Viver em Madrid – Como alugar apartamento em Madrid

publicado

Alugar apartamento em Madrid não é das tarefas mais fáceis do mundo. Principalmente se você acaba de chegar, não tem um contrato de trabalho, comprovantes de renda e uma boa grana pra deixar de fiança. Antes de vir eu pesquisei várias imobiliárias pela internet, mas chegando aqui não adiantou muita coisa. Dá pra ter uma ideia de preço, ir se familiarizando com os bairros, mas é só quando colocamos o pé na rua pra procurar é que nos damos conta da dificuldade.

alugar apartamento em Madrid

Alugar apartamento em Madrid

Primeiro porque não conhecemos bem a cidade e nem sempre dá pra escolher o bairro em que morar já de primeira. Com o tempo vamos decobrindo que lugares fazem mais o nosso estilo, atendem mais às nossas necessidades, tem o que precisamos perto. Segundo porque na maioria das vezes não vamos cumprir as exigências das imobiliárias e de alguns proprietários, o que nos leva a alugar o “que aparece”. A menos que você já chegue com um contrato de trabalho e tudo acertado pela empresa que está te contratando, vai encontrar alguma dificuldade.

alugar apartamento em Madrid
Com sorte dá pra alugar um apartamento em Madrid reformadinho, bem bonito!

Não vou me prolongar em falar de valores de aluguel neste post, porque já falei sobre o custo de vida em Madrid aqui. Mas, em resumo, com € 600 é possível alugar um apê de 2 dormitórios em uma zona não central, com os gastos de condomínio incluídos. Se quiser morar no centro, tem que pagar mais e por um apartamento menor.

Atualização: segundo o Idealista, agência virtual de aluguel de imóveis na Espanha, o preço médio dos aluguéis em Madrid sofreu um aumento de quase 8% no último ano (2017).

Procurando hotel para sua próxima viagem? Conheça as ofertas do Booking. Fazendo sua reserva por este link, você ajuda o blog a se manter no ar e não paga nada mais por isso. 

Também é bom levar em consideração a distância do local de trabalho. Não adianta economizar no aluguel e depois gastar a diferença com transporte. Fora o tempo de locomoção. Nós mesmos já pensamos em mudar para um bairro mais afastado, onde os apartamentos maiores custam o mesmo que pagamos agora, mas quando colocamos na ponta do lápis o gasto que teríamos com passagens, resolvemos fazer exatamente o contrário. Estamos procurando algo mais perto do centro, embora hoje estejamos a 15 minutos dele.

Quando for procurar imóveis na cidade, atente para alguns detalhes:

  • piso – apartamento
  • planta – andar
  • habitación – dormitório
  • matrimonio – dormitório de casal
  • bajo – apartamento no sub-solo
  • ático – cobertura
  • vivenda – imóvel residencial
  • terraza – sacada
  • trastero – depósito
  • comunidade – condomínio
  • armarios empotrados – armários embutidos
  • ascensor – predio com elevador
  • exterior – as janelas tem vista pra rua (não necessariamente todas)
  • interior – as janelas tem vista para o interior do prédio

A grande maioria dos imóveis já vem com a cozinha equipada – armários, fogão, geladeira e máquina de lavar roupa. E não é raro que tenham armários nos quartos. Também existem aqueles que já vem totalmente mobiliados, como foi o nosso. Só precisamos comprar utensílios de cozinha, roupas de cama e banho e televisão.

alugar apartamento em Madrid

Pra alugar é que o bicho pega. Por imobiliária são feitas trocentas exigências, como contrato de trabalho indefinido, as 3 últimas nôminas (contra-cheque), o mês de aluguel, 1 ou 2 meses de fiança e mais 1 mês que corresponde a comissão da imobiliária. A fiança é devolvida na entrega do imóvel, caso não hajam danos no mesmo, mas a comissão é perdida. Ou seja, pra pegar as chaves é preciso desembolsar no mínimo 3 vezes o valor correspondente ao aluguel.

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Alugando direto com o proprietário é um pouco mais fácil, ele talvez vá pedir apenas o mês de aluguel e 1 ou 2 de fiança, que também é devolvida na saída. Mas alguns pedem os mesmos comprovantes que uma agência, o que nos leva de volta à mesma complicação! O negócio é ir contatando um por um até achar aquele que aceite as suas condições.

Atualização: hoje a maioria dos proprietários estão pedindo contrato de trabalho e contra-cheques, como as imobiliárias. Então, encontrar um que não faça estas exigências é como ganhar na loteria 🙁

alugar apartamento em Madrid
A primeira compra depois de conseguir alugar um apartamento em Madrid. A gente não esquece!

Agora, se sua preferência é morar em uma casa, esqueça o centro de Madrid. É como procurar uma agulha em palheiro. Casas só nos bairros bem afastados do centro (bem mesmo) ou nas cidades da grande Madrid.

Aqui deixo alguns sites de busca de imóveis na Espanha:

  • Idealista
  • Fotocasa
  • Mil Anuncios
  • Yaencontre
  • Tucasa

Depois que você já estiver instalado, com a vida arrumada, contrato de trabalho, comprovantes de renda, poderá sair a buscar um imóvel mais de acordo com tudo o que tinha imaginado antes de vir. Até lá, o jeito é ir deixando sua casinha nova com a sua cara!

E você, já passou pela experiência de alugar um apartamento em Madrid? Conta pra gente como foi! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o post nas redes sociais!

Beijos de MEL 😉

 

publicado

23 comentários

  1. Que ótimo post!
    Gostaria de perguntar algo que não está muito claro pra mim. Tenho olhado no idealista, principalmente, e não entendo o que está incluso no valor final que aparece. Aqui no BR estamos acostumados a ver o valor do aluguel do apto, do custo do condomínio e depois procurar um pacote de internet e arcar com os gastos de luz que variam por mês, né? Como é isso em Madrid? Nesse valor que aparece (por ex um apto de 1 dorm no centro está 900 euros) já está incluso o condomínio?
    Obrigada!!

    1. Oi Elis, isso varia de uma locação pra outra. Normalmente o que aparece é o preço final ou escrito “gastos de comunidad incluidos”. Os gastos de agua, luz, gás e internet são a parte.

  2. Oi Juliane.
    Muito bom seu blog. Grata por esclarecer tantos pontos!
    Minhas filhas e eu somos italianas e estamos de mudança para Madrid nos próximos meses. Não quero me “atirar” no primeiro apartamento ou primeiro bairro que aparecer. Por isso pensei em alugar algo temporário por uns 3 meses e só depois buscar algo para 1 ano ou mais. Estamos pensando em alugar um Airbnb por uns 15 dias e usar esse tempo para procurar, conhecer melhor os bairros. Sabe me dizer se isso impede meu empadronamiento? E sem o empadronamiento consigo meu registro na Extranjeria?

    1. Oi Marília! Pelo Airbnb tu não consegues fazer o empadronamento, porque não tem contrato de aluguel, mas acho bom fazer deste jeito que tu disse.E quando alugar em definitivo, empadrona. Sem empadronamento não se faz absolutamente nada aqui.

  3. Oi Juliane! Muito obrigado pelo retorno, ainda abusando da sua boa vontade em compartilhar sua experiência em Madrid, na sua opinião quais bairros você considera menos seguro para se viver por aí? Obrigado

  4. Boa noite, juliane.
    Parabéns pelo blog.
    Irei passar 6 meses em Madrid para estudos na UC3M. Assim, gostaria de alugar uma apartamente em Getafe. Porém, tenho tido dificuldades com dois pontos. O primeiro é que tem tido muitos anúncios falsos, inclusive no idealista´, o que tem me assustado um pouco. O segundo ponto é o fato de que, para um período curto como esse os proprietários de imóveis não tem muito interesse em alugar. Por acaso vc conheceria alguém que tenha um apartamento disponível para alugar durante o período de 28/08/18 a 28/02/19 em Getafe?

    Muito Obrigado

    1. Oi Felipe! Realmente os anúncios falsos são um problema bem comum. Por pouco tempo a solução é alugar por Airbnb ou alugar só um quarto.
      Boa sorte!

  5. Olá Juliane,
    Adorei seu blog parabéns.
    Minha filha tem cidadania espanhola e quer se mudar do Brasil para Madrid, estou ajudando no planejamento e estamos com dificuldade de saber como alugar um pequeno apartamento para ela dividir com uma amiga, nada sofisticado, mas que seja um local bom para se viver, próximo de metro essas coisas. Ela pensou em alugar inicialmente airb&b e começar a procurar aí mesmo, mas gostaríamos de saber qual é a melhor forma para buscar um imovel e as exigencias legais para uma pessoa recem chegada no país. muito obrigada Carmo

    1. Oi Carmo,
      Obrigada!! 🙂
      A melhor forma é vir por Airbnb mesmo e procurar aqui. As exigências são as que cito no post e eles estão cada vez mais rigorosos na questão do contrato de trabalho e comprovantes.
      Espero que dê tudo certo!!
      Abs

  6. Olá Juliane! Primeiramente, parabéns pelo blog, realmente você alivia e muito as dúvidas que tenho sobre todo processo de mudar para Espanha.
    Se puder, poderia me esclarecer um ponto: a fiança do apto você pagou diretamente ao proprietário ou depositou em algum tipo de “seguradora”? (o máximo de informação que encontrei na internet sobre o tema, foi sobre uma Agencia de Vivienda Social de la Comunidad de Madrid). Obrigada

    1. Oi Gustavo
      Obrigada, me alegra saber que de alguma forma posso ajudar quem está passando pelo que nós passamos 🙂
      Eu paguei direto ao proprietário a fiança, mas ela fica depositada em uma conta específica para isso.
      Abraços

  7. Vc conhece Fuente el Saz? Acha que consigo um lugar com 2 ou 3 quartos, e nao muito caro? Se conhece e puder me falar, agradeço imensamente. Tenho uma proposta para trabalhar lá, mas estou meio receosa, nao conheço nada da Espanha.

  8. Parabéns pelo seu blog. Ele tem sido uma ferramenta importante para a minha mudança.
    Eu, meu marido e meus dois filhos estamos indo para Madrid e gostaríamos de dicas de bairro para morar. Quais são as suas sugestões?

    Beijos e obrigada.

    Isabela

    1. Oi Isa!
      Olha, cada bairro de Madrid tem uma característica. Depende do que procuram. Acho que o ideal é vocês alugarem algo temporário antes de vir e chegando aqui procurar algum lugar que se sintam melhor.

      Beijos e avisem quando chegam para marcarmos um café!!

  9. Agora fiquei preocupado !

    Eu pretendo ir para madri com esposa e dois filhos, mas nossa ideia é não trabalhar por uns 2 anos…somente depois se preocupar com o que fazer por ai…então dificilmente vou conseguir alugar um bom local sem renda por ai ? Será que investimentos no brasil não valem ? Pois a idéia era viver de juros, pegar os juros do brasil e enviar para a espanha mensalmente para pagar as contas.

    1. e ai roberto, tambem estou pensando em fazer isso. Li relatos de gringos que conseguiram o visto com um aluguel do AirBnb e depois que chegaram foram procurar onde iriam ficar. Aí sim acredito tiveram alguma dificuldade, mas nao sei. Mudanca de pais é um grande desafio sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *