Foram dois anos difíceis, dois anos convivendo com a pandemia na Espanha. Três meses de confinamento total. Um retorno escalonado, passo-a-passo, que levou meses. Foram tempos de medo, incertezas, insegurança, tristeza…aquela sensação de total impotência e falta de controle. O que achávamos que ia durar alguns dias acabou se prolongando e ainda está entre nós. Numa gangorra que parece não parar nunca.
Um dia parece que estamos perto de voltar a tão desejada normalidade para no outro vermos o gráfico que marca os contágios voltarem a subir. É uma onda atrás da outra, uma variante que surge aqui e outra que surge acolá. E ninguém sabe o que ela vai trazer.
Foram dois anos em que vi meu trabalho parar completamente. Um ano sabático que eu não havia planejado. E a vontade de escrever aqui desapareceu. Um ano inteiro sem dividir com vocês uma palavra. Mas eu também não tinha vontade de andar pelas ruas de Madrid e ver tudo vazio. E das poucas viagens que fizemos acabei deixando me dominar pelo desânimo e não escrevi nada sobre elas. E olha, fizemos umas viagens bem legais.
Passamos férias em Valência, em La Manga, fizemos o roteiro de Isabel II, alguns passeios aqui por perto de Madrid, passamos uma semana em Barcelona. Nossa, tenho muita coisa pra escrever! O ânimo está voltando e vou tentar colocar tudo em dia.
Pra quem quer saber como está a situação atual, aí vai. A ômicron chegou com tudo, mas parece que não é tão furiosa. Muitos casos, muitos mesmo. Acho que metade dos meus amigos positivaram. Mas isso não fez com que o governo central retrocedesse. Quer dizer, voltamos com o uso das máscaras nos exteriores, que já não usávamos há 6 meses. Mas no mais, vida normal. Fronteiras abertas, vacinação a todo o vapor – já estamos com mais de 90% da população vacinada e tomando a terceira dose.
Algumas Comunidades Autônomas voltaram a restringir aforo, pedir passaporte Covid para entrar em locais fechados, estabeleceram toque de recolher. Mas em Madrid nada. E as fronteiras seguem totalmente abertas, com a única exigência do formulário de entrada e comprovante de vacinação completa. Vou deixar o link aqui pra vocês conferirem as exigências.
O turismo voltou com tudo e eu voltei a trabalhar, graças a Deus!! Muitos clientes a cada dia que vem preencher minha agenda e restabelecer minha rotina. Já estou com quase o mesmo número de reservas de antes da pandemia.
Lá no Instagram eu vou atualizando a cada dia, não deixa de me seguir, ok? E vamos continuar fazendo a nossa parte para acabar logo com essa pandemia na Espanha e no mundo todo!!
Beijos! Os echaba de menos!!
Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados
Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!
Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@espanhapravoce.com ou pelo nosso site http://www.espanhapravoce.com