para conhecê-los, já que estava acontecendo o Festival da Lavanda. Mas descobrimos uma Brihuega além dos campos de lavanda!

Brihuega campos de lavanda

Brihuega campos de lavanda

Brihuega campos de lavanda

Brihuega tem história. Vestígios apontam que a região foi ocupada ainda por celtas e visigodos, embora tenha sido na Idade Média que surgiram os primeiros registros do povoado, conhecido como “Castrum Brioca”, o castelo sobre a rocha.

Brihuega além dos campos de lavanda
Puerta de la Cadena

O rei Alfonso VI  chegou a viver um tempo no castelo de Brihuega, mas acabou deixando a vila aos cuidados da mitra de Toledo, a capital da Espanha recém reconquistada do domínio árabe, o que fez com que a cidade se desenvolvesse. Foi nesta época que surgiram as igrejas que vemos ainda hoje, San Felipe e Santa María. Na Idade Média a pequena vila cresceu ainda mais, se desenvolvendo no comércio, indústria, artes e urbanização.

Brihuega campos de lavanda

Mas foram os últimos três séculos que marcaram a cidade na história da Espanha. Em 1710 a “Batalla de Villaviciosa” e o “Asalto de Brihuega” foram determinantes para a chegada da dinastia Bourbon ao trono espanhol. Em 1808, a cidade foi cenário da luta dos franceses durante a Guerra da Independência. E em 1937 Brihuega foi ocupada pelas tropas italianas, em plena Guerra Civil.

Hoje, a cidade recebe ainda muitos visitantes, que chegam de todos os lugares para conhecer suas extensas plantações de lavanda. E a cidade os recebe muito bem. Casas, comércios e prédios se enfeitam com a cor da flor deixando tudo ainda mais encantador.

Brihuega campos de lavanda ruas

Procurando hotel para sua próxima viagem? Conheça as ofertas do Booking. Fazendo sua reserva por este link, você ajuda o blog e não paga nada mais por isso. 
Brihuega campos de lavanda produtos
Produtinhos feitos da lavanda

Claro que a grande atração deste pueblo é a lavanda, mas não deixe de admirar a beleza da cidade, com seus monumentos medievais e toda a sua história! Passear pelas ruazinhas estreitas e ir descobrindo cada detalhe pode se revelar encantador!

Brihuega campos de lavanda fontes
O calor que estava fazendo convidava a brincar com a água das fontes!

Não deixe de conhecer:

  • REAL CÁRCEL DE CARLOS III – construído durante o reinado de Carlos III, em 1781. Já foi escola, academia de música e biblioteca. Hoje é sede da Oficina de Turismo.
  • IGLESIA DE SANTA MARÍA DE LA PEÑA – erguida no século XIII em estilo gótico primitivo, é consagrada à padroeira da cidade.
  • IGLESIA DE SAN FELIPE – também do século XIII, é considerada a mais bela do pueblo. Estilo gótico primitivo. Foi destruída por um incêndio em 1904 e restaurada completamente, sendo reinaugurada em 1968.

Brihuega além dos campos de lavanda igreja san felipe

Brihuega além dos campos de lavanda san felipe

  • IGLESIA DE SAN MIGUEL – hoje em dia não é mais um templo sagrado e nela acontecem atividades culturais.

Brihuega além dos campos de lavanda san miguel

  • CASTILLO DE LA PIEDRA BERMEJA – foi construído pelos árabes e ampliado pelos cristãos. No século XII serviu de castelo-fortaleza.
  • CONVENTO DE SAN JOSÉ – fundado em 1619, hoje abriga o Museu de Miniaturas.
  • AS FONTES – Brihuega está repleta delas. Por onde se anda encontramos uma fonte jorrando água. A dos Doce Canos (doze canos) é uma das mais antigas, com referências desde o século XVI. Era onde as mulheres lavavam as roupas. Pelos 12 canos brota água fresca e diz a lenda que a moça que beber de cada um deles irá arrumar um namorado! As fontes são motivo de orgulho para a cidade!
Brihuega além dos campos de lavanda doce canos
A fonte das moças casadoiras!
Brihuega além dos campos de lavanda fontes
A água estava gelada de doer!

Brihuega campos de lavanda

  • A MURALHA – construída pelos árabes, no século XII, conserva alguns trechos e as portas da Cadena e de Cozagón.

Para chegar em Brihuega desde Madrid a melhor opção é ir de carro. Siga em direção a Alcalá de Henares, pela rodovia A2, depois continue até Guadalajara. Chegando em Torija, pegue a segunda saída na rotatória, entrando na CM-2011. Logo estará dentro da cidade. Para ir até os campos de lavanda é preciso andar um pouco mais, pela CM-2005. Alguns quilômetros a frente já é possível vê-los à beira da estrada.

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

A melhor época para ver a lavanda é no mês de julho, que é quando os campos estão lindamente floridos. A cidade fica bem movimentada, principalmente no dia da Festa da Lavanda, que marca o início da colheita. Este ano foi no dia 15/07, exatamente no dia em que fomos. Ao entardecer a cidade fica cheia! Um show no meio das plantações, ao por-do-sol,  marca o momento e todos são convidados a assistir vestidos de branco, para contrastar com a luz do entardecer e o lilás das plantas.

Mas para conhecer esta pequena cidade medieval você pode ir o ano inteiro. A visita é rápida, mas se você gosta de história, como eu, vale a pena!

E você, já visitou Brihuega? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais! Você também pode salvar a imagem abaixo no Pinterest:

Beijos de MEL! 😉

Juliane

23 Comentários

  1. Deisy Rodrigues

    Brihuega é muito encantadora além dos campos de lavanda, cheia de igrejas, castelo e tanta história já entrou pra minha lista.

    30 . ago . 2017
  2. Susana | Falar de Viagens

    Este ano todo o mundo decidiu ir em Brihuega…menos eu! ahahaha 😀
    Os campos de lavanda são maravilhosos e fazem-me sempre lembrar das paisagens francesas

    16 . ago . 2017
    • Juliane

      Sus, ano que vem fazemos uma excursão hahahaha!!

      17 . ago . 2017
  3. FLAVIA ZENKE

    Que lugarzinho mais lindo e o que são esses campos de lavanda? Espetacular. Estamos indo em abril para Madrid e já salvei o post para ver se incluo no roteiro. Sabe me dizer o periodo da florada ou fica o ano todo?

    14 . ago . 2017
    • Juliane

      Oi Flavia! O melhor mês para ver os campos floridos é em julho.

      18 . ago . 2017
  4. Camila Lisbôa

    Como se não bastasse a lindeza (e o cheiro ne) dos campos de lavanda, esse pueblo é um charme! Dica completíssima! Adorei 🙂

    13 . ago . 2017
    • Juliane

      Um charme mesmo Camila! Obrigada!

      14 . ago . 2017
  5. Cleber Yamamoto

    Ainda não visitei, mas depois de ler esse post fiquei com muita vontade de conhecer os campos de lavandas e a cidade e história de Brihuega. Obrigado por compartilhar.

    13 . ago . 2017
    • Juliane

      Venha mesmo Cleber, vale a pena! Abraços

      14 . ago . 2017
  6. Fabricio

    Lindíssimo, deu vontade de ir pra lá agora mesmo, parece um sonho. Parabéns, já está nos meus favoritos.

    13 . ago . 2017
    • Juliane

      Obrigada Fabrício! Venha mesmo conhecer!

      14 . ago . 2017
  7. Monique

    Que lindo pueblo e ainda mais especial com essas lindas plantações de lavanda né. Gostei da dica e quando for a Madrid vou ver se consigo visitar.

    Abraços

    13 . ago . 2017
    • Juliane

      Oba!! Vem sim Monique! Vamos sair de tapas kkkkk. Beijos

      14 . ago . 2017
  8. Klecia

    Bom saber da sua outras atrações! Todo mundo só fala dos campos de lavanda – que são maravilhosos! Mas eu morria de curiosidade de conhecer a cidade além dos Campos! Fiquei cheia de curiosidade para visitar as igrejas e o castelo!

    12 . ago . 2017
    • Juliane

      Vais te encantar Klecia!! É um charme! Beijos

      14 . ago . 2017
  9. Gisele Ramos

    Que coisa mais linda esse campo de lavanda! Nunca tinha ouvido falar nesse lugar e agora já estou doida pra conhecer!

    11 . ago . 2017
    • Juliane

      Venha Gisele, é um passeio muito bonito! Bjs

      14 . ago . 2017
  10. Itamar Japa

    Nossa! Que lugar mais lindo! Adorei os campos de lavanda e todas as demais atrações de passeios! Realmente um lugar maravilhoso!

    11 . ago . 2017
    • Juliane

      Oi Itamar! É mesmo um passeio maravilhoso! Um abraço

      14 . ago . 2017
  11. Michela Borges Nunes

    Que lugar bonitinho, gostoso. Eu não sabia da existência de Brihuega, mas adorei descobrir aqui, no teu post. Que campos lindos de lavanda. Deve ser uma delícia andar por eles…

    10 . ago . 2017
    • Juliane

      Oi Michela! É sim, e rende fotos incríveis!! Venha conhecer!

      14 . ago . 2017
  12. NEIDE MARQUES

    Lindo campo , consegui sentir o cheiro da lavanda! 😀

    20 . jul . 2017
    • Juliane

      Belíssimo Neide! Vale a pena conhecer!

      21 . jul . 2017

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.