Quarentena por coronavírus. E agora, que fazer?

A quarentena por Coronavírus nos pegou de surpresa e nos isolou do mundo. Literalmente. Não podemos sair pra canto nenhum e ainda é só o começo. Temos muitos dias pela frente e a pergunta que não quer calar é: o que fazer com 3 gurias, cada uma em uma faixa etária, neste período que ainda é tão incerto para todos.

Nõs ficamos em casa!

A epidemia pelo Covid-19 chegou de mansinho, como se fosse algo sem muita gravidade e em poucos dias se instalou o caos. Sobre isso eu falo em um post que escrevi logo no início da epidemia, quando ainda tínhamos poucos casos e a vida seguia normal. No dia 06 de março tínhamos acabado de chegar de Nova York e o assunto já estava em todos os noticiários, mas não tínhamos a miníma ideia do que aconteceria nas horas seguintes.

Cartaz pra colocar na janela

No dia 09, três dias depois deste post que fiz, fomos comunicados que todas as instituições de ensino seriam fechadas a partir do dia 11. As aulas seriam on-line ou os professores iriam enviando as tarefas por e-mail. Pra Mai foi um baque, já que ela tinha tudo planejado para comemorar seu aniversário dia 12 com os colegas de classe. Explica pra uma criança de 6 anos que isso seria impossível!

Na sexta-feira 13, o Presidente do Governo declarou Estado de Alarma em toda a Espanha a partir do dia seguinte, por 15 dias, podendo ser prorrogados. Ou seja, a quarentena por Coronavírus que havia começado dia 11 deu conta atrás e começou a contar no dia 14.

No começo as maiores não ficaram muito abaladas com a notícia. Claro, na cabeça delas seriam férias antecipadas. Falsa ilusão! Luisa passa o dia inteiro debruçada sobre os livros, tentando dar conta de todas as tarefas que chegam. Elisa está mais tranquila, as atividades estão programadas e com datas para realização. Enquanto isso, a professora da Mai já enviou no dia 10 todos os livros com as tarefas dia-a-dia (isso que é eficiência, preparar 2 semanas de aula em 24 horas) e envia através do porta-voz da turma os vídeos explicativos que são compartilhados pelo grupo de Whatsapp.

Então parece que o dia não é todo ócio, certo? Certo, elas tem algumas atividades, mas não cobrem todo o tempo e estar em casa, sem poder sair com os amigos, ir ao shopping, ao parque ou mesmo na esquina torna tudo bem mais entediante. Aos poucos vai caindo a ficha e elas começam a entender que não é apenas o “não ir à escola”. Assim como muitos não entendem ainda o que significa tudo isso, elas também não entendiam. O buraco é bem mais embaixo…

Mas então o que fazer agora que a quarentena por Coronavírus nos pegou em cheio e vai pegar ainda mais gente pelo mundo, inclusive aí no Brasil?

Coisas para fazer na quarentena por Coronavírus

Desde o primeiro dia começamos a receber várias sugestões do que fazer com as crianças em casa. Coisas que valem mais para os pequenos, que são os que entendem menos tudo que está acontecendo e ainda não sabem lidar com o ócio. Crianças acostumadas a passar o dia na escola, a brincar nos parques, a correr pelas ruas agora são obrigadas a passar 24 horas encerradas em suas casas. Haja criatividade, paciência e disposição para distrair a gurizada!

Barraca embaixo da mesa

Para distrair os maiores

Os mais crescidinhos já tem seus próprios meios. Aquela lista interminável de séries que eles precisam ver, os encontros virtuais com os amigos, ler um livro, ouvir música ou passar horas no vídeo-game. Eles se viram e não estão nem aí para as nossas sugestões. Por aqui, às vezes chegamos a um acordo sobre assistir juntos um filme ou série, mas não é todo dia. Elas ainda preferem estar com os amigos, mesmo que seja pelos chats das redes sociais da vida.

Ainda sim, podemos envolver eles nas atividades de casa, como ajudar na limpeza, a fazer a comida, lavar a louça. Ver aquela série que eles gostam, alguns filmes juntos, fazer ginástica, jogos. É uma boa oportunidade de descobrir o que eles mais gostam de fazer, as músicas que gostam de ouvir.

Para distrair os menores

E como fazer o tempo passar de forma produtiva para os menores da casa, que dependem muito mais da gente para tudo?

Uma das coisas seria manter uma rotina, mas confesso que não sou muito boa nisso. Tem dias que começamos com as tarefas escolares, em outros elas ficam para depois do almoço. Também tento incentivar a Mai a brincar sozinha. Eu sempre brinquei sozinha quando criança. Criava histórias na minha cabeça e assim passava horas com minhas bonecas. Isso desenvolveu muito meu lado criativo. A Lu brincava muito sozinha, mesmo tendo uma irmã pequena. Ela gostava e parecia que não tinha criança em casa. Mas com a Mai é bem difícil. Ela cobra atenção o tempo todo e acaba que nós não conseguimos fazer as nossas coisas. Para conseguir sentar aqui e escrever algo, ela tem que estar dormindo já.

Então tive a ideia de montar uma barraca no meio da sala. Embaixo da mesa de refeições. E ali dissemos que seria seu esconderijo e onde ela poderia levar seus brinquedos, seus livros, fazer seus desenhos. Ela amou, dorme lá todas as noites, mas durante o dia segue querendo atenção. Não tem jeito, o negócio é negociar. Deixamos ela ver um pouco de TV, depois alternamos com desenhos, caça-palavras, joguinhos que imprimi em casa mesmo. Daqui a pouco já peço a ela que brinque com as bonecas e demais brinquedos das caixas.

Outras ideias legais:

  • fazer cartazes para colocar nas janelas, de ânimo a toda a população
  • fazer uma noite do pijama
  • cozinhar com eles. Aqui no blog tenho algumas dicas de receitas para fazermos juntos
  • fazer uma sessão de beleza, com penteados malucos e maquiagens divertidas
  • fazer um piquenique na sala ou na varanda
  • montar uma barraca com cadeiras e lençóis, como fizemos aqui
  • organizar fotos antigas
  • escrever um diário da quarentena
  • ou escrever um livro com as histórias inventadas por eles
  • fazer uma festa à fantasia

Além disso, recebi uma lista de museus que tem visitas on-line

  • 10 museos para visitar estando en casa: tour virtual e coleções online. Os outros eu ainda não vi, mas o Museu do Prado tem um tour virtual dirigido às crianças

Tour kids no Prado

1. Pinacoteca di Brera – Milano

2. Galleria degli Uffizi – Firenze

3. Musei Vaticani – Roma

4. Museo Archeologico – Atene

5. Prado – Madrid

6. Louvre – Parigi

7. British Museum – Londra

8. Metropolitan Museum – New York

9. Hermitage – San Pietroburgo

10. National Gallery of art – Washington

  • A UNESCO também disponibilizou milhares de títulos em vários idiomas, gratuitamente:

Biblioteca Digital Mundial

Outra coisa bem bacana de ser feita é escrever cartas on-line para os enfermos que estão nos hospitais. Sabia que eles ficam totalmente isolados, sem poder receber visitas? Será preciso a ajuda de alguém que trabalhe nos hospitais que disponibilize um email, possa imprimir e entregar a eles.

Bora então encarar esta quarentena que chegou para todos nós? Afinal, estamos todos juntos neste barco e não temos escolha.

Beijos de MEL!

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

publicado

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *