Atomium de Bruxelas – dicas da Bélgica

O Atomium de Bruxelas é uma das atrações mais visitadas da cidade e para quem viaja com crianças é imperdível! Estivemos lá na nossa última visita a Bélgica, em novembro, e foi um dos passeios que a Lu mais gostou.

atomium bruxelas entrada

Verdade que a ideia que fazíamos do Atomium de Bruxelas era um pouco diferente do que realmente é, mas mesmo assim valeu a pena conhecer. Nós pensávamos que era tudo a ver com ciências, mas isso que dá não pesquisar a fundo o local.

Veja também:

Exposição temporária no Atomium

O Atomium está para a Bélgica como a Torre Eiffel está para Paris. Ele foi construído para a Exposição Universal de 1958 e seria desmontado 6 meses depois. Mas os planos mudaram e hoje ele é um símbolo da Bélgica.

Fizemos um tour guiado a convite da atração e descobrimos toda a sua história e curiosidades. O tour foi em inglês e nessas horas nada melhor do que viajar com uma filha que te serve de tradutora! Fomos recebidos com muito carinho e tivemos uma atenção toda especial, o que fez a visita muito mais interessante.

Nossa guia nos contou que na época da construção o povo da cidade olhava aquela estrutura gigante sendo montada e achava uma loucura! Ninguém colocava fé que aquilo iria se manter em pé e que logo tudo viria ao chão. Mas depois de pronto, todos ficaram encantados com o resultado!

Projeto Atomium de Bruxelas
Desenho da ideia do Atomium

Como ele foi feito para durar apenas 6 meses, o material usado era ferro, que com o passar dos anos foi se deteriorando. Por isso, o Atomium foi totalmente reformado e hoje ele é recoberto de alumínio. Lá dentro há uma exposição permanente que conta toda a história do Atomium.

Quer conhecer Madrid? Vem com a gente!

Algumas informações interessantes que ela nos passou foi que a ideia inicial do engenheiro que fez o projeto, André Wtarkeyn , era fazer uma torre invertida. O projeto não foi aprovado e ele então teve a ideia de fazer um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Toda a estrutura tem 102 metros de altura, 2400 toneladas e é formada por 9 esferas ligadas entre si, cada uma com 18 metros de diâmetro.

Outro fato interessante e que podemos ver por fotos e vídeos na exposição permanente, é que ele foi totalmente construído sem qualquer equipamento de segurança. Os operários trabalhavam no muque mesmo, se comunicavam entre eles através de sinais, já que uns estavam lá embaixo e outros lá no alto. E apesar dessa loucura! não aconteceu nenhum acidente fatal durante a construção, que durou 3 anos!

Vista Atomium de Bruxelas
Vista da Mini Europa, que visitamos pela manhã
Escada Atomium de Bruxelas
Uma das escadas rolantes

Para circular entre uma esfera e outra existem escadas e escadas rolantes. São os tubos que vemos do lado de fora. A descida é feita por uma escada rolante enorme, toda iluminada! Das 9 esferas apenas 5 são visitáveis. Das outras 4, 2 são utilizadas para eventos. Sim, é possível realizar qualquer festa lá e é muito procurado para casamentos. Uma das esferas é reservada para escolas, para os alunos do primeiro ano. Várias mini esferas estão distribuídas ali e são as camas onde as crianças dormem. Elas chegam a tarde e vão embora no dia seguinte. E a fila de espera já está em mais de 1 ano!

As mini esferas para crianças de escolas

Além da exposição permanente, que conta a história do Atomium de Bruxelas, sempre acontecem exposições temporárias. Quando fomos estava acontecendo uma de Bruegel, renomado pintor flamenco. Esta exposição permanece até setembro de 2020, quando inicia uma nova exposição (1 ano é o tempo de cada exposição temporária).

Exposição temporária

Voltamos ao térreo onde pegamos o elevador (que fica no tubo central) e que leva à mais alta esfera. O bichinho sobe a uma velocidade de 5m/s! Dá friozinho na barriga! Lá tem um restaurante e uma vista panorâmica de toda a cidade.

Vista da cidade

No andar térreo tem uma loja de souvenirs e no prédio anexo, onde fica a bilheteria, tem também uma lanchonete e banheiros (pagos, claro, porque em Bruxelas não existe banheiro grátis).

Uma curiosidade mais: os Smurfs, outro símbolo da Bélgica, nasceram no mesmo ano que o Atomium.

welcome atomium

Para visitar o Atomium de Bruxelas é bom comprar as entradas antes e evitar filas. Para chegar até lá dá pra usar o Hop On- Hop Off de Bruxelas ou transporte público. Tem uma estação de trem bem perto e também ônibus nas proximidades. Eu sempre uso o APP Moovit para me locomover quando viajo.

A visita ao Atomium foi um convite da própria atração, mas nossa opinião se baseia na nossa experiência durante a visita.

Acompanhe toda a nossa viagem à Bélgica clicando aqui.

Beijos de MEL!

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

Booking.com

 

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da American Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

 

publicado

10 comentários

  1. Ainda não conheõ a Bélgica, mas quero muito conhecer e com certeza colocarei o Atomium no meu roteiro pq adoro esses “prédios” curiosos!

  2. Cê acredita que estive na Bélgica por alguns dias, me enrolei e não visitei o Atomium? Agora estou devendo uma segunda visita pra conhecer essa obra linda e explorar um pouco mais da Bélgica! Beijinhos!

  3. Não conheço ainda a Bélgica, mas tenho muita vontade de visitar Bruxelas. Acho que o Atomium é mais interessante que uma torre invertida. Meu marido ia gostar de fazer essa visita.

  4. eu gostei muito de visitar o atomium, peguei um dia lindo e tirei varias fotos já de cara hauehae o interior me surpreendeu foi legal viajar no tempo, um tempo meio q futurista dos anos 60 70 haha recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *