Viajar com bebês para a praia: pode?

Praia bebê

Olá, queridos viajantes!!! Hoje quero tocar em um assunto que deixa muitas dúvidas em algumas mamães, principalmente as de primeira viagem. Pode viajar com o bebê para a praia, em pleno verão?

Como Baby Planner, volta e meia me deparo com esta dúvida em grupos de mães que participo. É quase sempre a mesma pergunta: “vamos passar tantos dias na praia, será que posso levar meu bebê?”
Bom, em primeiro lugar, se você vai viajar e tem um bebê, terá que levá-lo junto. Ou deixar a teta, rsrsrsrs.
Em segundo lugar, um bebê não é impedimento para os pais viajarem, a menos que ele seja menor de 2 meses. Neste caso, repense a necessidade de realizar sua viagem antes que o bebê complete esta idade, pois ele ainda será muito novinho e deve-se evitar deslocamentos antes disso. O ideal é que ele já tenha tomado todas as vacinas, o que acontece lá pelos 4 meses. Mas entre os 2 e 4 meses já é possível levar o picorrucho para passeios não muito longos. Claro, é sempre bom conversar com o pediatra antes. Lembre-se: nenhum bebê é igual ao outro, então não existe uma receita pronta.
Como o tema do post é a pergunta “posso levar o bebê para a praia”, retornemos a ela.
Por praia entende-se mar, areia e sol, muito sol. É exatamente aí que está o ponto xis da questão. Até os 6 meses não é aconselhado o uso de protetor solar, mesmo os próprios para bebês. A pele deles até esta idade é muuuito sensível, o que pode ocasionar reações alérgicas. E não é isso que queremos!
O sol refletido na areia pode causar queimaduras, mesmo quando ficamos debaixo do guarda-sol. E roupinhas protegem, mas não bloqueiam os raios solares. Então o que fazer?? Ficar em casa enquanto a família toda se diverte à beira-mar?
Calma, não se desespere!!
Praia bebê
Se o seu filhote tem menos de 6 meses, procure ir à beira-mar nos horários que o sol está mais fraco – pela manhã bem cedo ou no finalzinho da tarde. Coloque roupinhas leves, mas que deixem o corpinho protegido. Se ele já passou dos seis meses, besunte o gostoso com um protetor solar de excelente qualidade (o que vale para toda a família!), não esquecendo das orelhas, dos pezinhos e mãozinhas; vista-o com tudo o que ele tem direito – camiseta, boné, bermuda, tudo bem leve e fresquinho; deixe-o embaixo do guarda-sol e sempre nos horários em que os raios ultravioleta são menos perigosos, até as 10hs e após as 16hs. Não esqueça de oferecer bastante água para hidratar. Leve o kit praia (pá, balde, peneira) que ele muito provavelmente deve ter ganho assim que a notícia da primeira ida ao mar se espalhou pela família e prepare-se para lutar com a areia, porque as mãozinhas curiosas a levarão direto para a boca e os olhos (sufoco!!!).
No mais, aproveite as férias e a companhia do seu baby!!
Praia bebê
Beijos de MEL!!

Deixe uma resposta