Viajar com crianças: cuidando do lugar que visitamos

viajar com crianças Olá mamães e papais que adoram viajar com seus pitocos ou que querem começar esta vida de aventuras!! Viajar com crianças é divertido, dá trabalho e muitas coisas mais. Mas uma coisa é certa: é uma ótima oportunidade de aprender a cuidar do que não é só nosso, do que é de todos!

Eu e o Vlad adoramos esta função e levamos as meninas para tudo que é lugar. Muitas pessoas dizem que os filhos mudam nossas vidas, que nunca mais poderemos fazer as coisas que fazíamos antes, bla, bla, bla… Realmente eles mudam nossas vidas, mas para melhor. Nós NUNCA deixamos de viajar por causa delas, muito pelo contrário. Adoramos apresentar-lhes o mundo, conhecer a história do local ao vivo e a cores, explorar novos lugares e fazer descobertas juntos.

ÓBVIO que dá um pouco mais de trabalho, mas com o tempo a gente tira de letra. E são exatamente estas experiências que gostamos de dividir com vocês aqui no blog. E como “é de menino que se torce o pepino”, vamos falar um pouco dos cuidados que temos que ensinar às crianças a terem com o lugar que estamos visitando. Afinal, não é porque estamos fora de casa que não precisamos cuidar da casa dos outros.

viajar com crianças
Que sujeira!!! Mas ele limpou tudinho!

Tudo aquilo que já ensinamos nossos filhos desde bem pequenos a fazer, devemos por em prática onde estivermos. Não jogar papel, balas, chicletes no chão, limpar o que sujou são coisas básicas e que devem ser praticadas diariamente. Mas quando estamos fora de casa temos que fazer mais…

viajar com crianças
Cuidar dos animais que encontramos no caminho

Se a estadia for em um hotel, procure manter tudo sempre organizado, os objetos pessoais guardados, nada de roupas espalhadas pelo chão ou sobre as camas, afinal a camareira está lá para limpar o quarto, não para juntar as nossas coisas. Usar as mesmas toalhas de banho por vários dias economiza água e diminui o uso de detergentes, afinal em casa não trocamos as toalhas diariamente. O tempo do banho também não deve ser estendido só porque a conta de água não vem para nossa casa. Banho prolongado gasta água em qualquer lugar do mundo, então nada de ficar cantando embaixo do chuveiro. Outra coisa que aplico com as meninas é que se elas forem à praia ou piscina pela manhã e quiserem voltar à tarde, não precisa tomar um banho completo, simplesmente tira o cloro ou o sal e segue o baile…deixa o banhão pro fim do dia.

Viajar com crianças para ensiná-las a cuidar do planeta

Se a hospedagem for em camping, veja todas as regras ao chegar e diga às crianças que devem obedecê-las. Cuidar da infraestrutura que nos é oferecida e que vamos dividir com os outros é um exercício de cidadania.

viajar com crianças
Piquenique é legal, se deixar tudo em ordem no final!

Na praia, leve uma sacolinha plástica para juntar o lixo da família. E ainda incentive as crianças a juntarem o lixo que encontrarem pelo caminho. Não importa se não é nosso, a natureza é de todos e devemos contribuir para a limpeza das praias, rios e lagos.

Sempre que possível, utilizem o transporte público da cidade que estão visitando. Além de ser uma forma muito legal de conhecer o lugar, evita que mais carros circulem e poluam a atmosfera. Além de ser mais econômico! Ah, e por a gurizada pra andar também não vai tirar pedaço de ninguém!!

viajar com crianças
Vamos de ônibus que é bem legal!

Viajar é uma excelente oportunidade que nós pais temos de ensinar muitas coisas para nossos filhos. Aventure-se! Você não vai se arrepender!!

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário abaixo e curta nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter!!

Beijos de MEL!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *