Horchata de Chufa – o que é isso, gente?

horchata de chufaNão sei vocês, mas eu quando viajo gosto de experimentar as comidas típicas do lugar em que estou. E agora morando na Espanha, cada vez que vou ao supermercado encontro alguma coisa que nunca vi na vida. Algumas eu passo reto (como “caramujinhos” eecaaa!), mas outras me deixam curiosa. Assim foi com a tal da HORCHATA DE CHUFA.

Tá por dentro da nossa mudança para Madrid? Acompanhe tudo por aqui.

A primeira vez que ouvi falar dela foi na padaria que costumamos ir. Vi um display com a dita cuja em promoção. Procurei no Google, bom companheiro, a tradução para aquela bebida nova – pelo menos para mim. Mas ele não encontrou nada parecido em português. E eu fiquei com vergonha de perguntar para a atendente. Me conformei em achar que fosse uma espécie de vitamina.

Belo dia estava “passeando” em um supermercado, que eu amooo, e vi uma caixinha como de leite. Era a tal Horchata. Mas ainda não foi desta vez que matei a curiosidade. Deixei ela lá, quietinha.

Mas então o que é, afinal, a Horchata?

Hoje fui comprar umas coisinhas e tinha uma enorme caixa, cheias de caixinhas com a misteriosa Horchata. Não resisti. comprei pra ver no que ia dar. Cheguei em casa e coloquei no freezer porque na caixinha estava informando para beber “muy fría”.

horchata de chufa

Com altas expectativas, já esperando um néctar dos deuses, abri a caixa, servi um copo e chamei as gurias para experimentar. Antes perguntei para o meu BFF Google e ele me disse que esta é uma bebida muito tradicional na Espanha, principalmente em Valência. Vende-se inclusive na rua. Fui tranquilita…

Genteeem!!! Quando eu era pequena comi cola branca (bahhh). Hoje quando provei a Horchata pensei que estava comendo de novo, só que mais líquida!!! Da série: PROVEI E NÃO GOSTEI!! E as gurias também não.

horchata de chufa

Se tiver algum conhecedor por aí me diga se é assim mesmo ou se fiz da forma errada, me ajudem. Deixe seu comentário aí embaixo. Caso contrário, tenho uma caixa cheia à disposição hehehehehe

Conta pra gente o que você experimentou em viagens e não curtiu!

Ah, e acompanhe nossa nova vida em Madrid pelo Facebook, Twitter e Instagram!

Beijos de MEL!!

 

 

10 Respostas para “Horchata de Chufa – o que é isso, gente?”

  1. Ellis Bernadete Vargas says: Responder

    Gostei demais deste blog e gostaria de saber como fazer em casa esta bebida que chamamos de Orxata em Madri.

    1. Oi Ellis! Que bom que está curtindo o blog 🙂
      Eu não sei fazer Horchata em casa, mas vi algumas receitas pela internet. Mas não sei se fica a mesma coisa. Busque por receita de horchata de chufa.

      Bjs

  2. Ellis Bernadete Vargas says: Responder

    Experimentei esta bebida chamada Orxata em Madri e ache uma delicia, entrei aqui para saber mais sobre ela, qual sua composiçāo e pelo que entendi, ela é feita do bulbo da Tirica muito encontrada em solo brasileiro. Alguém sabe como se prepara a Tiririca para fazer a bebida Orxota? Gostei demais deste blog

  3. Estou procurando info na net sobre horchata pq voltei de Valência apaixonada por essa bebida!!! ahahaha Fiquei só 3 dias lá e bebi todos os dias, às vezes até mais de uma vez rs. Tô pesquisando aqui pq não acho que venda no Brasil então comprei online a chufa (mas tb não é fácil de achar) pra tentar fazer em casa rs, vamos ver como vai ficar.

    1. Olha Fernanda, cada vez me convenço mais que vamos ter que provar a horchata outra vez! Não é possível tanta gente estar enganada kkkkkkk
      Beijos querida!!

  4. Só estou escrevendo para parabenizar esta matéria, muito boa!

  5. Marco Antônio Varella says: Responder

    Horchata é curiosa. O primeiro gole a gente não gosta; no segundo acha que não é tão ruim assim; no terceiro já passamos a apreciar. Depois vira degustação. Realmente varia de lugar para lugar e de fabricantes, mas é deliciosa quando a gente se acostuma.

    1. Pois é Marco, acho que teremos que experimentar novamente. Quem sabe tenhamos outra impressão?
      Grande abraço!!

  6. Oi, Juliane! Eu adoro horchata de chufa! Acho que o que prejudica o primeiro contato é a expectativa lá no alto. 🙂 A primeira vez que tomei também não achei grande coisa. Mas também é verdade que o sabor varia de marca para marca e de horchatería para horchatería, no caso das não-industrializadas.

    1. Então Adriana! Acho que teremos que dar uma segunda chance à horchata, mas um pouquinho mais para a frente, para esquecer esta má impressão que ficou da primeira vez! 😉

Deixe uma resposta