Dicas de Madrid, Espanha, Madrid, Turismo em Madrid

Templo egípcio de Debod em Madrid

templo-egipcio-de-debod-em-madrid

Um templo egípcio em pleno centro de Madrid? Sim, o templo de mais de 2000 anos é um dos monumentos mais impressionantes que encontramos na cidade. Mas como ele veio parar aqui?

Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid

O Templo de Debod pertencia a um conjunto de templos localizados na Núbia, vale do Nilo, região que hoje fica entre o Egito e o Sudão. Na antiguidade, a Núbia foi governada pelo Egito até o século VIII a.C e a partir de então, o reino núbio de Cuxe foi quem governou o Egito por algum tempo. A cidade de Debod ficava próxima à primeira catarata do Nilo.

templo egípcio de debod
Vista externa do templo

Na região foram construídos alguns templos pelo rei  Adijalamani , dedicados a vários deuses. Com o passar dos séculos, estes templos foram sendo modificados, principalmente após a anexação do Egito ao Império Romano. Foi neste período que os os imperadores Augusto, Tiberio e Adriano concluíram a construção e decoração dos templos.

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco! 

Com a conversão dos núbios ao cristianismo, os templos foram abandonados. Em 635 foram fechados e totalmente esquecidos. Somente 12 séculos mais tarde que os 13 templos egípcios e 3 palácios foram encontrados por exploradores europeus. Em 1737 o templo foi visto pela primeira vez durante uma expedição danesa. Em 1813 exploradores suíços se detiveram a descrever e desenhar o monumento. Mas foi somente em 1826 que uma expedição patrocinada pela França se dedicou a desvendar a história do templo.

Em Madrid conte com guias brasileiros!

Na metade do século XIX o Egito se tornou destino turístico das classes mais abastadas da Europa e América. Os templos passaram a ser muito visitados e a deterioração dos monumentos era evidente. Muitas partes do templo de Debod se perderam neste período.

Em 1898 o Egito começou a construir uma represa próximo à primeira catarata do Nilo. Isso fez com que essas construções milenares ficassem submersas 10 meses durante cada ano, causando perdas irreparávies, como as pinturas das paredes.

conjunto de templos egípcios
Maquete com todo o conjunto de templos

Em 1954 foi anunciada a construção de uma nova e maior represa em Assuã, fazendo com que a Núbia desaparecesse do mapa. Populações, monumentos, tudo se perderia. A UNESCO então iniciou uma árdua campanha: retirar os templos de seus locais originais para salvá-los. Foi uma ação conjunta de governos, arquitetos, arqueólogos, engenheiros e restauradores.

Em 1960, o templo egípcio de Debod foi o primeiro a ser retirado e levado a um lugar seguro, até que fosse definido seu novo paradeiro. Foi uma espera de quase 10 anos. Em 1964 a Espanha, que havia contribuído financeira e cientificamente no resgate do templos, pediu a doação do templo de Debod ao governo egípcio. Em 1967 o pedido foi aceito.

Em 1969 o templo iniciou sua viagem em direção a Madrid. Totalmente desmontado, pedra por pedra, que foram armazenadas em 1350 caixas, saiu do Egito pelo rio Nilo até Alexandria, onde embarcou em um cargueiro rumo à Valência. Noventa caminhões trouxeram as caixas até Madrid, onde foram depositadas na Montanha de Príncipe Pio.

A reconstrução do templo aconteceu em duas etapas. Na primeira, que durou 2 meses, foi feita a montagem da estrutura original. Em 1971 iniciou a construção das estruturas perdidas, que haviam sido registradas através de desenhos por aqueles primeiros exploradores do século XIX. No dia 20 de julho de 1972 o templo foi oficialmente inaugurado e poucos dias depois, aberto à visitação.

O Templo Egípcio de Debod

O núcleo original, construído pelo rei cuxita no século II a.C, é a parte central que vemos hoje no templo. As paredes, todas pintadas, infelizmente não preservam as cores originais. Os vários anos em que o templo ficou submerso deterioraram a pintura. Os desenhos mostram o rei entregando oferendas aos deuses egípcios. O Templo de Debod foi dedicado ao deus Amon e à deusa Isis.

templo egípcio em Madrid
Desenhos das paredas da capela principal
templo egípcio na Europa

Após a conquista da Baixa Núbia, os reis Ptolomeu VI e VIII ampliaram o santuário construído por Adijalamani, acrescentando novas capelas, um terraço e um pilão. Com a conquista do Egito por Roma, outras construções foram somadas ao templo.

Andar superior do templo
inscrições templo egípcio
Pedra que se encontrava acima do portal da capela, com inscrições sobre o rei Adijalamani

O templo egípcio hoje

Localizado na Montanha de Príncipe Pio, pertinho da Plaza de Espanha, o templo fica ao ar livre e o seu interior é visitável. Um grande espelho d’água foi construído ao seu redor, representando o rio Nilo. Infelizmente, por problemas de infiltração, está vazio há mais de 2 anos. A entrada na parte interna do templo é gratuita, mas normalmente é preciso encarar uma fila. Não é grande, mas como o acesso é controlado, com apenas 10 visitantes por vez, demora um pouco pra andar. Aproveite a visita ao templo para admirar o belíssimo pôr-do-sol e a skyline de Madrid.

por do sol no templo egípcio
Pôr-do-sol em Debod

Você pode visitar o Templo de Debod:

  • De terça a domingo de 10:0 às 20:00 (horário reduzido durante a pandemia de Covid-19)
  • De 15 de junho a 15 de setembro de 10:00 às 19:00

O museu estará fechado:

  • Todas as segundas-feiras
  • 1 e 6 de janeiro
  • 1 de maio
  • 24, 25 e 31 de dezembro

Endereço: Calle de Ferraz, 1

Entrada: gratuita

Outros 3 templos foram doados para outros 3 países: o Templo de Dendur está no MET em Nova York; o Templo de Taffa está no Museu de Antiguidades de Leiden e o Templo de Ellesiya está no Museu Egípcio de Turim. Dos 4, o Templo de Debod é o único que não está em um museu.

Também pode te interessar:

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

https://www.booking.com/flexiproduct.html?product=sbp&w=500&h=130&cc1=es&lang=pt&aid=1969518&target_aid=1969518&selected_currency=BRL&fid=1585694576145&

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Juliane

2 Comentários

  1. Cristina

    Esse lugar faz parte da minha vida quando morei em Madrid. Era o lugar de brincadeiras do meu filho, era o lugar para caminhar e repensar a vida, era o lugar de diversão da minha cachorrinha Tila. Enfim, põe história e estórias nisso. Agradeço por ter feito esse post. Guardarei comigo e quando eu puder retornar a Madrid, irei lá para matar as saudades. Obrigada e abraços de Cristina Portela.

    20 . dez . 2020
    • Juliane

      Cris, imagino a saudades! Esse lugar é lindo mesmo! Que bom que gostou do post <3

      21 . dez . 2020

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.