Toledo em 1 dia

Toledo foi a primeira capital da Espanha e é um dos bate-e-volta imprescindíveis para quem vem a Madrid. Se sua estadia na capital da Espanha é superior a dois dias, sugiro esse passeio a Toledo em 1 dia!

Toledo 1 dia
Vista do Mirador del Valle

Este é nosso segundo passeio mais pedido e neste post vou compartilhar com vocês os principais lugares que não podem deixar de visitar. São dicas precisas pra quem deseja se aventurar sozinho pela cidade medieval mais famosa da Espanha. Lembrando que se você optar por uma visita guiada, estamos aqui para lhe receber.

Em Madrid conte com guias brasileiros!

Toledo em 1 dia: como chegar

Para chegar a Toledo é simples. As opções são em carro, ônibus ou trem. A cidade fica a 80 km da capital, no coração da Espanha. Se sua escolha for ônibus, é preciso ir até a estação de metrô Plaza Elíptica, linha 6. Os ônibus saem a cada 30 minutos e a passagem pode ser comprada na hora. O acesso ao veículo é por ordem de chegada e minha recomendação é ir por volta das 9 horas. A passagem ida e volta custa cerca de 10 euros, se forem compradas juntas. Leve dinheiro trocado se for comprar diretamente com o motorista. Nas máquinas dá pra pagar com cartão.

Catedral Toledo
Catedral

O trajeto em ônibus dura cerca de 1 hora e deixa aos pés da entrada da cidade. Você terá que subir 6 lances de escada rolante ou elevador. A vantagem é que já chega direto no mirante e tem uma vista incrível da cidade e do rio Tajo.

Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid

Se quiser aproveitar mais esta visita a Toledo em 1 dia, talvez sua melhor opção seja ir em trem. Eles saem da estação central de Atocha, normalmente a cada hora. O trajeto dura menos de 30 minutos. Embora a passagem possa ser comprada na hora eu recomendo comprar antes pelo site da RENFE. As chances de conseguir o horário desejado tanto para a ida quanto para volta são maiores. Lembre-se que esta é a cidade da região metropolitana mais visitada depois de Madrid! A passagem ida e volta custa 23 euros. Some a esse valor o transporte até a estação de Atocha e, se desejar, o táxi para ir até o Mirador del Valle para ter vistas incríveis da cidade!

vistas Toledo

Conhecida como a cidade das 3 culturas, por ter abrigado judeus, muçulmanos e cristãos durante séculos da sua história, Toledo foi declarada Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1986. Suas ruas guardam uma imagem medieval, com ruas estreitas, construções imponentes, cercada por uma muralha e com acesso por portas medievais pelas quais passaram reis triunfantes em suas batalhas.

Toledo em um dia o que visitar:

  • Puente de Alcântara – para quem chega em trem é a primeira parada. Esta ponte construída pelos romanos no século III d.C cruza o rio Tajo e por ela passavam as calçadas romanas adentrando a cidade pela Porta de Alcântara.
Toledo em 1 dia ponte de alcantara
  • Plaza Zocodover – praça central da cidade desde tempos medievais. Surgiu ainda na época romana e guarda as características da época árabe. Não deixe de provar os deliciosos mazapans, doce típico da cidade e que você pode encontrar facilmente nas docerias da praça.
  • Alcázar Real – uma enorme fortaleza situada no ponto mais alto da cidade, antiga residência de rainhas viúvas, academia de infantaria e hoje Museu do Exército e biblioteca. A subida à última planta da biblioteca é gratuita, com uma cafeteria e belas vistas da cidade.
  • Catedral Primada – a catedral de Santa Maria é a mais importante da Espanha e foi construída entre 1226 e 1493, em estilo gótico francês. A visita custa 10 euros e a obra que mais chama a atenção é o Transparente, situado atrás do altar principal.
  • Igreja de Santo Tomé – onde está a obra prima de El Greco, “El Entierro del Conde Orgaz”. A entrada custa 3 euros.
  • Museu El Greco – exposição das obras do pintor que faz parte da história de Toledo.
  • Sinagogas de Trânsito e Santa Maria – história e cultura judaica. Na Sinagoga de Trânsito encontra-se o Museu Sefardi, uma viagem na história do povo judeu.
  • Monastério San Juan de los Reyes – encomendado pelos Reis Católicos em 1476 para que fossem ali sepultados, é um dos edifícios mais belos da cidade. Os Reis não foram sepultados ali, mas a visita vale a pena.
  • Puente de San Martin – descendo pelo monastério, do lado oposto à Ponte de Alcântara, esta ponte foi construída no século XIII e tem a maior tirolesa urbana da Europa.
  • Puerta del Cambrón – uma das mais antigas da cidade, era chamada de “porta dos judios”, já que ficava na entrada do bairro judeu.
  • Mesquita Cristo de la Luz – próxima às portas da muralha, é o edifício em estilo mudejár mais antigo e mais importante da cidade. Construída no ano 999, nela podemos observar a influência romana, visigoda e muçulmana em Toledo.
  • Puerta de Bisagra – também chamada “Nova Porta de Bisagra”, construída pelo Imperador Carlos V no século XVI
  • Puerta de Alfonso VI – a “Antiga Porta de Bisagra” é o único resto da muralha árabe de Toledo. Por ela o rei entrou para conquistar a cidade dos mouros no século XI
  • Museus temáticos – Bruxaria, Instrumentos de Tortura, Catapultas e Cavaleiros Templários.

Depois de visitar todos os pontos imprescindíveis, perca-se pelas ruas estreitas desta encantadora cidade medieval.

E se você pretende ficar mais do que 1 dia em Toledo, confere essas dicas de hotéis bem no centro histórico:

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *