Arrumando as Malas, Mundo Afora

Novas regras na emissão do passaporte das crianças

novas-regras-na-emissao-passaporte
Passaporte
Trabalhando na maior empresa aérea do país, assisto quase que diariamente pais tendo que alterar suas viagens por não portarem a documentação exigida para o embarque das crianças. Volta e meia falta uma autorização ou um documento original. Quem já está habituado sabe que, por exemplo, o passaporte não informa a filiação, tornando obrigatório o porte de outro documento oficial, como a certidão de nascimento ou o RG. Mas os pais de, literalmente, primeira viagem, podem não estar atentos a este fato. Aí bagunça tudo!!
A boa notícia é que desde 24 de novembro a regra para a emissão dos passaportes de menores de idade mudou. Agora irão constar no documento a filiação e, caso os pais assim desejem, uma autorização de viagem.
Pela regra anterior, era necessário uma autorização impressa registrada em cartório autorizando o menor a viajar sem um dos pais ou desacompanhada. Agora, no momento da confecção do passaporte esta autorização poderá ser incluída no documento. Caso não conste a autorização, vale a regra anterior: viajar acompanhada dos pais ou autorização do cartório.
Nova regra na emissão do passaporte: filiação
Outra mudança importante e que vai evitar muitos transtornos é o campo de filiação no passaporte (sempre me perguntei porque faltava esta informação!). No caso de pais homoafetivos constará a informação Genitor 1 e Genitor 2.
Também a partir de 2015 o prazo de validade para os passaportes será de 10 anos, não mais 5 como atualmente. Os passaportes já emitidos permanecerão inalterados.
Ah, e a Polícia Federal passará a informar por email sobre o vencimento do passaporte com 8 meses de antecedência. Uma mãozinha para os esquecidos!

Juliane

1 Comentário

  1. LUCIANE ANDRÉIA AZOIA

    OLÁ BOA NOITE, PRECISO DE UMA INFORMAÇÃO, MEU FILHO O PAI DELE É PORTUGUÊS, MAS NÃO VIVE JUNTO COMIGO QUE TENHO DUPLA NACIONALIDADE PORTUGUESA, O MEU FILHO TIRA O PASSAPORTE BRASILEIRO OU PORTUGUÊS?

    29 . jun . 2017

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.