Muitas pessoas nos perguntam porque escolhemos vir morar em Madrid. Afinal, podíamos escolher qualquer país da União Européia e a Espanha ainda está em crise, embora já mostre sinais de recuperação frente a alguns outros países.
Quando resolvemos que iríamos sair do Brasil, nossas opções eram Londres, Espanha, Itália e Portugal, mas acabamos mesmo vindo morar em Madrid.
Itália seria o país onde teríamos menos dificuldades para entrar e morar, afinal somos cidadãos italianos. Não precisaríamos correr atrás de permissões para viver e trabalhar. Mas esbarramos em um obstáculo que, para nós, acabou pesando bastante: o idioma. Tá, não é nenhum bicho de sete cabeças, todos disseram que aprenderíamos rápido, mas mesmo assim tivemos receio de dar este passo. Além disso, aprender italiano não era uma prioridade, embora eu ache lindo e queira muito saber falar (descobri que a Elisa também quer ?). E não, não fui ensinada pelos meus avós. Era o trunfo deles. Era a língua que usavam quando não queriam que ninguém entendesse o que diziam.
Portugal era a última opção da lista. A única razão que poderia pesar a favor foi justamente a que pesou contra: o idioma. Um dos meus objetivos com toda esta mudança, dentre tantos, é que aprendamos uma nova língua. Português de Portugal não conta hehehehe
Londres era a opção TOP. Aliás, Londres é TOP! Todos nós amamos aquela cidade e aprimorar o inglês é um dos principais objetivos que temos. Mas então porque não fomos para lá? Bem, principalmente pelo alto custo para se viver na Inglaterra. Pode ser que daqui alguns anos, já adaptados a Europa, a gente mude de ares. Mas consideramos que seria uma mudança bem radical pra se fazer com as crianças. O clima também pesou um pouco, embora não tenha sido um fator determinante. Sair do país tropical para o FOG londrino me pareceu um pouco extremo.
Vamos morar em Madrid?
Enfim, não foi difícil escolher a Espanha. Quando visitamos Madrid foi amor à primeira vista. A cidade reunia tudo aquilo que estávamos buscando. O clima bem parecido com o que temos no Rio Grande do Sul (um frio de lascar no inverno e um calor de derreter no verão), o custo de vida estava mais ao nosso alcance, e o idioma não parecia uma barreira intransponível, pelo contrário. No sul crescemos ouvindo expressões que são muito espanholas. Sem contar que é o 2° idioma mais falado no mundo. Boa oportunidade para as meninas começarem o projeto “plurilinguISAS” hahahaha.
Quer saber como foi começar tudo de novo em Madrid? Me segue no link.
Hoje estamos abertos a qualquer oportunidade. Amamos Madrid, mas podemos amar outros lugares também. Agora que sabemos que sair do nosso país e começar de novo não tira pedaço, as fronteiras diminuíram!
E você, também teve que escolher ou já sabia exatamente para onde queria ir? Conta pra gente aqui nos comentários!
Beijos de MEL! 😉
Bom dia Juliane, você trabalha como guia turística em Madri? Precisava de uma assessoria para alugar apartamento, conhecer um pouco melhor Madri, alguém que possa me direcionar, você faz esse tipo de trabalho?
Oi Lorena, posso te ajudar sim. Me envie um email para contato@melamilpelomundo para falarmos melhor. Abraços
Boa tarde Juliane
Sou de Florianópolis SC
Gostei muito do seu blog
Acredito que está ajudando os Brasileiros que estão querendo ir para a UE, como eu também pretendo ir… rsrs
Eu, meu marido e dois filhos…
Tenho cidadania italiana, mas me preocupo um pouco em relação a trabalho…
Demoro muito pra vcs conseguirem trabalho, como foi?
Abraço
Oi Ssandra!
Que bom que está curtindo o blog!
Trabalho tem, mas estão cada vez mais pedindo qualificação. Eu consegui trabalho já no primeiro mês.
Boa sorte!
Boa tarde!
Estou em dúvida se mudo para Madrid ou Barcelona….amo Barcelona e conheço Madrid por seu olhos rsrs….me ajuda por favor!!!
Amo seu blog e estou encantada por sua nova vida….
Por seus olhos****
OI Alexandra! Que legal que curte o blog, isso dá ânimo para ir sempre em frente! <3
Amo Madrid e sou suspeita para falar hehehe
Oi Juli! Tudo bem? Tambem sou “quase” psicóloga, tive meu primeiro filho no último semestre da faculdade, me formei nas nunca mais voltei pra área. Estou vivendo um impasse parecido… Minha sogra mora em puerto banus e meu filho quer ir morar com ela. Mas como mae vc já deve imaginar q meu coração está na mão …. E tenho pesquisado o q fazer pq se ele não quiser voltar tá na cara q eu vou… Será q vc poderia me ajudar ???? Bjs Linde
Oi
Linde! É, eu também estaria com o coração na mão. Mas como posso te ajudar? O que precisa saber exatamente?
Olá Juli olha eu aqui novamente 🙂 gostaria de saber a experiência de vcs em relação a aluguel, trabalho e escola p as crianças. Podemos falar por email 🙂
Parabéns pelo Blog!
Gostei muito das dicas que encontrei aqui…
Também sou Gaúcho…
Estou ajudando a minha esposa a juntar todos os documentos para solicitar o Reconhecimento da Cidadania, dela e de nossa filha, que vamos fazer ali na Italia, no segundo semestre. E assim como vocês, após concluído o processo, nos mudaremos para Espanha, porém, escolhemos Barcelona para criar nossa pipoca!
Desejo sucesso a vocês, muita felicidade!
Oi Diego! Sei a trabalheira que dá juntar os papéis da cidadania, mas vá em frente, vale a pena. Qualquer coisa, prende o grito!!
Abraços!