Ontem estava um dia lindo em Porto Alegre e saímos para passear pela cidade. É incrível como tantas vezes viajamos para conhecer outros lugares e nem prestamos atenção no que temos bem pertinho de nós. Então fomos até o centro histórico visitar a Usina do Gasômetro e a Praça da Matriz.
A usina, batizada agora de Centro Cultural Usina do Gasômetro, fica às margens do Lago Guaíba e é cartão postal de Porto Alegre. Lá acontece todos os anos a queima de fogos do réveillon (este ano foi uma exceção, já que a orla está em obras). Inaugurada em 1928, gerou energia à base de carvão mineral para a cidade até 1954.
Fazia anos que eu não entrava na usina, e fiquei bastante decepcionada com o que encontrei. Um espaço público tão bonito, cheio de histórias e tão mal cuidado, mal aproveitado, passando uma péssima impressão.
Banheiros sujos, salas vazias, terraço fechado – a vista da cidade lá de cima é tão linda!! Quantas atividades poderiam ser realizadas ali, naquele espaço grandioso e tão importante para os porto-alegrenses. Feiras, exposições, peças teatrais, atividades recreativas para as crianças e tanto mais que fiquei imaginando aquele lugar transbordando de gente. Saí de lá bem chateada.
De qualquer forma, conhecer o prédio histórico e tirar uma foto na imensa chaminé vale a pena. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h até 21h. Sábado e domingo das 10h até 21h.
Pra não perder o passeio e como é caminho de casa, fomos até a Praça da Matriz, mas não sem antes passar no estádio Beira- Rio, casa do Sport Club Internacional. Fui meio contrariada, né. Afinal, uma gremista no território inimigo... mas em respeito a metade da família que não é perfeita, eu fui. Coisa rápida que é pra não pegar gosto kkkkk.
Na Praça da Matriz fica a Catedral Metropolitana. Acreditem, já visitei catedrais em vários lugares, mas nunca tinha entrado na catedral de Porto Alegre (vergonha!). Inaugurada em março de 1929, em arquitetura estilo renascentista, tem como destaque a cúpula de 65 metros de altura, que pode ser vista de pontos distantes da cidade.
Para visitar a catedral chegue das 7 às 19 horas durante a semana, aos sábados das 9 às 19 horas e aos domingos das 8 às 19 horas.
Ao lado fica o Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Com 94 anos de idade, o Piratini é aberto à visitação pública de segundas às sextas-feiras, das 9 às 17 horas (menos nas quintas-feiras à tarde). A visitação semanal só permite ver o Salão de Ingresso, dois carros antigos (um Ford Model T, 1919 e um carro alemão, 1929), a escada principal e o Salão Negrinho do Pastoreio. Uma visitação completa do complexo (incluindo mais salas, o jardim e a área residencial) é possível todo ultimo sábado do mês das 09 às 14 horas.
Para finalizar o passeio, uma espiadinha na Praça da Matriz, oficialmente batizada de Praça Marechal Deodoro, que é uma das mais conhecidas e antigas da cidade.
No entorno da praça ainda tem o Palácio Farroupilha, sede do Poder Legislativo, o Solar dos Câmara, o Museu Julio de Castilhos e a Biblioteca Pública, todos prédios históricos da nossa linda Porto Alegre. Mas aí já é um outro passeio…
Gostou? Então deixe seu comentário aqui embaixo e curta nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.
Beijos de MEL!