Aranjuez – mais um bate e volta imperdível desde Madrid

Quando temos um diazinho de folga, aproveitamos para conhecer cidades que ficam próximas a Madrid e que podemos chegar em pouco tempo. Um sábado desses fomos conhecer uma que fica a 50 km daqui. Aranjuez é um município da Comunidade de Madrid que se acessa facilmente desde a capital, de carro, trem ou ônibus. É um dos bate-e-volta mais procurados para quem tem mais de dois dias aqui.

Paisagens de Aranjuez

Nós fomos de carro. Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Aranjuez é uma cidade pequena mas muito bonitinha.  Seus jardins e monumentos nos levam a uma viagem pela história, mostrando um lugar que foi habitado por reis e rainhas, que andaram por suas ruas e tiveram um lugar só para si.

Fonte em Aranjuez na Espanha
Fontes em Aranjuez

Sua paisagem cultural foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade em 2001 pela UNESCO e, antes disso, já havia sido declarada Conjunto Histórico Artístico em 1983. É conhecida por “Real Sítio”, título que recebeu do rei Felipe II no século XVI. No final do século XIX, recebe ainda o título de Villa, pelo qual também é conhecida até hoje.

Aranjuez, uma cidade exclusiva dos reis da Espanha!

Desde os reis católicos, Isabel e Fernando, Aranjuez era frequentada pela monarquia, onde gostavam de passar os meses de primavera. O local contava com uma Casa Palácio e um jardim por onde a rainha Isabel gostava de passear. Em 1561, sob as ordens de Felipe II, iniciam as obras do palácio real, que serviria de residência aos reis. Nesta ocasião, fica proibida a povoação da vila. Esta seria exclusiva dos monarcas, que com o passar do tempo foram modelando a cidade ao seu gosto, com belos jardins, monumentos e um palácio cada vez mais imponente. Somente no reinado de Fernando VI foram permitidos assentamentos populares na cidade. A partir de então, a pequena vila começa a se desenvolver e ganhar o formato que vemos hoje.

A primeira linha ferroviária da Espanha deveria ligar Aranjuez a Madrid, mas atrasos nas obras fizeram com que fosse ela a segunda, conhecida como “Tren de la Fresa”. Hoje, este comboio é recriado todos os anos, saindo da estação de Atocha e mostrando aos passageiros os costumes daquela época.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Passar um dia na cidade é suficiente para visitar os principais pontos turísticos, mas se você quiser conhecer e aproveitar tudo o que a cidade tem preparado para o turista, reserve pelo menos dois dias. Passear por seus jardins, criados para o desfrute dos reis da Espanha, é imperdível. O maior deles, o Jardin del Princípe, conta com 150 hectares. Maior que o nosso querido Retiro, em Madrid! Na verdade, são vários jardins dentro de um, com estátuas, fontes, lagos e até um museu, onde podemos conhecer os barcos utilizados pelos reis para navegar pelo rio Tejo.

Jardim do Príncipe em Aranjuez
Jardin del Príncipe

O Parterre e o Jardin del Rey também valem a visita e ficam bem pertinho do palácio. O primeiro, em estilo francês, foi mandado construir por Felipe V. Suas fontes são verdadeiras obras de arte! Em estilo renascentista, o Jardin de la Isla está rodeado pelas águas do Tejo e exibe fontes de deuses mitológicos, entre outras. O Jardin de Isabel II fica bem perto do Parterre e foi o último a ser construído. A população o chama carinhosamente como o jardim de “La Princesita“. A entrada nos belíssimos jardins de Aranjuez são gratuitas.

Jardim de Isabel II em Aranjuez
Jardim de Isabel II

Aproveite para conhecer a Casa del Labrador, um palacete em estilo neoclássico; o Museo de Faluas Reales, dentro do Jardin del Príncipe, onde estão os barcos usados pelos reis; a Igreja de Santo Antônio e a igreja mais antiga da cidade, Iglesia de la Virgen de las Angustias.

Igreja de Santo Antonio em Aranjuez na Espanha
Igreja de Santo Antonio

Mas, sem dúvida, a visita mais importante é ao Palácio Real de Aranjuez. Foi Felipe II quem ordenou o início da construção do grandioso palácio, mas vários reis após ele influenciaram na obra. Por fim, Carlos III o amplia, deixando como o vemos nos dias de hoje. Grande parte das salas estão decoradas ao gosto da rainha Isabel II, embora existam peças das mais diversas épocas em que o palácio foi utilizado pelos reis.

Palácio Real de Aranjuez
Palácio Real de Aranjuez

A riqueza dos detalhes, o luxo e ostentação estão presentes em cada espaço. É uma visita imperdível, que merece no mínimo, uma hora. Bom, eu que sou a louca dos palácios não saio de lá em menos de duas. Gosto de olhar atentamente cada detalhe. Muitas vezes vou com meu marido uma primeira vez para conhecer estes prédios históricos, mas depois, se tenho oportunidade, volto sozinha para ficar mais tempo e olhar tudo!

A cidade oferece também várias atrações para os visitantes que querem estender o passeio além dos monumentos e jardins. Passeios de carruagem, de trem turístico, de barco, voos de balão e o “Tren de la Fresa”, que rememora as viagens da segunda linha férrea da Espanha, que inaugurou em 1851. O trem liga Madrid a Aranjuez e funciona de abril a junho e setembro e outubro, aos sábados e domingos. Para conferir as datas e horários, clique aqui.

Passeio de barco pelo rio Tejo em Aranjuez
Passeio de barco pelo rio Tejo

Caso tenha oportunidade, inclua esta histórica cidadezinha no seu roteiro. Certamente não vai se arrepender. E se quiser mais dicas sobre a cidade, fale com a gente!

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Se quiser dicas sobre outro bate-e-volta imperdível por aqui, dá uma olhada neste post sobre Segóvia, uma das minhas cidades preferidas!!

 

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Se precisar de transfer do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa, conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta