Terminada a primeira semana de 2017, acho que já posso comentar como foram as festas de final de ano em Madrid.
Bom, foi nosso primeiro Réveillon de casaco, quase congelando. Mas os festejos de natal e ano-novo por aqui tem algumas coisas beeeem diferentes do Brasil e nós curtimos muito!
-
Enfeites
Não é só a árvore de natal que ganha adornos por aqui. No Mercado de Navidad da Plaza Mayor, a principal da cidade, tem várias banquinhas vendendo uma variedade enorme de enfeites. São chapéus de árvore de natal, de emojis, toucas de bichos, perucas coloridas, óculos, tiaras e mais um bocado de coisas para deixar todo mundo bem bonito. E o pessoal entra na brincadeira. Sai todo mundo passeando pelas ruas do centro com algum enfeite engraçado!
-
Feiras natalinas
Tem feira de decoração de natal, feira de comida, feira de culturas, feira de artesanato, feira de antiguidades. É tanta feira que fica difícil ir em todas. Mas vale fazer uns malabarismos e visitar uma a uma.
-
Presépios
Aqui conhecido por beléns, estão em prédios públicos, no Palácio Real, nas vitrines das lojas. Tem até uma associação de artesãos de beléns, a Asociacion de Belenistas de Madrid. E olha, são verdadeiras obras de arte!
-
Compras
Sabe uma coisa que me deixou bem impressionada? As lojas e supermercados não ficam atrolhadas de gente fazendo compras. O movimento é bem normal para a época do ano e para a quantidade de turistas que estão visitando a cidade. Fomos ao super no dia 24 comprar os ingredientes da ceia e estava movimentado, mas nada que nos fizesse dar a volta ou ficar mais de 15 minutos em uma fila.
-
Doces Tradicionais de Natal
As prateleiras dos supermercados ficam cheias de doces que só se veem nesta época do ano. O turrón, mazapanes, os roscos de vino, panetones e, claro, o róscon de reyes.
-
Luzes nas ruas
As grandes avenidas ficam iluminadas. As luzes não se limitam ao centro da cidade ou pontos mais turísticos. Os bairros também recebem a iluminação natalina e é bem legal passear pela cidade procurando a decoração mais bonita!
-
A Festa das Luzes
Pra celebrar a chegada do inverno e a noite mais longa do ano, festa, claro! Ponto de encontro: Ponte do Rei, em Madrid- Río. Não esqueça de levar algo luminoso, pode ser uma vela, lanternas de papel, qualquer coisa que deixe a festa mais iluminada. E não perca os fogos de artifício no final!
Final de ano em Madrid, com sopa??
-
Ceia de Natal
Aqui o peru e o Chester não reinam absolutos não! Até se encontra o peru em alguns supermercados e açougues, mas não com a abundância que temos no Brasil, embaladinhos, temperados, de vária marcas. E o Chester eu não vi em lugar nenhum. Em compensação, leitão, peixes e outras carnes tem à vontade. E também é tradição a “sopa navideña”, com peixes e mariscos.
-
Uvas na virada
Os fogos de artifício na Plaza del Sol não são nada assim óóóó. Mas o lugar fica lotado para esperar as 12 badaladas ou “12 campanadas” e comer uma uva por segundo. Comer não, né!!! Engolir!!
-
Churros com chocolate
E depois das uvas, começar o ano com uma taça de chocolate quente e churros, logo cedo. Tô dizendo que estes espanhóis sabem o que é bom…
-
Papai Noel x Reis Magos
A primeira coisa que me chamou a atenção foi que, apesar do Papai Noel ser figura presente na “Navidad” ele não é o personagem principal. Claro que não faltam bons velhinhos espalhados pela cidade, mas a grande figura do natal são os Reis Magos. Toda a festa gira em torno deles e a festa de chegada dos reis é mais bonita do que a festa da virada. Em vários bairros de Madrid e nas cidades metropolitanas acontece a “Cabalgada de Reyes”, um grande desfile, com carros alegóricos, personagens infantis, balões, luzes e a recepção mais que esperada de Melchior, Baltazar e Gaspar, que chegam para trazer os presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano. No final, uma lindíssima queima de fogos.
Confesso que me agrada muuuuito mais esperar os reis, que afinal tem tudo a ver com o natal, do que o velhinho barbudo.
-
Entrega de presentes
Dia 05 os reis chegam, é aquela festa, a criançada vai pra casa dormir porque durante a noite eles passam em todas as casas deixando o tão esperado regalo. Sim, os presentes são entregues na noite de reis e não na noite de natal.
Embora não seja uma regra e muitas famílias troquem os presentes no dia 25, a tradição é que seja no dia 06 de janeiro. Nós aqui ficamos na dúvida do que fazer, mas como as meninas já estão acostumadas, conversamos e elas pediram que fosse na noite de natal. Na real, acho que elas não queriam esperar duas semanas mais hehehehe
-
Róscon de Reyes
Na manha do dia 06 de janeiro, é tradição comer o Róscon de Reyes. Dentro, duas surpresas: uma semente de feijão seca e uma figura de um rei. Quem pegar a fatia com o feijão, paga o róscon. Quem ficar com o reizinho terá um “dia real”, com coroa e tudo! Nós adoramos a brincadeira!! E o róscon também.
-
Pistas de Patinação
O frio e as férias de inverno são a combinação ideal para levar a criançada a se divertir nas pistas de patinação no gelo. Em dezembro podemos encontrar algumas pela cidade, no centro e em alguns bairros. Gratuitas ou pagas. Esta que nós fomos ficava em Puente de Vallecas e a entrada era livre. Perfeito para fechar com chave de ouro nosso primeiro natal gelado!!
E então, quantas diferenças não é mesmo? Mas nós curtimos muito tudo isso e já estamos até planejando nosso próximo dezembro para não deixar nada de fora! Se você planeja uma viagem para Madrid no final do ano, já tem as dicas, só se ligar nas datas. Fica de olho!!
E se você sabe de mais alguma característica das comemorações de final de ano em Madrid que seja diferente do que estamos acostumados no Brasil, escreva nos comentários!
Beijos de MEL! 😉
Pra saber mais sobre nossa vida em Madrid clique aqui.