Dicas de Madrid, Espanha, Madrid, Madrid com Crianças, Turismo em Madrid

Chocolate com churros em Madrid – onde comer

chocolate-churros-madrid

O chocolate com churros em Madrid é uma unanimidade: não tem quem não goste. E muitos tem sua churreria preferida. Opções não faltam para atender o gosto exigente do madrilenho. Eu, como guia de turismo em Madrid, experimento esta iguaria em vários locais e vou deixar aqui as 3 chocolaterias que mais gosto. Existem muitas outras e claro que não experimentei todas. Então vou falar das que conheço e deixar as outras pra quem já provou comentar aqui no post. 

Mas antes de falar sobre minhas preferidas (até o momento), vamos conhecer um pouco mais sobre a história desta delícia. Quando surgiu esta tradição e o costume de comer churros na Espanha? 

Origem do chocolate com churros

Vamos dar um salto ao século XIV, quando expedições vindo do oriente trouxeram o costume de fritar uma massa de farinha. Não se sabe ao certo se foi Marco Polo quem trouxe a ideia da China ou se foram os portugueses, que no século XVI trouxeram o costume da China. O que se sabe é que foram eles quem deram aos churros o formato estrelado e acrescentaram o açúcar. 

Vem conhecer mais de Madrid em tours privativos com guias brasileiros 

O chocolate só entrou na história depois que espanhóis e portugueses levaram a massa frita à América e trouxeram o chocolate na bagagem. Uma combinação perfeita!

O nome é atribuído aos pastores de ovelhas da raça Churra, que tem os chifres parecidos com a massa frita. Como a receita tinha um custo bem baixo, acabou se popularizando.

Conheça todos os nossos serviços em ESPANHA PRA VOCÊ

Na verdade o churro não é doce. É uma massinha frita que mergulhada no chocolate quente bem cremoso fica uma delícia. Mas se comer ele puro, é até um pouco salgadinho. Por isso algumas pessoas jogam açúcar por cima. E muito importante: o churros que comemos aqui na Espanha é bem diferente do que compramos nos carrinhos de rua do Brasil! E olha, nosso churro recheado de Mumu (gaúchos me entenderão) não deixa nada a dever ao consumido aqui! Mas aqui os churros não são recheados e sim mergulhados no chocolate bem quente!

Pois bem, vamos ao que interessa…onde comer um churros delicioso em Madrid!

Como disse lá no início, existem vários locais onde encontramos o autêntico chocolate com churros em Madrid. Vou indicar 3 locais no centro, que ficam acessíveis aos turistas que circulam principalmente por esta parte da cidade. Minha escolha se baseia também em: 

  • Consistência do chocolate – gosto dele bem cremoso, ao ponto de comer de colher. Em alguns lugares que fui parecia estar tomando um leite com Nescau;
  • Sabor do chocolate – embora ele seja diluído em água na maioria das chocolaterias, em algumas o sabor aguado é bem evidente e nota-se que foi engrossado com amido;
  • Churros sequinho – comer churros com gosto de óleo de fritura não dá!

Confira onde comer chocolate com churros em Madrid:

CHOCOLATERIA SAN GINÉS

Sem sombra de dúvidas a mais famosa da Espanha e me arrisco a dizer, do mundo. Fundada em 1894, a San Ginés recebe por dia centenas de clientes, que consomem em média 2000 taças de chocolate e 10000 churros! Isso em dias normais, não estamos falando de dias festivos ou final de ano…

chocolate com churros em Madrid San Gines

A San Ginés tem 3 locais em Madrid, um ao lado do outro e a loja, onde se pode comprar o churros pra levar e também chocolates em barra, sorvete e souvenirs. No final de ano eles ampliam o número de lojas para atender a alta demanda, que impressiona a quem passa pelo Pasadizo de San Ginés. As filas são imensas e intermináveis. 

A loja principal funciona 24 horas por dia, 365 dias ao ano, atendendo aos desejosos de comer os famosos churros com chocolate a qualquer hora. 

Embora esta seja a única loja na Espanha, a San Ginés já abriu filiais em Tokio, Shangai e Bogotá, pretendendo expandir ainda mais pelo mundo.

Endereço: Pasadizo de San Ginés, 5

CHOCOLATERIA VALOR

Na minha opinião, a segunda melhor chocolateria de Madrid. Inclusive compramos o chocolate em pó deles pra fazer em casa, já que está a venda em várias redes de supermercados. 

A Valor é, desde sua fundação em 1881, uma fábrica de chocolates. Nascida em Alicante, no litoral mediterrâneo, se expandiu por todo o país. E, claro, todo chocolate por aqui merece um churros pra acompanhar. O da Valor é um pouco diferente dos outros, sem a forma tradicional de estrela, mas tão gostoso quanto.

chocolate com churros em Madrid Valor
Foto: Trip Advisor

Outra diferença é que como existem muitas outras lojas (em Madrid são 5), as filas não são tão grandes e a espera por uma tacinha de chocolate com churros ou porras não vai demorar tanto.

Diferente da San Ginés, que só tem lojas no Pasadizo de San Ginés em Madrid, a Valor está espalhada por toda a Espanha. Não há uma cidade que eu tenha ido que não tenha encontrado uma loja. Além disso, o chocolate em pó ou pronto em embalagem TetraPak está disponível nas principais redes de supermercado da Espanha. Oportunidade de provar o famoso chocolate com churros de Madrid em várias cidades da Espanha.

Endereço: Postigo de San Martin, 7

CHURRERÍA 1883

Esta é a churrería mais antiga de Madrid. Fundada em 1883, no bairro de Maravillas, hoje conhecido como Malasaña. Foi por acaso que me deparei com esta pequena loja no bairro mais hipster de Madrid. Malasaña por si já é um charme. Se perder por suas ruazinhas estreitas, observar seus típicos edifícios, visitar suas inúmeras lojinhas e cafeterias é um passeio para o dia todo. E é aí que se localiza a Churrería 1883. Me chamou atenção não o tradicional chocolate com churros, que pra ser bem sincera, nem provei. O que acendeu o alerta foram as variantes desta iguaria. O que eles chamam de “churrazos”. Recheados de doce ou salgado, são realmente deliciosos. 

chocolate com churros em Madrid churrazo
Churrazo doce
chocolate com churros em Madrid churrazo
Churrazo salgado

O forte deles é a entrega, então a loja não costuma estar cheia. O local é pequeno, com poucas mesas e eles fazem a “siesta”, então é bem comum os desavisados darem com a cara na porta. Eles abrem diariamente às 5:30 até às 13:30 e depois reabrem das 17 às 20:30. De segunda a quinta eles não abrem à tarde.

Endereço: Calle del Espíritu Santo, 8,

chocolate com churros em Madrid porras

Outra coisa é preciso dizer: não confundam churros com PORRAS. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! As porras, também muito consumidas, são diferentes dos churros. Elas levam bicarbonato, o que faz com que a massa inche ao fritar, ficando com o aspecto do nosso churro brasileiro. Mas ela também não leva recheio e é mergulhada no chocolate (tem gente que gosta de mergulhar no café). A massa é mais esponjosa e, por se abrir por dentro, retém mais o óleo da fritura. 

Quando vier a Madrid não deixe de visitar pelo menos uma dessas chocolaterias. E fazendo nossos tours certamente pararemos em alguma delas para uma experiência completa!

 

 

Viva Madrid Tours exclusivos e personalizados

Conheça Madrid em um tour exclusivo e personalizado, em português, com quem vive aqui e vai te mostrar a cidade com os olhos de morador e a curiosidade de quem está sempre procurando coisas novas e é encantada pela cidade!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@melamilpelomundo.com ou pela nossa página https://www.facebook.com/vivamadridturismo/

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Vindo para Madrid? Aproveite as ofertas de hospedagem do Booking!

 

Se precisar de TRANSFER do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa? Conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisando de carro para viajar? Faça sua cotação por este link da Rentcars, nossa parceira de viagens

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Lembre-se: o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa. Contrate o seu aqui!

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Chegue ao destino conectado

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da America Chip aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

 

Share:

Juliane

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.