Fomos convidados pela secretaria de turismo de Segóvia para fazer um tour guiado na companhia do arriero Claudio, um personagem muito divertido que conta a história da cidade para os pequenos de uma forma bem criativa e animada, prendendo a atenção de todos. Então fomos nós, conhecer Segóvia com Claudio, o arriero!
O encontro foi na praça principal da cidade, aos pés do aqueduto. Claudio chega todo caracterizado, com seu carro de mulas. Impossível não identificar a figura em meio a multidão de pessoas que se encontram na praça para tirar fotos do aqueduto mais bem preservado do Império Romano. De calças largas, camisa branca e chapéu de flanela, chega já se apresentando e chamando as crianças a participarem da conversa. Primeiro, explica o que é um arriero. Você sabe o que é?
Conhecer a Segóvia com crianças
Arriero eram as pessoas que trabalhavam transportando mercadorias pelas cidades. Durante mais de dez séculos, foi figura presente e tradicional na Península Ibérica. Durante a Idade média, iam de uma cidade a outra com suas carroças puxadas por mulas, levando todo tipo de produto. Neste contexto, o arriero entra na história do Aqueduto de Segóvia. Eram eles que transportavam as imensas pedras que foram usadas na sua construção, durante o domínio romano na península.
E é isso que Cláudio faz durante seu “tour encenado”. E seus convidados são chamados a transportar as pedras para construir um novo aqueduto, aprendendo as técnicas que foram usadas na época. Eu sempre que ia a Segóvia, ficava me perguntando como aquela grandiosidade havia sido construída. Como cada pedra foi colocada em seu lugar, como aqueles 167 arcos foram feitos e como se mantém em pé até hoje. E neste dia o Cláudio explicou direitinho e ainda construiu, com a ajuda dos pequenos, um mini aqueduto.
Feito isso, ele reuniu todos ao redor de sua carroça e saíram pela rua principal da cidade, cantando, puxando o carro de mulas (sim, as crianças fizeram o papel de mulas hehehehe) e ouvindo histórias medievais, que nos ensinaram um pouco mais de como era a vida naquela época já tão distante.
Paramos em praças, monumentos, ruas por onde passaram reis, nobres e figuras ilustres. No final, a coroação de Isabel, a rainha católica, com direito a tapete vermelho, manto, coroa e cetro real. Na mesma praça onde ela foi coroada. Para os amantes de história, como eu, foi sensacional!
Claudio ainda aplicou uma prova, para ver se seus pupilos estavam aptos a tornarem-se arrieros. E ele ganharam até certificado no final!!
O passseio com o Arriero Claudio acontece em dias pré-determinados. Para verificar as próximas datas, é preciso acessar o site de turismo de Segóvia. clicando aqui. O ticket custa 9,20 euros para crianças entre 6 e 12 anos e 12,50 euros para maiores de 13 anos. Crianças menores de 6 anos não pagam. O ingresso pode ser comprado no site ou diretamente na oficina de turismo, ali na praça do aqueduto.
Quer ir de carro? Aqui você encontra as ofertas do nosso parceiro!
Posso dizer que não só as meninas se divertiram muito com o tour do Claudio, como nós também. É um passeio para qualquer idade!
Se você ainda não conhece Segóvia, não sabe o que está perdendo! É bem pertinho de Madrid, dá pra ir e voltar no mesmo dia. Mas se quiser aproveitar a noite na cidade, existem hotéis muito bons por lá. Confira as ofertas aqui neste link.
Para saber o que fazer na cidade, dá uma olhada neste post, com o roteiro completo!
Lembrando: o tour “El arriero Claudio te guía por Segovia” foi uma cortesia da Oficina de Turismo de Segóvia para MEL. Independente disso, este post é um relato da nossa experiência, retratando nossa sincera opinião sobre o passeio.
E então, quer ver mais como foi esse divertido tour por Segóvia? Dá uma olhada no vídeo que publicamos no nosso canal no YouTube 😉
Beijos de MEL!!
Não esqueça do seguro! É obrigatório para quem viaja para a Espanha!