Córdoba, Dicas de Viagem, Espanha

O que fazer em Córdoba na Espanha e dicas de hotéis

que-fazer-em-cordoba-na-espanha-dicas-de-hoteis

Separamos uns dias de férias em junho para uma road trip pela Andaluzia e nossa primeira parada foi em Córdoba. Gostamos de sair meio sem compromisso com roteiros, então escolhemos alguns lugares que gostaríamos de ir e no decorrer da viagem decidíamos em quais íamos parar. Mas Córdoba era uma das visitas certas, até mesmo porque queríamos ver a viabilidade de oferecer passeios para lá. Então neste post, o primeiro desta viagem, conto pra vocês o que fazer em Córdoba na Espanha e dicas de hotéis.

Gostamos sempre que possível, passar uma noite nas cidades que visitamos para conhecer a noite local. Em Córdoba ficamos duas noites e, por ser uma cidade turística e universitária, a noite é animada. As lojas ficam abertas até umas 22h e tem vários bares e restaurantes pelo centro que funcionam atá mais tarde. Fomos no verão, então o dia é bem mais longo, dá pra aproveitar bastante.

ruas da cidade de Cordoba Espanha
Perca-se pelas ruas de Córdoba!

A estadia em Córdoba era a única que havia feito antes de sair de Madrid e ficamos em uma pousada bem no centro, pertinho da mesquita-catedral. Podíamos fazer tudo andando. O lugar é bem simples, mas limpinho, confortável e super bem localizado. Além do preço, super em conta. Notei que por ali existem várias pousadas do tipo, em construções mais antigas, pequenas. Mas existem hotéis para os mais exigentes também e deixarei todas as dicas de hotéis em Córdoba no final do post.

Chegamos no início da tarde, fizemos nosso check-in e já paramos em um restaurante bem charmosinho e gostoso para almoçar. Apesar de estarmos na Espanha, Córdoba foi ocupada pelos mouros durante séculos e a influência árabe está por todo o canto, inclusive na comida. Então começamos com um delicioso tabule!

E por falar em história, Córdoba é um prato cheio. No século II a.C. foi dominada pelos romanos e começou a ganhar importância. Com a invasão muçulmuna em 711 d.C. tornou-se a sede do Califado de Córdova e chegou a ser a maior cidade da Europa e uma das maiores do mundo, com mais de 450.000 habitantes. Em 1236 a cidade voltou ao domínio cristão, após a reconquista pelo rei Fernando III.

Antiga construção às margens do rio Guadalquivir

Destas épocas temos muitíssimos prédios e monumentos que nos levam a uma viagem no tempo. São séculos e séculos de história que podem ser percorridos pelas ruas da cidade. Em um dia é possível ver a maioria, mas se possível, dedique pelo menos 2 dias a esta cidade tão encantadora da Andaluzia.

Confira que fazer em Córdoba:

  • Mesquita – Catedral

Declarada Patrimônio da Humanidade em 1984, a Mesquita-Catedral de Córdoba é uma obra impressionante. Ali podemos ver a história da evolução da Espanha, desde os tempos Visigodos, passando pelos muçulanos e cristãos. Os estilos gótico, renascentista e barroco podem ser visto em toda a construção cristã. É, sem dúvida alguma, uma das mais importantes obras da Espanha.

vista exterior Mesquita - Catedral de Córdoba
Mesquita – Catedral de Córdoba

Sobre a antiga igreja de San Vicente, da época visigoda, foi construído o grande templo muçulmano, passando por sucessivas ampliações, até voltar ao domínio cristão, onde foi transformada em catedral.

Interior da Mesquita-Catedral

Não deixe de caminhar pelo Patio de los Naranjos e admirar sua belíssima torre.

Patio de los Naranjos
  • Ponte Romana

Construída no século I a.C. durante o reinado de Augusto, atravessa o rio Guadalquivir e já foi reconstruída várias vezes, mas seu traçado segue sendo o original. Ela fazia parte da extensa calçada romana Via Augusta, considerada a mais longa da Espanha (Hispania), com 1500 km e por 2000 anos foi a única ponte da cidade.

Ponte romana vista da torre

Composta por 16 arcos, podemos observar outras duas construções em seus extremos. De um lado, a Torre de Calahorra, que foi construída no século XIV pelo Rei Alfonso XI etinha a função de proteger a cidade. Hoje abriga o Museu Vivo de al-Andalus ou Museu das Três Culturas, com uma coleção que conta a história da cidade. Do alto temos uma vista muito bonita da cidade. Do outro temos a Porta da Ponte, que foi construída em 1572 pelo rei Felipe II.

A Porta da Ponte
  • Alcazar dos Reis Cristãos

Uma fortaleza construída sobre restos de edificações romanas e visigodas, utilizada como palácio pelos reis muçulmanos, mostra todas as influências arquitetônicas que passaram por esta cidade. Reconstruído durante o reinado de Afonso XI, em 1328, passou a ser o Alcázar dos Reis Cristãos. Mas ao longo dos anos teve outras utilidades, como Sede da Santa Inquisição e prisão. Uma cosntrução retangular, com grandes muros e pátios em estilo mudejar se completam com um extenso jardim. O Alcázar foi declarado Bem de Interesse Cultural, fazendo parte do centro histórico de Córdoba, que é Patrimônio da Humanidade UNESCO.

Interior do Alcázar dos Reis Cristianos Foto: turismodecordoba.org
  • Patios Cordobeses

Seguindo nossas dicas do que fazer em Córdoba na Espanha, não podemos deixar de falar nos pátios. Declarados Patrimonio Cultural Imaterial da Humanidade, os patios de Córdoba são uma atração à parte. Que delícia é caminhar pelas ruas da cidade olhando para dentro das casas à procura de seus pátios ou entrando em algum restaurante cujas mesas são neles e parar para comer algo ali, em meio a tanta beleza. São tão especiais que em maio acontece o Festival dos Pátios Cordobeses.

Pátios cordobeses
  • Calleja de las Flores

É apenas uma pequena rua estreita, mas que rua mais bonita! Com suas paredes repletas de flores, é o lugar perfeito para uma foto. Ao fundo, veja a torre da catedral completando o cenário.

Esta rua é muito lindinha!
  • Plaza de la Corredera

Acredita-se que aí era o Circo Romano, passando a ser Plaza de Toros, local de celebração de festas religiosas e até execuções, hoje é repleta de restaurante e cafés. Nela, foram encontrados mosaicos da época romana que hoje se encontram em exposição no Alcázar dos Reis Cristãos.

Parece a Plaza Mayor de Madrid, só que menorzinha
  • Plaza de las Tendillas

É a praça central da cidade. A partir dela saem as ruas onde está o comércio de Córdoba, com as lojas de marcas como Zara, Bershka, Guess e tantas outras. Passear aí no fim do dia e parar em um restaurante com mesinhas na calçada é uma delícia!

 

Córdoba é uma cidade que tem história por todos os lados. Ficamos pouco tempo e obviamente não vimos tudo, mas andamos bastante e encontramos restos arqueológicos por cada canto. É incrível que você está passando por uma rua e se depara com um muro, uma construção ou algo que nem fazemos ideia do que é até descobrir que está ali há séculos. Eu simplesmente amei esta cidade e pretendo voltar muitas vezes pra descobrir mais!

Templo Romano

 

Dicas de hotéis para ficar em Córdoba

Como eu disse antes, nós ficamos em uma pousada bem simples, pois como íamos passar por várias cidades e tinha estabelecido um limite de valor em diárias, não queria queimar todas as balas já no início. Deixo o link para quem quiser uma hospedagem boa e econômica como a nossa aqui.

Mas existem opções para quem não abre mão de um bom hotel e durante nossas andanças fiquei de olho nos que achei melhores e cuja a classificação no Booking seja superior a 8. São elas:

Este hotel é puro luxo e viagem no tempo! Situado em um palácio do século XVI, bem no centro da cidade, une o passado e o presente nos quartos e áreas comuns. Um jardim e uma piscina tornam o local ainda mais especial, perfeito para relaxar depois de um dia de caminhada. Com uma decoração super refinada, une estilo clássico e moderno. Nem preciso dizer que tem tudo para uma estadia perfeita, né?

Tenha mais informações e reserve pelo Booking aqui!

O NH Collection Amistad Córdoba é um palacete do século XVIII. A decoração do hotel apresenta detalhes originais, como paredes de pedra, piso de cerâmica e pátio central. Todos os quartos tem máquina de café Nespresso, chaleira elétrica, frigobar, TV de tela plana, secador de cabelo e WIFI. Localizado bem no centro da cidade, a 200 metros da mesquita-catedral.

Tenha mais informações e reserve pelo Booking aqui!

Este hotel fica bem em frente a mesquita-catedral e alguns quartos inclusive tem vistas para ela. Com uma decoração mais moderna nos dormitórios, não abre mão dos característicos pátios cordobeses na área comum. Todos os quartos possuem ar condicionado, TV, frigobar e cofre.

Tenha mais informações e reserve pelo Booking aqui!

Em frente a catedral, este hotel boutique tem um estilo moderno, com WIFI gratuito, terraço e um lounge. Para dar as boas-vindas, o hotel oferece uma cesta de frutas aos hóspedes. Simples sem perder o charme e conforto, os quartos são duplos e com banheiro privativo, ar condicionado, TV de tela plana, secador de cabelo e amenidades.

Tenha mais informações e reserve pelo Booking aqui!

Esta foi a pousada que ficamos. Apesar de simples, o atendimento foi super cordial, os quartos eram bem limpos e confortáveis. E a localização excelente. Ficamos bem satisfeitos. Os quartos tinham banheiro privativo, TV tela plana e ar-condicionado. Ficávamos com as chaves, já que a recepção não era 24 horas. Mas o telefone dos responsáveis fica disponível todo o tempo para qualquer necessidade.

 

Lembre-se que reservando pelo link aqui do blog você nos ajuda sem pagar nada a mais por isso!

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

 

Booking.com

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

 

Juliane

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.