Histórica Nevasca em Madrid

Uma histórica nevasca em Madrid surpreendeu toda a Espanha neste mês de janeiro de 2021. Os avisos de que uma tempestade de neve se aproximava deixaram todos na expectativa, autoridades em alerta, mas a verdade é que ninguém esperava o que estava por vir.

Puerta del sol nevasca em Madrid
Puerta del Sol

Vem pra Espanha? Faça sua viagem sob medida conosco!

Desde 1950 não se via algo como a neve que caiu sobre a região central da península, sobretudo na capital. As previsões ficaram aquém da real nevasca que caiu por 3 dias seguidos, sem parar. Era Feriado de Reis e estavam todos comemorando a data, que marca o fim do recesso de final de ano.

No dia 06 passamos o dia visitando algumas cidades próximas que há tempos queríamos ir. Fomos até Torrejón de Ardoz passear pelo Parque Europa, depois subimos a Alcalá de Henares, visitar a terra de Cervantes e por fim fomos até Buitrago de Lozoya, onde já tinha nevado um pouco. No dia 05 já tínhamos passado o dia na neve, em Puerto de Guadarrama.

Compras em Madrid: personal shopper e redirecionamento

Parque europa madrid nevasca
Parque Europa

Dia 07, a data prevista pro início da nevasca em Madrid, nós combinamos de ir a San Lorenzo de El Escorial. Quando saímos de Madrid a neve já havia começado, mas bem tímida. Aos poucos foi aumentando e pegamos já um pouco mais de neve na estrada, mas nada muito forte. Ainda não estava acumulando. Em San Lorenzo já estava tudo branquinho e nem se via mais as montanhas que circulam a cidade. Ficamos o tempo suficiente para passear pelos jardins do Monastério, cerca de uma hora, paramos em uma cafeteria do centro e logo voltamos pra casa. Já não nevava mais, mas a cidade já estava coberta de uma camada fina de neve.

Nevasca em Madrid fez história

nevasca em madrid el escorial
Monastério El Escorial

Dia 08 pela manhã voltou a nevar com mais força e a prefeitura avisava que às 18 horas fecharia o Parque del Retiro. Eu então decidi ir até lá ver como estava. Não podia perder de ver meu parque do coração coberto de neve! Só que no trajeto a tempestade engrossou e o fechamento do parque foi antecipado para às 16 horas. Foi tempo de entrar, tirar algumas fotos e sair.

Em Madrid conte com guias brasileiros!

O parque estava cheio e a evacuação foi bem desorganizada. Os policiais avisavam que deveríamos sair pela porta mais próxima, mas não eram todas que estavam abertas. A porta que estava mais perto de mim era a do Parterre, mas ela já havia fechado. Então as pessoas ficavam dando voltas procurando uma saída. Isto é, alguns, porque muitos ignoravam o aviso da polícia. Quando eu achei uma saída aberta, dei a volta por fora do parque e ainda tinha muita gente brincando, fazendo bonecos de neve. Eram 16:30 quando consegui sair do Retiro.

nevasca em madrid parque del retiro
Parque do Retiro fechado depois da nevasca

Fui até Sol encontrar as gurias e neste momento a neve estava bem fraca, apenas molhava o chão nesse momento. Voltamos pra casa e em duas horas o cenário mudou completamente! Às 20 horas, quando olhamos pela janela, já estava tudo branco. Era algo impressionante! Descemos e era impossível não se deslumbrar com tanta neve. As ruas já estavam cobertas, carros abandonados, árvores branquinhas, muita gente na rua brincando.

Gente, neve em Madrid é coisa rara! Quando cai, não chega nem a cobrir o chão, logo derrete. Imagina esse povo vivendo isso na proporção que foi? Surreal!! Foi difícil voltar pra casa nessa noite e só voltamos porque as roupas já estavam molhadas e o frio estava apertando.

nevasca em madrid ruas da cidade
Sábado acordamos com esta paisagem

No sábado acordamos em uma Madrid irreconhecível! Já não se podia diferenciar o que era rua e o que era calçada. Na nossa rua medimos 60 cm de neve. Carros desapareceram. Árvores e mais árvores destruídas pelo caminho. Transporte público só o metrô. Lojas, supermercados, tudo fechado. Fontes e lagos congelados. Era como se estivéssemos em outro lugar, qualquer lugar do Pólo Norte ou Sul, Nárnia talvez. Menos Madrid.

nevasca em madrid plaza mayor
Plaza Mayor

Mas ao mesmo tempo que a paisagem era tão diferente, era lindo demais! Sabíamos do perigo de quedas, de galhos caindo, de blocos de neve desabando dos beirais dos edifícios. E do caos que estava instalado na cidade. Mas ninguém queria perder esse momento HISTÓRICO! UMA NEVASCA HISTÓRICA EM MADRID, A NEVASCA DO SÉCULO!

Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid

O que veio depois foi gelo, frio congelante (chegamos aos -13), uma cidade parada e sem nenhuma condição de enfrentar um fenômeno desses. Foram quase 2 semanas para que a neve derretesse, para que as ruas e avenidas fossem desobstruídas, para que o abastecimento voltasse ao normal, para que as escolas voltassem às aulas, para que as montanhas de lixo acumulado fossem retiradas das ruas. O caos imperou por muitos dias.

Mas as imagens que vimos e o que vivemos nessas 30 horas de neve ininterrupta serão difíceis de esquecer! Confira como foi no nosso canal do YouTube:

Os números da nevasca:

  • 1,24 milhões de kilos de neve
  • 30 horas de neve ininterruptas
  • 500 mil alunos sem aulas
  • mais de 2000 chamadas ao número de emergência
  • mais de 700 mil árvores danificadas
  • mais de 5000 ruas bloqueadas pela neve
  • 33 milhões de kilos de sal para derreter a neve
  • o prejuízo financeiro já ultrapassa os 1.398 milhões de euros

Também pode te interessar:

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

https://www.booking.com/flexiproduct.html?product=sbp&w=500&h=130&cc1=es&lang=pt&aid=1969518&target_aid=1969518&selected_currency=BRL&fid=1585694576145&

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *