Receita de Paella espanhola

O prato mais famoso da culinária espanhola no mundo é também um dos mais pedidos nos restaurantes do país. E esta receita de paella é super fácil de fazer, para que você possa saborear onde estiver. 

Receita Paella espanhola mista
Paella Mariscos

Quem nos passou a receita, com todos os detalhes que ela merece, foi um amigo nascido em Valência, o berço da paella. Isso mesmo, o prato surgiu em Valência e chegou a todos “los rincones” da Espanha. E ninguém melhor que um valenciano para ensinar como preparar o prato. E olha, eu vejo umas fotos de paellas feitas no Brasil e tenho vontade de chorar! Não se parecem em nada com a que comemos aqui.

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco! 

Por isso salva este post pra não perder esta receita. E pra conhecer um pouco mais da terra da paella, confira nosso post de Valência.

Nós fizemos a paella mista, que leva frango e frutos do mar. E existem outras variações, como a paella de mariscos, a negra e a vegetariana. Mas se você quiser fazer a original valenciana, use apenas frango e/ou coelho

Receita paella valenciana espanhola
Paella Valenciana

Muito importante é ter a panela adequada para preparar a receita. Não dá pra fazer em qualquer uma, por isso antes de ir atrás dos ingredientes, corra atrás da panela própria de paella. Aqui na Espanha encontramos ela em vários tamanho e não são muito caras. Nós temos uma para 6 porções. 

Em Madrid conte com guias brasileiros!

Panela paella espanhola
Panela de Paella Foto: Amazon

Aliás, a panela é tão importante que se chama paella. Isso mesmo, paella é, na verdade, o nome da panela onde o arroz é preparado! Você sabia disso?

Bom, paella em mãos, vamos à receita:

Receita de paella espanhola

Ingredientes:

  • 1kg de frango picado *
  • 500g de camarão sem casca
  • alguns camarões inteiros, graúdos
  • 250g de mexilhão
  • 200g de vagem fresca
  • 200g ervilhas
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 lata de 400g de tomate natural triturado
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • açafrão ou colorante
  • sal a gosto
  • 1 litro de água aproximadamente
  • 100g de arroz arbóreo por pessoa. Nunca use agulinha ou parbolizado

*Opção: +500g de coelho picado

Preparo:

1. Para começar, coloque a “paella”, que é a panela apropriada para preparação do prato, sobre o fogão, coloque azeite de oliva no centro e acenda o fogo.

👉 Se for fazer a paella mista, com frutos do mar, frite os camarões neste momento. Reserve.

2. Uma vez o azeite esteja quente, acrescente o frango picado e, se for o caso, o coelho. Frite até que esteja dourado. Se for colocar mexilhões ou lula, ponha agora.

3. A seguir colocamos as verduras, fritamos uniformemente e colocamos o tomate picado, que refogaremos da mesma maneira, mexendo constantemente.

4. Agora acrescentamos a água.

👉 A proporção de água e arroz calculamos da seguinte maneira: uma medida de arroz por 3 de água. Assim o arroz ficará inteiro e solto.

5. Acrescente agora o sal e o colorante, à gosto.

6. Quando a água começar a ferver, deixe cinco minutos em ebulição a fogo forte. Depois, baixa a fogo médio e deixe que cozinhe uns 20 minutos.

7. Finalmente aumentaremos o fogo e colocaremos o arroz. O modo tradicional de colocar é fazendo uma cruz na água que está fervendo e repartindo de modo uniforme pela superfície da panela. Neste momento conferimos se está bom de sal.

Mantemos o fogo forte durante uns dez minutos. Os camarões separados no início são colocados agora.

Reduzimos o fogo a metade durante mais uns dez minutos, até que o arroz esteja no ponto. 

⚠️ Importante: se precisar colocar mais água durante o cozimento, ela tem que estar fervendo.

⚠️ Importante: o arroz não deve ser mexido durante o cozimento. Por qué? Porque não queremos que solte o amido e fique uma papa! ¡Manos atrás!

Apague o fogo e deixe a paella uns cinco minutos repousando sem tampar. Nada de jornal, panos ou papel alumínio. O toque final quem dá é o ar!

Nestes minutos finais dá pra colocar uns raminhos de alecrim e deixar sua receita de paella ainda mais saborosa!

receita paella espanhola de mariscos
Paella Mista

Pronto! Listo! Buen provecho!

Também pode te interessar:

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

https://www.booking.com/flexiproduct.html?product=sbp&w=500&h=130&cc1=es&lang=pt&aid=1969518&target_aid=1969518&selected_currency=BRL&fid=1585694576145&

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *