O que fazer no verão em Madrid

O verão chegou chegando em Madrid, o que não é nenhuma novidade para quem está acostumando com o clima tórrido e seco da capital espanhola. Mas quem vem visitar a cidade nesta época pode se perguntar o que fazer no verão em Madrid, já que estamos a algumas horas de distância da praia mais próxima.

verão em madrid como aliviar
Borrifo para aliviar o calor

Este já é nosso terceiro verão aqui e neste tempo descobrimos algumas táticas pra aliviar o calor, que não é pouco. As temperaturas podem passar dos 40º facilmente e tem hora que tudo que queremos é um refresco! O calor é tão sufocante que os madrilenhos picam a mula, dão o fora, fogem para os pueblos, onde o clima é mais ameno. Os comércios, principalmente dos bairros, fecham no mês de agosto e não é raro se deparar com a plaquinha de “cerrado por vacaciones” na porta dos estabelecimentos (calma, as grandes lojas não fecham, de modo que as compritchas estão garantidas).

cobertura nas ruas de Madrid
As ruas preparadas para o verão

Então, nós que ficamos por aqui, temos que encontrar maneiras de sobreviver a estes 3 meses de sofrência! Confere as dicas desta pessoa aqui que ama o inverno e torce para o verão passar rapidinho:

Parques e praças

Madrid tem parques e praças muito legais, super arborizados, com fontes, lagos e brinquedos para os pequenos. Nós curtimos muito fazer piqueniques nos finais de semana ou mesmo durante a semana, no fim do dia, quando a temperatura está um pouco mais agradável (se é que isso é possível).

piquenique nos parques de Madrid
Piquenique sempre rola
piquenique no parque de Madrid
Qualquer grama já serve
ginástica no parque
Exercício também rola

Aproveite que a noite só chega depois das 22hs e desfrute dos parques de Madrid! O mais famoso e central é o Parque do Retiro, mas nós gostamos de ir também até a Montanha de Príncipe Pio, onde está o Templo de Debod e onde se pode admirar um lindo pôr-do-sol!

Palácio de Cristal parque do Retiro
Palácio de Cristal
parques infantis no Retiro
Parquinhos do Retiro

Mais afastado do centro tem o Parque de San Isidro, a Casa de Campo, o Parque Juan Carlos I e o Parque do Capricho, que é uma lindeza mas não permite que se entre com comida, então esquece o picnic. Como a maioria dos parques são cercados, esteja atento aos horários de abertura, normalmente entre 7 e 23hs no verão.

Lago da Casa de Campo
Lago da Casa de Campo
Parque de San Isidro
Parque de San Isidro
Parque de San Isidro
Parque de San Isidro

O centro tem inúmeras praças, com bares em volta, onde podemos sentar e tomar uma das bebidas refrescantes do verão espanhol enquanto as crianças se divertem nos brinquedos. Nossa predileta é a Praça Dois de Maio, a “Dos D” para os íntimos. Mas não se prenda a uma só. Saia a caminhar e descubra sua favorita!

Parquinhos de Madrid
Parquinhos de Madrid

Madrid- Rio

Este parque linear foi construído em 2011 com o objetivo de revitalizar a orla do rio Manzanares.  São mais de 7 km de extensão, com muito espaço verde e 17 areas de brinquedos infantis, todas construídas com materiais sustentáveis e naturais. Pistas esportivas, ciclovias e até uma praia urbana, onde as crianças se divertem tomando banho nos “chorros”, que a Maísa chama carinhosamente de chuvisco, fazem de Madrid-Río uma ótima opção para passar o dia. Leve toalha, porque se deixar molhar pelo chuvisco é praticamente irresistível!

Parque Madrid-Rio
Parque Madrid-Rio
Ponte de Arganzuela - Madrid-Rio
Ponte de Arganzuela – Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Parques infantis em Madrid-Rio
Chorros de Madrid-Rio
Chorros de Madrid-Rio, a praia urbana

Piscinas públicas

Para usufruir das piscinas públicas da cidade não é preciso ser residente. Basta escolher um dos mais de 15 Centros Desportivos de verão distribuídos nos bairros, pagar a entrada que custa entre €1,35 (idosos) e €4,50 (adultos) e se jogar! Cada qual tem tamanho e estrutura diferentes, mas todas contam com vestiário, banheiros, lanchonete e área para piquenique, assim como piscinas adulto e infantil. Os salva-vidas estão sempre de olho, tanto para manter a ordem e fazer cumprir as normas de uso, como para socorro em eventuais acidentes.

 

Piscinas públicas de Madrid
Piscinas públicas de Madrid

Elas abrem em maio e fecham em setembro, das 11 às 21hs. Dá pra conhecer todas, hein??

Neste post eu conto como curtimos as piscinas da cidade!

Museus

Quer fugir do calor se refugiando em um espaço fechado, com ar condicionado e que não seja um shopping? Pois então vá ao museu! Madrid tem vaaaarios! Além dos super famosos Prado, Thyssen e Reina Sofia, que ficam no Paseo del Prado, existem outros menores mas não menos interessantes.

Museu do Prado
Museu do Prado

Museu de Ciências Naturais (este tem dinossauros, as crianças vão amar e tenho post dele aqui), Museu Naval, Museu de Antropologia, Museu de Arqueologia, Museu do Traje, Museu de San Isidro, Museu de História, Museu do Romanticismo são apenas alguns que me lembro de cabeça.

Museu de Ciencias Naturais
Museu de Ciências Naturais

Terrazas e azoteas

Aliviar o calor com uma vista privilegiada da cidade, que tal? As terrazas e azoteas da cidade convidam a tomar algo gelado enquanto disfrutamos de uma boa conversa, ouvimos uma  boa música e tomamos um ar fresco depois de tantos meses nos bares fechados fugindo do frio e com uma vista linda de Madrid. São muitas opções que fica até dificíl escolher…

Tem terraças de hotéis que são abertas ao público, tem a azotea do Círculo de Belas Artes, do Palácio de Cibeles, a da Casa Encendida. Hum, até que o verão tem seus encantos.

Parque Aquático

Sabia que um dos maiores parques aquáticos da Europa está aqui em Madrid? É, o Aquópolis de Villanueva é diversão garantida no verão! Além dele, o Parque Warner Beach e o Aquópolis San Fernando completam a lista de atrações radicais para fugir do calor. Sem esquecer do Parque de Atrações, que fica na Casa de Campo, super acessível, de metrô ou ônibus.

Para economizar nas entradas, aproveite as promoções dos sites dos respectivos parques e compre os ingressos com antecedência. Dá pra fazer uma boa economia!

Bebidas da estação

Claro que este item não podia ficar de fora da lista. Vir a Madrid é deixar se levar pelas suas delícias gastronômicas e também suas bebidas mais populares. O inverno tem as suas e o verão não ia ficar devendo!

Das minhas preferidas está o tinto de verano. Faço em casa, porque amo!! É uma bebida feita com vinho e gaseosa, uma água mineral docinha. Coloca umas pedras de gelo, uma rodela de limão (se quiser) e pronto! Refrescante e delicioso!

Tinto de Verano
Tinto de Verano

Mas claro que existem outras mais. A sangria é a mais conhecida, imagino. O gazpacho, que é uma sopa de tomates e pepinos temperada que se toma bem gelada, é muito popular e vende-se em caixas, como as de suco. A horchata é outra bebida bem apreciada, embora eu já tenha experimentado duas vezes e não curti, como eu conto aqui. Tenho um amigo que não se conforma,  diz ele que tenho que provar em uma horchataria, pois as que compramos no supermercado não são tão saborosas. Estou pensando se dou uma terceira chance à bebida…

Horchata
Horchata

Para os amantes do café, não me xinguem porque também sou uma e por algum tempo não admitia prová-lo como os espanhóis tomam, mas enfim, cedi à curiosidade. E agora é uma das minhas bebidas preferidas do verão: o café com gelo! Deixe o preconceito de lado e prove, é muuuuito bom!!

Café com gelo

O granizado, suco congelado batido, não pode ficar de fora da lista. É delicioso e super refrescante! E o preferido da gurizada.

A última dica é: sorvete, sorvete, sorvete. Quer mais refrescante do que isso? Então confere as dicas da Luisa com as sorveterias que ela mais curte em Madrid!

Sorvete tailandês
Sorvete tailandês
Sorvete de iogurte

Bom, quem me conhece sabe que gosto muito mais do frio do que do calor. Mas confesso que este inverno foi bem rigoroso e já estava cansada de tanto gelo, torcendo pra que o verão chegasse logo. Enfim, chegou e sei que daqui a duas semanas já estarei pedindo arrego, morrendo de saudades do frio. Mas enquanto ele não volta, bora aproveitar tudi bom que a estação tem pra nós, né mesmo?

Beijos de MEL!!

 

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Se quiser dicas sobre outro bate-e-volta imperdível por aqui, dá uma olhada neste post sobre Segóvia, uma das minhas cidades preferidas!!

 

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Se precisar de transfer do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa, conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta