Mercado Público de Porto Alegre e a Bomba Royal

    mercado publicoAgora que estamos de mudança para Espanha, tem batido aquela saudade das coisas da minha terra, têm vindo à tona lembranças de infância e de coisas que vivi aqui, em Porto Alegre. Não é à toa que nas últimas semanas de março andei por lugares que ia quando pequena e levei agora as gurias comigo. Há algumas semanas atrás fomos na Usina do Gasômetro e Praça da Matriz, depois fomos ao Museu Julio de Castilhos, e agora, numa ida ao médico no centro, passei em frente ao Mercado Público, um dos patrimônios da nossa cidade. E a lembrança mais feliz que tenho deste lugar são das idas com minha mãe à Banca 40, para comer a deliciosa e indescritível Bomba Royal.

mercado publico

A história do Mercado remonta os anos de 1844, quando Porto Alegre ainda era uma pequena cidade do sul do Brasil Imperial. Desde seus primeiros anos, o Mercado, como é carinhosamente chamado, faz parte do dia-a-dia dos gaúchos.

mercado publico

E muitas histórias que fazem dele um dos lugares mais importantes da cidade. Incêndios – foram 4, o último em 2013 deixou a todos com um sentimento de tristeza muito grande – alagamentos e até uma tentativa de demolição para construção de uma avenida, frustrada pelo clamor popular, são a prova de que ele é referência para os porto-alegrenses. Em 1979 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.

mercado publico

No Mercado encontramos uma grande variedade de produtos, como frutas, verduras, especiarias, artigos gaúchos, religiosos, peixes, muito bacalhau, carnes, grãos e tantas coisas mais. São mais de 100 bancas vendendo mais de 100 mil itens. É no mercado que acontece todos os anos, antes da Semana Santa, a Feira do Peixe, parada obrigatória para quem quer servir um prato especial na Sexta Santa. Aliás, é lá o maior mercado de peixe da cidade.

mercado publico

mercado publico

Além das bancas, várias lanchonetes e restaurantes oferecem uma grande variedade de pratos, dos tradicionais aos típicos gaúchos. Entre eles o tradicional Grambinus, o Bar Naval, com mais de 100 anos e a concorrida Banca 40.

mercado publico

E foi ela quem me levou a fazer esta visita ao MP. Só de escrever aqui já posso sentir o gostinho da nata da tradicional Bomba Royal derretendo na boca. Hummmmm

mercado publico

Lembro de ir ao centro com minha mãe e antes de voltarmos para casa pararmos para comer a Bomba, e só podia ser ela. Nada de banana split, salada de frutas, bolas de sorvete. Nanananão. Me recordo de ficarmos esperando uma vaga para sentar nas cadeiras de madeira escura e descansar das andanças pelo centro. E na hora de ir embora minha mãe comprava nata em uma pequena caixinha de isopor, para continuar a saborear em casa.

Gente, sabe aquela lembrança que por mais que o tempo passe fica viva na nossa mente? Esta é uma delas!

Já conhece a história do Mercado Público de Porto Alegre? 

Então, partiu Banca 40!! Só que para fugir do tumulto do centro da cidade, fomos para a nova e charmosa Banca 40 da Padre Chagas! Um lugar super acolhedor, amplo, tranquilo para levar as crianças e com mais opções para satisfazer a família toda, do café da manhã ao jantar. Tudo feito no maior capricho e cuidado, com uma qualidade de primeira.

mercado publico

mercado publico

Lá dentro tem uma temakeria, a Japesca, uma das melhores da cidade. Então nosso pedido foi sushi com sorvete rsrsrsrsrs!! Primeiro sorvete, já que o motivo da nossa ida até lá era a bomba. Ai, que delícia!! A gente vai comendo o sorvete, um sabor de cada vez, chocolate, morango, creme, nata e vai chegando na salada de frutas que fica escondidinha por baixo!! De lamber os beiços…

mercado publico

Mas quem quiser comer na ordem convencional, ou seja, a sobremesa por último, não tem problema. O cardápio é recheado de alternativas e certo que sairão todos felizes e contentes de lá. Mas olha, come o que quiser, mas não deixa de provar a sobremesa. Pra mim, tem gostinho de infância.

mercado publico

Desculpa aí, mas Bomba Royal só tem aqui!!! 😉

Ah, agradecemos a Banca 40 pela cortesia oferecida – a Bomba Royal, as bolas de sorvete deliciosas e o suco de caldo de frutas!

A Banca 40 fica no Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico e na Rua Padre Chagas, 44 – bairro Moinhos de Vento

Site: www.banca40.com.br

Gostou da dica? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!! Facebook, Instagram e Twitter

Quer saber mais sobre nossas andanças pela capital gaúcha? Confere nos links abaixo:

– Museu Julio de Castilhos

– Uma tarde em Porto Alegre – Usina do Gasômetro e Praça da Matriz

Beijos de MEL!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *