Tax Free, o que é e como fazer.

Tax Free, o que é e como fazer. Neste post vou te explicar como recuperar seu rico dinheirinho, que poderia ficar por aqui sem necessidade!

tax free onde e como fazer

“Tax Free” significa “livre de impostos”. Sabe aquele imposto que pagamos nas compras que fazemos durante uma viagem ao exterior? Pois aqui na Europa você pode conseguir uma parte deste valor de volta. Muitos países entendem que se você não vive aqui é injusto arcar com estes impostos que, afinal, não vai usufruir. Por essa mesma razão o Tax Free só vale para produtos, não para serviços.

Tax Free – como pedir

Para conseguir o imposto de volta é bem simples. Seguindo os passos abaixo, você pode recuperar o valor desses impostos em duas modalidades: diretamente no seu cartão de crédito ou em espécie pela operadora Global Blue de forma muito fácil e tranquila.

tax free global blue

1. A cada compra que fizer, você já pode solicitar no caixa o Tax Free para o atendente. Mas fique atento: para isso, você precisa estar portando o seu passaporte, não são todas as lojas que aceitam uma cópia ou imagem do documento.

Em Madrid conte com guias brasileiros!

Antes era possível acumular as notas e pedir, em cada loja, o tax free de todas as compras de uma única vez. Hoje, cada compra gera um formulário e por isso acaba sendo mais vantajoso já pedir na mesma hora.

Não esqueça! Se levar seu passaporte, guarde-o muito bem dentro da bolsa ou casaco para evitar perda ou furto! O que não queremos em uma viagem é perder tempo na polícia e no consulado para conseguir um passaporte de emergência!

2. Ao receber todos os seus formulários, você deve se dirigir a um posto da Global Blue para uma primeira validação. Em Madrid, um dos postos mais centrais é no El Corte Inglés da Puerta del Sol. O Tax Free Lounge fica no 1º andar, no fundo da loja. Nesse momento você também deve estar em posse do seu passaporte e de um cartão de crédito, caso queira receber por este método.

Mas atenção: o cartão precisa ser de crédito! Se por um acaso você tem um cartão de banco ou operadora que funciona somente na função débito no exterior, esse cartão não será aceito para recebimento do seu reembolso!

3. Com todos os formulários devidamente pré-validados pela Global Blue, você deve agora validar no aeroporto do seu ponto de saída da União Européia e isso vale se você tiver uma escala.

Por exemplo: se você está voltando ao Brasil saindo de Madrid, mas tem escala em Lisboa, seu TaxFree será feito em Lisboa. É importante estar atento que esse procedimento deve ser feito ANTES de você passar pela imigração. Caso você esqueça ou não seja bem orientado, só é possível realizar a validação final dos seus formulários passando pelas imigrações de entrada e saída novamente assim como o setor de segurança (raio-x), o que pode ocasionar demora e consequentemente, algum atraso para pegar o seu voo. 

Lembre-se também de que ao validar o TaxFree, o inspetor da Alfândega poderá pedir para ver algum ou todos os itens dos formulários. Isso geralmente ocorre para itens de maior valor, mas esteja preparado. No caso de escala, você já terá despachado sua bagagem e portanto, basta dizer que não está com os itens pois estão na bagagem de porão. 

4. Na validação do aeroporto, seus formulários serão carimbados e você deve colocá-los na “caixa de correio” da Global Blue para a validação final. Se você optar por receber o seu reembolso em espécie, basta informar no guichê. Se optar pelo recebimento via cartão de crédito, ele será solicitado na última inspeção e os valores entrarão diretamente na sua fatura em um tempo médio de 2 semanas. 

Observação: a maioria das lojas trabalha em parceria com a Global Blue, mas não são todas! Algumas lojas trabalham com a operadora Planet (como a Sephora, por exemplo) e o processo funciona de forma muito parecida. Basta pedir o Tax Free na hora da sua compra, validar no aeroporto e receber seu reembolso da forma que desejar!

Parece pouca coisa, mas dependendo do valor das suas compras dá pra recuperar uma boa grana. Afinal, Euro é Euro não é mesmo?

Aliás, graças ao dinheirinho que resgatei com o Tax Free viajei pra Itália com 45 Euros apenas. Não conhece essa história? Então se atualize deste babado lendo aqui o porque desta loucura!

Também pode te interessar:

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *