Cidadania Italiana – A interminável busca pela certidão de nascimento do nono

A certidão de nascimento italiana e as demais são o primeiro passo para a busca do reconhecimento da cidadania italiana. Muitas pessoas me procuram para saber como fiz meu processo de cidadania italiana. Hoje quero contar aqui como tudo começou, como encontrei as certidões e tudo o mais. Mas principalmente como foi a busca pela certidão de nascimento do meu avô. LEMBRANDO que quando realizei meu processo, o Brasil ainda não havia assinado o Acordo de Haia e por isso era obrigatório passar pelo Consulado Italiano.

Cidadania Italiana

Em 2012 fizemos uma viagem para Londres e Paris e simplesmente decidimos que este era nosso lugar no mundo: a Europa. Voltamos decididos a investir no reconhecimento de minha cidadania e das meninas para logo então mudar para algum país europeu (Madrid, aqui estamos!!)

Mas também voltamos decididos a ter mais um bebê, desta vez um menino. Por isso, fomos a uma clínica indicada pela minha gineco, onde trabalhava uma médica especialista em reprodução e que iria nos ajudar a encomendar um gurizinho. Chegando lá, me deparo na porta com um sobrenome igual ao meu e imediatamente peço para falar com o tal médico. Conversa vai, conversa vem, ele era um primo distante, que perdeu o contato depois da morte da minha avó, mas que me conhecia de pequena e se lembrava de mim. Comentei de nossos planos, da intenção de reconhecer a cidadania, mas que eu não sabia nem por onde começar, uma vez que nem imaginava onde nosso bisavô havia nascido na Itália, nem quando e menos ainda quando havia chegado.

Certidão de Nascimento Italiana, o encontro!

Foi neste momento que ele me olhou, disse que tinha um presente para me dar, abriu a gaveta de sua mesa e colocou nas minhas mãos a certidão de nascimento italiana do bisnono. Uau!!!

certdão de nascimento italiana
Presente que caiu do céu!

Podem imaginar minha cara neste momento? Podem imaginar tudo o que passou pela minha cabeça? Tive vontade de chorar, de gritar, de pular. Além do nascimento, ele tinha o casamento e o óbito. Que presentão!! 🙂

Bom, no meu entendimento eu tinha conseguido o mais difícil. E de fato era. Conseguir uma certidão de nascimento de um antenato italiano, de quem não se sabe praticamente nada, é uma tarefa árdua. Para muitos, impossível. Pra completar, nosso sobrenome havia mudado em algum momento da história, entre os nascimentos dos meus tios-avôs, avô, nem ideia! Mas na verdade, bem na verdade, o meu mais difícil ainda estava por vir…

Com as certidões do biso em mãos, tinha que correr atrás das certidões do vô, pai da minha mãe. Ah,  “easy-peasy” pensei. Molezinha. Sei onde ele nasceu, onde casou, onde morreu. Tá na mão. Só que não. Casamento e óbito, sim. Todas em Porto Alegre, liguei para o cartório em um dia, no outro só ir buscar. Mas e o nascimento? Não estava na cidade onde ele nasceu. Aliás, na época lá não existia cartório. Os registros estavam em um cartório que ficava na principal cidade da região na época, mas a do meu avô não. Nem na do lado, nem na mais adiante, nem na que ele foi morar já maiorzinho. Em nenhum cartório da 4ª Colônia. Nem nas igrejas. Encontrei as certidões de batismo de quase todos os irmãos dele, mas as dos filhos dos meus bisavós nascidos no intervalo de tempo próximo ao meu avô, nada.

Quarta Colônia é o nome dado à região do Rio Grande do Sul onde ocorreu o quarto assentamento de imigrantes italianos chegados ao sul do país. Os três primeiros foram Campo dos Bugres (Caxias do Sul), Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Conde d’Eu (Garibaldi).

Fiz todo o tipo de busca que podem imaginar. Primeiro, pedi a habilitação de casamento dele, onde deveria constar um documento usado para comprovar sua identidade, no caso o RG ou certidão de nascimento. Pois o danadinho se casou com a carteirinha militar, onde não constavam informações do seu registro de nascimento.

Então, um tio me disse que ele sempre contava a história de que havia se “auto registrado” para poder servir ao exército. Fizemos buscas nos arquivos do exército, mas nada foi encontrado. Infelizmente o batalhão ao qual ele serviu já não existe mais e o que sobrou dele foi transferido para outro estado e depois para outro e sabe como é, documentos foram sendo deixados pelo caminho… Mais uma vez minhas buscas deram em nada!

Minha próxima pista vinha da minha mãe. Ele havia sido seminarista quando bem jovem, aproveitando que um irmão era padre. Me disse ela que foi para fugir do trabalho na roça, hehehehe. Mas enfim, fomos ao tal seminário buscar pistas. Encontramos até o boletim dele, com suas notas e avaliações de comportamento, mas nada que nos levasse à certidão.

Ele era funcionário público, reviramos os arquivos que tivemos acesso na prefeitura de Porto Alegre. Fui ao Arquivo Público, grávida de 8 meses, num calor absurdo, e passava o dia inteiro lá olhando livro por livro, folha por folha dos livros de registro que eles tem guardados e que poderiam conter a certidão dele, uma vez que tudo indicava que ele havia sido registrado tardiamente. Devo ter olhado mais de 100 livros. Nada, nada.

Enquanto isso, uma busca era feita a pedido da Corregedoria em todos os cartórios do estado. As respostas, quando chegavam, eram negativas. Muitas não recebi até hoje.

Fiz uma lista com todos, TODOS os cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul.

Pausa para um bebê nascer…

descendente de italiano
Graças a esta pessoinha nossa epopeia italiana teve início

Durante minha licença maternidade, liguei para os cartórios da minha lista. Nada. A situação era desesperadora.

Fomos duas vezes até a região da 4ª Colônia, batemos de porta em porta nos cartórios, visitamos as cúrias da região, até em igrejinhas perdidas no meio do nada nós tentamos. Vimos cada pedaço de história, cada papel, cada lugar. Não achamos nada, mas aprendemos tudo. Aprendemos que aquela italianada toda chegou em um pedaço de terra totalmente despovoado, onde só tinha mato. Abriram estradas, construíram casas, constituíram família. Ajudaram a construir um país.

Se precisar de um carro para conhecer o Rio Grande do Sul, clique aqui!

Passávamos por aquelas estradas todas sinalizadas, asfaltadas, iluminadas e imaginávamos como havia sido quando colocaram seus pés ali pela primeira vez. Caminharam no meio do mato, na escuridão, com fome, frio, sede. Carregando seus filhos nos braços. Sujeitos ao ataque de animais. Se instalaram no meio do nada e ali começaram uma nova vida, sem certeza de coisa alguma. E provavelmente com saudades da sua bella Itália! Naquele momento senti um profundo orgulho dos meus antepassados. Que guerreiros foram, que valentes! Eu não podia desistir! Nas minhas veias corre esse sangue e hoje morando em Madrid e tendo feito o caminho de volta, mesmo que em melhores condições, tenho certeza absoluta disso!

Imigrantes italianos cidadania italiana
Taí a gringalhada toda! Meu avô é o primeiro da esquerda para a direita e no centro, sentados, meus bisnonos.

Mas eu já havia esgotado as possibilidades. Já havia falado com parentes que nem sabia que existiam (e conheci muita gente boa, primos, tios, pessoas que mantenho contato ainda hoje), já havia enchido todo mundo de perguntas e nada me levava a bendita certidão de nascimento do meu amado avô. Acho que se eu acreditasse em espiritismo teria até tentado um “contato imediato” para perguntar hahaha. Mas não, não sabia mais o que fazer. Então decidi registrá-lo!

imigração italiana
Fizemos uma viagem no tempo <3

Ao não encontrar a certidão original do meu avô, fui ao consulado e perguntei o que poderia fazer. Levei o que tinha até o momento. Foi então que, analisando a certidão de casamento em inteiro teor do meu bisnono, o funcionário responsável por cidadanias, muito direto e atencioso disse: “sua cidadania está reconhecida neste documento, onde seu bisavô declarou um por um os filhos que teve. Basta fazer um suprimento da certidão que falta”. Deixa eu explicar: meus bisavós haviam se casado apenas na igreja e, anos depois, filhos todos nascidos, decidiram se casar no civil. Então, na certidão constava o nome e idade de cada criança. E graças a isto pude comprovar quem era meu avô e que ele havia nascido, sim! Procurei alguém pra me ajudar e, juntando todas as provas que tinha da não existência do documento, entrei com uma ação de registro tardio. Mas enquanto eu esperava, continuava procurando. Várias noites na semana ia até a igreja dos mórmons, que guarda um registro fantástico dos documentos de registro civil das mais diversas épocas e locais e procurava. Ficava em torno de duas horas olhando microfilmes de livros, com registros de mais de 100 anos, com letras perfeitamente desenhadas e outras praticamente ilegíveis, uns rabiscos. Ainda assim consegui encontrar os registros de quase todos os filhos do meu bisavô. Siiim, encontrei quase todos!! Menos o do meu avô 🙁

Enquanto isso, o fórum perdia meu processo, minha advogada não havia se preocupado em fazer cópias dos documentos juntados e tive que ir atrás de tudo outra vez. Novo processo, mais espera, mais descaso da advogada que demorava em responder a cada pedido do juiz. Vou eu ficar sentada esperando? Nãnãninãnão!! Fui até o fórum e tomei o controle da situação. Deixei a advogada de lado e comecei eu mesma a providenciar tudo o que era solicitado pelo juiz. Ele pedia em um dia e no outro eu já estava correndo atrás e juntando ao processo. Felizmente, fui atendida por um funcionário que, envergonhado pela perda do primeiro processo, me atendia pessoalmente e me orientava em tudo o que eu tinha que fazer. Em pouco menos de um mês, saí do fórum com a ordem judicial para registrar meu avô.

Quanta emoção quando cheguei ao cartório e disse: “Meu avô não teve uma certidão de nascimento e estou aqui para fazê-la!” Naquele momento, chorei. O funcionário, espantado, me perguntou: “Mas seu avô ainda vive?” “Não, hoje ele teria 117 anos.””PUXA!! Que legal, é a primeira vez que faço um registro desse!”

certidao de nascimento
Enfim, cidadania italiana ela é minha!

A estas alturas, minhas outras certidões já estavam traduzidas e legalizadas pelo consulado italiano. Só faltava a certidão do velho Damião (Damiano de nascimento). No mesmo dia encaminhei-a à tradutora e dois dias depois estava legalizando-a no Eresul e no consulado (hoje estes dois procedimentos não são mais necessários).

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Enfim, depois de três anos de buscas, dúvidas, perguntas sem resposta, choro, desespero, desânimo mas muita perseverança, tinha tudo em mãos para voar para a Itália e ter reconhecido o meu direito a cidadania italiana. Mas isso já é uma outra história…

Aqui eu conto como foi minha chegada na grande bota e aqui como fiz meu Codice Fiscale. E neste post eu conto nossa aventura indo pra Itália com apenas 45 euros na carteira!

Procurando hotel na Itália? 

Ah, já ia esquecendo… Como ficou a história de fazer um gurizinho, que foi a razão que nos levou a puxar o fio desta história toda? Ficou que por mais que as probabilidades, a ciência, as técnicas nos digam que é possível, não está nas nossas mãos escolher. A Maísa veio pra aumentar o nível de progesterona desta casa!

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.”

publicado

35 comentários

  1. Olá Juliane
    Vi o seu impressionante relato e lhe cumprimento pela dedicação e perseverança
    Meus avós maternos são italianos de Bérgamo e tudo que tenho é a certidão de casamentos deles – chamam-se Pedro Belloti (filho de Pedro Belloti e Catharina Argeje) e Angélica Ducci (filha de Pedro Ducci e Thereza Vedonate) e casaram-se em Ribeirão Bonito em 28/05/1904 – Os nomes decerto estão abrasileirados na certidão.
    Quais seriam os próximos passos que vc me recomendaria? Sei que tem pessoas que se oferecem a fazer isso, mas existe nesse meio muitos aproveitadores e quero evitá-los.
    Grato
    Carlos Costa

    1. Oi Carlos, obrigada! Eu sugiro você pedir a homologação de casamento deles, onde pode ter várias informações. Também as certidões em inteiro teor podem ajudar. Boa sorte!

  2. olá sou descendente de italiano, porem meu primo mora na Itália e correu atrás das certidões necessária mas infelizmente o cartório ou não sei como é chamado lá pegou fogo a muito tempo atrás e infelizmente tudo foi perdido, então acho que não á mais possibilidades de conseguir.

  3. Olá, acredito que sua historia de busca seja muito proxima a minha. Tenho todas as certidões menos do meu bisavô nascido em caxias no ano de 1882. Tenho negativa do cartorio de caxias como da curia que não existe a sua certidão de bastismo ou nascimento. Na habilitação de casamento o seu Pai fez um declaração de proprio punho para declarar ele como filho. Depois de muita busca fiz o pedido judicial pela certidão retardia.

  4. Olá Juliane!!

    Muito legal seu relato de como conseguiu toda a documentação para exercer seu direito a cidadania italiana!! Foi trabalhoso mas, como você disse, trouxe muito aprendizado e muitas outras coisas boas!!
    Se me permite, gostaria de deixar uma dica:
    O Rafael da italianinelmondo.com.br faz esse trabalho de busca de documentos (no Brasil e na Itália), tradução juramentada, emissão de certidão tardia, etc… para aqueles que não conseguem ou não querem buscar tudo por conta própria!!

    Muitas felicidades para vc e sua família aí em Madri (um dia eu também ei de ir prai… hahaha)!! beijos!! 🙂

  5. Juliane, confesso que meu coração acelerou ao verificar o nome e sobrenome do avô, pois a minha busca que já dura oito anos, está para ANGELO POZZARLE ou POZZERLE, FILHO DE GIOVANNI POZZARLE ou POZZERLE. Enfim, não consigo encontrar a unica certidão que me falta que é da Itália, o de casamento deles encontrei em Serra Negra – SP, porém só diz que nasceu em VERONA, eu já enviei carta e e-mail ao Comune, a resposta foi negativa, já enviei email para dezenas de paróquias, também só obtive resposta negativa, as vezes me dá vontade de desistir, mas quando deparo com relatos como o seu, me faz revigorar as forças e continuar com as buscas. Boa sorte e sucesso na Europa.

    1. Marco, estou chocada! Se não fosse pelo local do casamento, diria que seu sobrenome está com erro de grafia e seu bisavô é o mesmo meu! Mas pela semelhança, talvez até tenha mesmo uma ligação. Já tentou buscar o registro dele em Beluno Veronese? Meu biso é de lá. Não desista! Busque pistas através das outras certidões em inteiro teor. Peça todas, sempre tem uma pista. Sorte!!

  6. Juliane, sinceramente fiquei emocionada quando cheguei na parte em que voce registrou seu avô.
    Olha não sei como faremos, minha filha está reunindo os documentos pra reconhecer a cidadania na Itália. os documentos do Brasil, ela já encontrou todos, mas o nascimento do triavô Italiano está batendo na trave. Temos a certidão de batismo dele, que foi em 01/07/1982, tendo nascido em 04/05/1892 em São Cipriano D’avessa. Um advogado que buscou essa certidão de batismo, soube através do comune, que tres livros civis foram destruídos num incendio. Provavelmente o dele esteja nesses livros. O registro dos outros quatro irmão dele consta num unico livro, e o dele não. Sinceramente não sabemos como fazer agora pois ele nasceu depois de 1889.

    1. Graça, tenta encontrar o batismo e vê se algum comune na Itália aceita. Ou tenta buscar na Igreja dos Mórmons. Eles tem um arquivo incrível de registro de nascimentos. Só é preciso paciência e tempo para pesquisar livro a livro. Eu e meu marido passamos muitas noites no arquivo deles…A busca não é fácil e às vezes dá vontade de desistir, mas vale a pena. Sorte!!

  7. Olá Juliane! O nascimento do meu bisavô também não foi registrado no civil, como no seu caso constam os nomes e idade de cada um dos filhos na certidão de casamento do meu trisavô. Porém, restou uma dúvida qual informação/documento que foi utilizado para embasar os dados exatos da data de nascimento do seu avô para a efetivação do registro tardio de nascimento, mediante a falta da certidão de batismo.

    1. Oi Thaís, usei a certidão de casamento do meu bisavô, a carteira militar, título de eleitor e habilitação de casamentodo meu avô. Sucesso!!

  8. A sua história é muito parecida com a minha, o meu bisavô não teve também registro de nascimento civil, mas consta o nome dele e idade no rol do nome dos filhos que meu trisavô teve antes do seu registro de casamento no civil nessa própria certidão. Irei solicitar o registro de nascimento do meu bisavô na via judicial. Porém, tenho grande dúvida quanto a data de nascimento que deverá ser informada para subsidiar o referido registro tardio.

    1. Oi Thaís! Procure pelos outros documentos. Viu quanta coisa eu tive que mexer? Até na escola onde ele estudou eu fui. É uma pesquisa extensa, mas vale a pena. Sucesso!

  9. Ola, estou no mesmo caminho que vc, meu bisavo nao teve registro de Nascimento, nenhum de seus irmão so batismo mesmo, porem na certidao de casamento do italiano, consta o nome deles, inclusive do meu bisavo. E tenho o batismo dele, minha dúvida e se havera algum problema na aceitacao do registro tardio atualmente na italia, vc saberia me dizer. Conhecr algum caso que nao foi aceito e o motivo.

    Aguardo resposta, obrigado.

    1. Oi Daniel, isto tudo depende do comune e da data da certidão de batismo. Se foi antes de 1889, data em que foram instaurados os cartórios no Brasil, é aceito. Se foi depois, precisa consultar o comune. Tem comunes que não aceitam registros tardios…

  10. Olá, tenho todos os documentos mas não localizei a certidão de casamento do italiano, e na de nascimento do filho dele consta que seus pais eram casados e viviam na nona legua (caxias do sul). Procuro a anos e nada. Sabe me dizer algum comune que aceita sem a certidão de casamento? Muito legal seu relato!

  11. Juliane, fiquei emocionada ao ler a tua história.
    Hoje, infelizmente, soube que a procura pela certidão de casamento dos meus trisavós italianos chegou ao fim. A Igreja pegou fogo e o documento foi perdido…lá nos anos de 1880. Tenho documento de alguns filhos, dos meus avós. Mas este único, de casamento, não encontrarei mais… Pela tua experiência, vale a pena alguma tratativa judicial?
    Um abraço e felicidades a toda família.

    1. Oi Caroline,
      Realmente muitos documentos se perderam nestes anos todos. Mas olha, alguns comunes na Itália não exigem a certidão de casamento, então você pode montar seu processo e buscar um desses comunes. Já participa do grupo Cidadania Italiana- Area Livre do Facebook? Lá tem muitas orientações.

  12. Meu caso é muito parecido com o seu. Tenho as certidões de meu bisavô que nasceu na Itália mas não encontrei a do meu avô que nasceu aqui no Brasil. Procurei nos cartórios das cidades que meu bisavô morou, nas igrejas e nos registros dos Mórmons. Nada. Vou fazer a certidão de nascimento via judicial, como voce fez. Qual o gasto total que voce teve com todo o processo de cidadania?

    1. Oi Luiz,
      Fiz meu processo há 3 anos e de lá pra cá já mudou bastante coisa. Agora não precisa mais legalizar as certidões no consulado, por exemplo. E como fiz meu processo na Itália, o custo foi bem alto. Não tenho ideia de quanto está custando agora.

  13. Li o seu relato Juli, meus parabéns! É mesmo muito emocionante quando localizamos a certidão do italiano! Eu localizei a do meu bisavô, sozinha, e fiquei tão encantada e envolvida por todo o processo de cidadania que acabei entrando nesse ofício e hoje faço pesquisas e buscas de certidões italianas: https://www.bravissimacidadania.com.br/
    Boa sorte no resto da jornada, beijos!

  14. Tenho todas as certidões, porém o registro de nascimento do bisavô só foi feito na igreja (diocese Limeira); pergunta: preciso do registro tardio? ou consigo com a certidão de batismo da igreja? vou ingressar direto na Itália.

    Obrigado!
    muito legal sua histério, adorei lê-la.

  15. Vivo o mesmo problema. Já tenho o q seria mais difícil, os documentos dos italianos, mas a de nascimento do meu bisavô brasileiro, nada. Na certidão de casamento dele consta que ele era filho dos italianos e que nasceu na mesma cidade onde se casou, mas o cartório nao localizou a de nascimento. Estou aguardando a habilitação mas só de ler seu post voltei a ter esperança com a possibilidade de tirar a certidão tardia. Na certidão de óbito do meu trisavô italiano tem os nomes dos filhos, um deles é meu bisavô. Acho q com isso consigo avançar, não é? Obrigado por compartilhar sua história.

      1. Oi Juliane! Já estou conversando com um advogado. Ele perguntou se tem como você nos enviar uma cópia da petição inicial, porque pra ele é um fato novo. A sentença do seu processo eu já localizei, mas sua argumentação não está no site da Justiça de Porto Alegre. Se puder nos ajudar agradeço muito!

  16. Meu caso é parecido com o seu,
    meu trisavô é italiano, mas não localizo a certidão do meu bisavô, achei uma certidão inteiro teor de nascimento , mas nela consta que ele mesmo se registrou, nela consta assim:
    “Aos vinte e cinto dias do mez de Abril, de mil novecentos e trinta e dois, nessa cidade de Castro, em meu cartório compareceu Paschoal Amato, e por ele foi me declarado que no dia vinte e nove de março de mil novecentos e dez nasceu o declarante Paschoal Amato ”
    você saberia me informar se essa certidão vale ?
    Obrigado!

    1. Diogo, para dirimir quaisquer dúvidas, leve a certidão ao consulado da Itália. Lá eles te dirão se vale, mas se é um documento público, nao tem porque nao ser aceita. Era bem comum na época eles se auto registrarem. Meu avô se auto registrou, mas não encontramos este registro. E seria válido.
      Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *