Roteiro pelos melhores vinhos da Espanha

Um dos primeiros hábitos que adquirimos ao chegar aqui foi o de tomar vinho diariamente. O que não é nenhum sacrifício, já que em Madrid temos acesso aos melhores vinhos da Espanha. Meia taça todos os dias, antes do almoço ou do jantar, viraram um hábito delicioso e que nos leva a experimentar uma grande variedade de marcas, de todas as regiões produtoras do país.

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco! 

A Espanha tem a maior área vinícola do mundo e é a terceira maior produtora mundial de vinhos. São 62 regiões registradas, divididas em 6 macro-regiões. Os vinhedos se espalham por toda a península, desde altas altitudes até a região litorânea. Não é raro sairmos para uma viagem de carro e encontrarmos uma imensidão de parreirais às margens das rodovias. Principalmente se pegarmos estradas secundárias, que é o que geralmente fazemos.

Compras em Madrid: personal shopper e redirecionamento

Degustação de vinhos em Ribera del Duero

Regiões vinícolas da Espanha

  • Região Noroeste: abrange as regiões de Rías Bajas e Bierzo, com vinhos mais ácidos e frescos;
  • Vale do Rio Duero: onde encontramos regiões de prestígio internacional, como Ribera del Duero, Toro e Rueda;
  • Rio Ebro: sem dúvida a região vinícola mais importante da Espanha – Rioja;
  • Costa Mediterrânea: aqui temos Priorat, Montsant, Penedès e Jumilla;
  • Meseta Central: é a região vinícola onde se encontra Madrid, Castilla, La Mancha e Extremadura;
  • Andaluzia: onde é produzido o famoso Jerez.

Os vinhos espanhóis possuem duas certificações que identificam a qualidade da bebida. A DO (Denominación de Origen) e a DOCa (Denominación de Origem Calificada). Esta última apenas duas regiões possuem: Rioja e Priorat.

Para receber o selo de Denominação de Origem é preciso atender a critérios como a região onde é produzido o vinho e que as uvas sejam procedentes exclusivamente deste local, que deve ser reconhecido por pelo menos 5 anos como produtor de vinhos de qualidade. Também deve gozar de bom prestígio entre os consumidores e uma alta qualidade.

Para ser um Denominação de Origem Calificada as exigências são ainda maiores, entre elas contar com pelo menos 10 anos como DO. Todo o vinho DOCa deve ser engarrafado (nosso Frei Damião de caixinha ficaria de fora!), passar por rigorosos critérios técnicos definidos por cada conselho regulador desde a produção até a comercialização.

Tipos de vinhos produzidos na Espanha

Jovem: este vinho não passa pelo barril ou pelo menos não o tempo suficiente para ser considerado “crianza”. É comercializado entre o primeiro e segundo ano. Não necessita muito tempo de armazenamento e conserva suas características por no máximo 2 anos.

Semi-crianza ou Roble: este vinho passa menos de 6 meses em barril, não atingindo o período estabelecido pelos conselhos reguladores para que seja considerado um crianza. Estes vinhos mantém suas características por um pouco mais de tempo do que os vinhos jovens.

Crianza: é comercializado no seu terceiro ano de vida, passando pelo menos 1 ano em barril, no caso dos vinhos tintos. O restante do tempo ele envelhece na garrafa, podendo manter suas características entre 5 e 10 anos.

Reserva: o vinho reserva é aquele que passa por pelo menos 3 anos de envelhecimento. O tempo mínimo em barril é de 1 ano.

Gran reserva: as colheitas excepcionais, com uvas de excelente qualidade, produzem vinhos também excepcionais, os Gran Reserva. Eles permanecem pelo menos 2 anos em barril e 3 em garrafa, um envelhecimento de no mínimo 5 anos.

Vinhos Gran Reserva

Tipos de uvas cultivadas na Espanha

Atualmente já são muitas as uvas “estrangeiras” produzidas na Espanha, como a Chardonnay, Sauvignon blanc, Merlot e a Verdejo. Contudo, as espécies originárias na península ainda são a maioria na produção de vinhos. E já são muito bem valoradas internacionalmente.

A uva mais cultivada na Espanha é a Tempranillo, usada principalmente nos vinhos tintos de Rioja e Ribera del Duero.

Uvas tempranillo

Outras espécies bastante cultivadas na produção do vinho tinto são a Garnacha, a Monastrell e a Mencía.

Uva Garnacha no período de dormência

Entre as brancas, a mais cultivada é a Airén, encontrada na região produtora de Castilla La-Mancha, o maior vinhedo em extensão do mundo! Depois encontramos a Verdejo, a Albariño e a Garnacha Blanca.

Período de dormência da espécie Airén

Estas são apenas as mais cultivadas. A lista é extensa.

Os melhores vinhos da Espanha por região

RIOJA – sem dúvida a região mais importante e com os melhores vinhos da Espanha. Tem o selo DOCa, Denominación de Origen Calificada, desde 1991, o que garante a superioridade dos seus vinhos. Para fazer um roteiro por Rioja, reserve pelo menos 2 dias. Não é possível fazer este passeio como um bate-e-volta desde Madrid, então inclua alguns dias a mais na sua viagem se quiser visitar a região. Você pode ficar em Logroño, a capital de La Rioja e fazer a cidade de base, visitando as principais vinícolas da região.

Atenção! Não confundir La Rioja com Rioja. A primeira é uma Comunidade Autônoma da Espanha e a segunda é a região produtora de vinhos.

Vinícola Vivanco em Rioja Foto: La Rioja Turismo

Bodegas: Bodegas Ysios , Baigorri e Eguren Ugarte  em Laguardia; Marques de Riscal e Vivanco em Elciego; Bodegas Gomez Cruzado, Bodega Ramón Bilbao e Muga em Haro.

Obviamente existem muitas mais pra se visitar, mas estas são algumas das principais.

PRIORAT – Em castelhano Priorato, é a segunda Denominação de Origem Qualificada da Espanha. Sua área de cultivo é pequena em comparação com outras, apenas 1600ha, porém com uvas de excelente qualidade.

O Priorato fica na Catalunha, próximo a cidade de Tarragona e a 2 horas de carro de Barcelona.

Bodegas: Alvario Palacios, Clos Mogador, Scala Dei, Clos Domonic e Ferrer Bobet

RIBERA DEL DUERO – um dos passeios que oferecemos é a visita às bodegas de Ribera del Duero. São duas horas desde Madrid e passamos o dia por lá. Neste post eu conto como é nossa viagem de enoturismo por Ribera del Duero, onde experimentamos alguns dos melhores vinhos da Espanha

Essa é uma das mais importantes áreas de produção de vinhos do país, com bodegas conhecidas mundialmente. A uva tempranillo é a mais produzida na região.

Bodegas: dentre as dezenas existentes vou destacar a Matarromera, onde levamos nossos clientes a conhecer os vinhos produzidos para a adega do rei da Espanha, a Bodega Emina, onde podemos saborear um delicioso cordero, a Cepa 21 e a Arzuaga Navarro.

Bodega Emina, em Ribera del Duero

VINOS DE MADRID – embora os vinhos de Madrid não sejam tão famosos como o de outras regiões, temos algumas vinícolas importantes por aqui. Pra quem vai ficar poucos dias, sem sair da capital, é uma excelente oportunidade de conhecer uma bodega espanhola. Uma delas é inclusive, a mais antiga da Espanha. A Bodega del Real Cortijo foi construida em 1782 a pedido do rei Carlos III, para que fornecesse vinho à Casa Real. Já a Bodega Jesús Díaz e Hijos foi a primeira a receber a DO Vinos de Madrid.

Em Madrid conte com guias brasileiros!

Bodega del Real Cortijo Foto: site da bodega

Aos poucos vou atualizando este post, incluindo novas bodegas e regiões, a medida que formos conhecendo. Sempre buscando as melhores dicas para vocês!

Este post faz parte de uma blogagem coletiva. Confira os posts dos demais participantes abaixo:

Let’s Fly Away – Vinícola em Chianti na Toscana: passeio no Castello di Verrazzano – https://letsflyaway.com.br/vinicola-chianti-toscana-verrazzano/

Dani Turismo – Roteiro do Vinho em São Roque – https://www.dani.tur.br/2020/10/roteiro-vinho-sao-roque.html

Expedições em Família – 5 Vinícolas no Brasil para conhecer – https://www.expedicoesemfamilia.com.br/2020/10/vinicolas-no-brasil-enoturismo.html

3 Gerações e 1 Mala –  Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis – https://3geracoese1mala.wordpress.com/2020/10/30/piquenique-nas-parreiras-da-vinicola-larentis/

Vamos viajar pra onde agora – Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza? https://vamosviajarpraondeagora.com.br/enoturismo-concha-y-toro-ou-bouza/

Across The Universe – 7 vinícolas para você visitar durante uma viagem https://acrosstheuniverse.blog.br/vinicolas-para-voce-visitar-durante-uma-viagem

Recordações de Viagens – Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves
https://www.recordacoesdeviagens.com.br/rota-cantinas-historicas/

Viajando com Sy – Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha –  https://www.viajandocomsy.com.br/vinicola-luiz-argenta-flores-da-cunha/

6 Viajantes –  Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça https://6viajantes.com.br/vinicolas-com-criancas-na-serra-gaucha-trem-maria-fumaca

Destinos Por Onde Andei… – Quinta do Vallado, nossa experiência no Vale do Douro – https://www.destinosporondeandei.com.br/quinta-do-vallado-experiencia-no-vale-do-douro/

Experiência Barbara – Cafayate – conheça essa região vinícola argentina https://experienciabarbara.com.br/2020/10/30/cafayate-regiao-vinicola-argentina/

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

https://www.booking.com/flexiproduct.html?product=sbp&w=500&h=130&cc1=es&lang=pt&aid=1969518&target_aid=1969518&selected_currency=BRL&fid=1585694576145&

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

publicado

14 comentários

  1. Olá.
    Adoro os vinhos espanhóis. Quando fui a Barcelona fiz um bate-volta só para conhecer uma fabricante de cavas. Desconhecia que haviam vinícolas próximas a Madrid, vou anotar a dica para quando retornar.

  2. Oi, Juli, aprendi muito mais com seu post Roteiro pelos Melhores Vinhos da Espanha do que em qualquer outro artigo que já tenha lido sobre o assunto.
    Espero um dia te conhecer e poder aprender muito mais com você sobre este universo fascinante do mundo dos vinhos espanhóis. Obrigada, beijos.

  3. Sensacional post sobre as diferentes regiões de vinhos da Espanha e suas características, bastante esclarecedor.
    Eu gostaria muito de conhecer a região de Rioja, gosto bastante dos seus vinhos.

  4. Amei a breve explicação dos vinhos espanhóis. Dentre os europeus, os vinhos da Espanha são meus preferidos. Fiquei morrendo de vontade de conhecer alguns vinícolas que você citou.
    Quando visitamos o país conhecemos uma vinícola produtora de cava, a Codorniu. Fantástica. Dentre os espumantes, cavas são meus preferidos!

  5. Você tem bastante posts sobre a Espanha. Mora em MAdrid?
    Muito difícil ler com sobre as regiões de vinho na Espanha, com tantos detalhes como no seu post. Achei o máximo, pois ajuda o leitor a entender o foco de cada região. Uma cliente foi ano passdo para estudar e aproveitou para conhecer as vinícolas próximas a MAdrid.

  6. Roteiro maravilhoso pelos melhores vinhos da Espanha. Temos apreciado muito o enoturismo e agora já tenho um super roteiro pra curtir na Espanha. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *