Espanha, Europa, Mundo Afora

Enoturismo em Ribera del Duero

enoturismo-ribera-del-duero

Sair de Madrid em um tour para conhecer a região de vinhedos de Ribeira del Duero é algo encantador. Primeiro pela viagem em si. São 200 km de uma estrada exuberante e segura. Nesta época do ano, janeiro, é muito comum terem brancos de neve nos terrenos à margem da rodovia e foi isto que curtimos bastante durante grande parte do trajeto. O enoturismo em Ribera del Duero é um dos passeios que costumamos fazer desde Madrid.

No caminho entre Aranda de Duero e Peñafiel, avistamos no alto de uma montanha um pequeno povoado e desviamos de nosso caminho para conhecer. Trata-se de Haza, um município onde vivem atualmente 4 pessoas. Chegando em Peñafiel podemos nos deter um pouco e conhecer o seu imponente Castelo, uma das fortalezas medievais mais bonitas e impressionantes da Espanha.

Haza Burgos
Povoado de Haza, hoje com apenas 4 habitantes.
castelo medieval Penafiel
Castelo medieval de Peñafiel

Quando chegamos à rota das bodegas, podemos ver várias, uma seguida da outra. Muitas ainda são familiares. A região é conhecida como “o triângulo de ouro do vinho” e onde existem algumas das mais renomadas bodegas do mundo!

rota do vinho ribera del duero
Bodega Emina

Confira as ofertas do Booking antes de reservar sua hospedagem!

Bodega Emina ribera del Duero
Entrada para o Museu do Vinho

Estávamos no período de dormência, quando as parreiras estão somente no tronco.  Dentre tantas, escolhemos para conhecer e degustar vinhos a Bodega Emina, pertencente ao grupo Matarromera. No local, uma plantação de mais de 30 tipos de uva, um restaurante e a bodega propriamente dita, onde fizemos uma visita guiada que conta a história do lugar e do nome Emina. Seus vinhos começaram a ser produzidos em um monastério que está ali perto, onde hoje funciona um hotel. A palavra emina significa uma medida equivalente a 250ml, que era a porção diária  que os padres podiam beber.

Grupo Matarromera vinhos
Grupo Matarromera
barris de vinho ribera del duero
Os tipos de barris

Aproveite as ofertas do nosso parceiro e alugue um carro para sua viagem.

monasterio ribera del duero
Monastério onde começaram a ser feitos os vinhos

Durante a visita conhecemos o grupo Matarromera, formado por 7 marcas diferentes de vinho. Também vimos os livros de receitas da época dos padres, ferramentas usadas na preparação do solo, tipos de barris usados para o envelhecimento do vinho, nos quais se usam predominantemente dois tipos  de madeira, o  carvalho francês e o americano. Na cata de vinho, pudemos degustar 3 tipos de vinho, sendo um branco e dois tintos, junto com uma tábua de queijos, azeite e pão.

vinhos ribera del duero
Receita de vinho dos monges

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

barris de vinho ribera del duero
Barris de vinho

Interessante foi saber que esta bodega usa a uva da seguinte forma: primeiro se tira o suco para fazer o vinho, a casca para dar coloração ao vinho, enquanto que a semente e outras sobras são usadas na indústria de cosméticos e para a produção da energia da bodega, que com a energia solar quase faz dela uma empresa autônoma nesta área.

vinhos bodega emina
A grande variedade de vinhos da Bodega Emina

Ao final desta visita passamos ao restaurante, que serve um cardápio bem variado e que combina com os tipos de vinhos produzidos ali mesmo.

restaurante bodega emina
Pausa para o almoço

Na parte da tarde, fomos a outra bodega, Matarromera. Neste momento estivemos junto a plantação de uvas, que como já disse, está em época de dormência. O estágio seguinte é a brotação, floração e em seguida as uvas estarão prontas para serem colhidas, a partir de setembro. No final do inverno começam a chegar os trabalhadores que irão tratar de tudo relacionado às uvas, para que se tenham excelentes frutas.

vinhedos ribera del duero
Os vinhedos e os vários tipos de uva

No interior da bodega, começamos no setor onde se faz o primeiro armazenamento, onde se separa a casca da uva e acontece o processo de fermentação. Tudo muito bem controlado para que a temperatura se mantenha estável. Em seguida, estivemos onde se mantêm o vinho armazenado nos barris (aproximadamente 2 mil barris), em que ficarão pelos próximos 12 meses se forem vinho reserva e 18 meses se forem Gran Reserva. Este tempo corresponde a ao mesmo tempo que ele ficará na garrafa antes de ser colocado à venda. No sub solo chegamos a uma sala que mais parece uma cadeia hehehe, onde ficam guardados os vinhos que foram premiados e tem valor incalculável. Tem ainda vinhos que foram produzidos especialmente para os reis da Espanha.

vinhos dos reis da Espanha
Vinho dos reis

Voltamos à sala superior, onde tivemos mais uma sessão de degustação. Novamente, provamos 3 tipos de vinhos e logo finalizamos a visita.

degustação de vinhos em matarromera
Degustação de vinhos

Muitos destes vinhos não chegam a sair da Espanha por serem bebidas especiais e produzidas em pequena escala, não sendo viável a exportação. Por isso, o jeito é vir até aqui para experimentar!

Texto: Vladson Quinteiro

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

 

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

 

 

Juliane

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.