Eu sou apaixonada por história, uma curiosa daquelas que abre uma página na Wikipédia e quando vê, já abriu 30 outras! Quando comecei a ler sobre Segóvia, não achei que a cidade me encantaria tanto. Dos bate-e-volta saindo de Madrid, o mais procurado é Toledo, por ter sido a primeira capital do reino. Mas Segóvia guarda um encanto inexplicável! Foi amor à primeira visita! E, na minha humilde opinião, Segóvia é um bate-e-volta imperdível desde Madrid.
Como ir de Madrid a Segóvia
Segóvia é uma cidade medieval, murada, com castelos que já foram a residência de reis, igrejas centenárias, inclusive onde a rainha mais conhecida da Espanha foi coroada e com um aqueduto impressionante, uma obra do Império Romano que, diz a lenda, foi construída pelo Diabo. Não é de se estranhar esta crendice, tamanha é a obra para a época em que foi erigida.
Um dia em Segóvia é mais do que suficiente para conhecer tudo. A menos que você queira visitar cada uma das igrejas e monastérios da cidade, não precisará mais do que 5 horas. Mas caso você tenha um pouco mais de tempo, passear pelas ruas à noite pode ser uma agradável surpresa. Os monumentos históricos iluminados deixam esta cidadezinha medieval ainda mais esplendorosa! E você pode se hospedar em um dos vários excelentes hotéis da cidade, reservando aqui.
Tudo indica que Segóvia foi povoada primeiramente pelos celtas, mas só após a ocupação romana ganhou importância e se desenvolveu. Os próximos a dominarem a cidade foram os visigodos, sendo invadida pelos árabes a partir de 711 d.C. Nesta época, imagina-se que a cidade tenha perdido grande parte de sua população e que só voltou a se desenvolver após a reconquista, por Alfonso VI de Castilla.
Quer ver a noite em Segóvia? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!
A cidade tornou-se uma grande produtora de lã, este era o seu “ouro”. No século XII era um importante centro de comércio e é nesta época que surgem as diversas igrejas que vemos espalhadas pela cidade.
Os judeus também marcaram presença na região e podemos perceber a importância deles ainda hoje, passeando pelo bairro judeu, a juderia. A Sinagoga Maior era uma das mais importantes da península e hoje abriga a Igreja de Corpus Christi.
Nosso passeio começa aos pés do Aqueduto Romano, do século I d.C. Usado para transportar a água desde a serra até a cidade, são mais de 15 km em um total de 167 arcos. É a obra romana mais bem conservada e importante situada na Península Ibérica. Foram utilizados 35 mil blocos de granito na sua construção, sem utilização de qualquer tipo de argamassa. No século XV, na época dos reis católicos, o aqueduto foi restaurado, pois parte de sua estrutura havia sido destruída pelos árabes, no século X. Na parte superior, bem em frente à Praça de Azoguero, observamos dois nichos, onde foram colocadas duas imagens, uma da Virgem de Fuencisla, padroeira da cidade e outra de San Esteban. Aproveite para tirar fotos de vários ângulos, pois esta é realmente uma obra grandiosa!
Na sequencia, podemos subir a escadaria do aqueduto e tirar fotos lá do alto ou seguir pela Calle de Cervantes em direção à Plaza Mayor. No caminho vamos encontrar prédios de nobres, o antigo cárcere real, a Plaza de San Martín ou Plaza de Juan Bravo, onde encontramos uma estátua em sua homenagem e a igreja de San Martín, construída em 1117.
Chegando na Plaza Mayor, nos deparamos com sua belíssima catedral, conhecida como “a Dama das Catedrais”. É considerada a última construção em estilo gótico da época. Sua construção começou em 1525, sendo concluída em 1577. Vale a pena entrar no templo e contemplar sua arquitetura e obras de arte. É na Plaza Mayor que encontramos também a Igreja de San Miguel, onde Isabel I foi proclamada rainha, em 1474.
Seguindo nosso passeio, chegamos ao Alcázar de Segóvia. Pelo caminho, observamos sinais do aqueduto soterrado.
O Alcázar é uma obra grandiosa, que pode ser observada de longe. Não se sabe ao certo a época de sua origem, mas restos de assentamentos em granito foram encontrados no local, semelhantes aos usados na construção do aqueduto. Por isso, acredita-se que desde este período já existia uma fortificação no local. A primeira documentação que existe data de 1122, logo após a reconquista por Alfonso VI, mas é só em 1155 que aparece citado como “castelo de Segóvia” e “alcázar”. Vários monarcas habitaram o castelo, e durante muito tempo foi a residência favorita dos reis de Castela, chegando em seu apogeu no reinado de Enrique IV. A coroação de Isabel I marca para sempre a história do Alcázar.
Os próximos reis, da dinastia dos Áustrias, já não o utilizavam com tanta importância, embora o casamento de Felipe II (1570) tenha se realizado ali. Foi ele também o responsável pela sua aparência atual. Posteriormente, foi utilizado como prisão, escola de artilharia e hoje é um museu que conta a história de Segóvia e merece ser visitado. Ah, já ia esquecendo! O Alcázar serviu de inspiração a Walt Disney para o castelo de uma de suas princesas. Você sabe qual?
A partir do Alcázar podemos contemplar a beleza da muralha da cidade, muito bem conservada. Não se sabe ao certo quando ela começou a ser erguida, embora hajam indícios de origem romana. Contudo, acredita-se que sua construção tal como é hoje tenha sido iniciada na época da reconquista cristã. A muralha começa e termina no Alcázar, completando 3 km de extensão. Teve 5 portas, das quais hoje restam apenas 3: Santiago, San Cebrían e San Andrés. Na Porta de San Andrés é possível subir no alto da muralha, basta pedir o código no Centro de Informaçoes.
Depois de tanto andar, nada mais justo do que parar para experimentar uma das delícias da culinária segoviana. O prato mais conhecido é o cochinillo assado e eu tenho meu lugar preferido para saboreá-lo. Uma construção do século XIII, pra se sentir em plena era medieval!
Segóvia faz parte da Comunidade de Castilla-Léon, fica entre dois rios – Eresma e Clamores – e está a 87 km de Madrid. Foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1985. Podemos sair da capital de trem ou ônibus e aproveitar o dia passeando por suas ruas seculares. Se você preferir ir de Madrid a Segóvia com carro, confira as melhores ofertas aqui.
Mas se você quiser curtir a noite segoviana, nada melhor do que se hospedar em um dos excelentes hotéis da cidade, como você pode conferir neste link.
Segóvia é uma cidade amiga das crianças e tem uma programação especial para os peques. Já conferiu este post onde conto como MEL conheceu a cidade fazendo um tour com o arriero Claudio? Foi muito legal!!
Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!
E então, ficou curioso para conhecer esta cidade cheia de encantos? Bora planejar um bate-e-volta de Madrid a Segóvia!? Entre em contato comigo!
Beijos de MEL! 😉
Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?
Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.
Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.
Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.
Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!
Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.
Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados
Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!
Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/