Transhumancia Madrid – a festa das ovelhas!!

Transhumancia Madrid 2016

Consegue imaginar uma cidade como Madrid sendo invadida por milhares de ovelhas? Pois é, aqui acontece. E claro que a gente não ia deixar passar essa! Mesmo sendo domingo, dia de ficar um pouquinho mais na cama, e com uma chuvinha fininha caindo, juntamos as meninas e fomos para o centro da cidade conhecer esta que já é uma festa tradicional aqui  – a  Festa de Transhumancia.

Transhumancia Madrid 2016
Enfrentando a chuva e o friozinho do outono!

PROCURANDO HOSPEDAGEM EM MADRID? 

Todos os anos, desde 1994, rebanhos de ovelhas atravessam o centro de Madrid desde a Casa de Campo até a Puerta de Alcalá, passando pela Calle Mayor, Puerta del Sol e Plaza de Cibeles. Esta “invasão” de peludas é uma maneira de manter uma tradição milenar, que acontecia todos os anos, entre o outono e a primavera.

Transhumancia Madrid 2016
Oportunidade de protestar também.

Mas o que é a Festa da Transhumancia?

A transumância é um tipo de pastoreio que, ao invés de manter o rebanho em um lugar só, o translada para regiões onde o clima está melhor e onde há mais comida. Sua história vem desde o século XIII, quando o rei Alfonso X permitiu que os pastores levassem seus rebanhos a atravessar o reino. Para isso, eles tinham que dar ao rei 5 ovelhas em cada mil, o que se tornou uma grande fonte de arrecadação para o reino, já que todos os anos milhares de animais eram levados das montanhas do norte aos vales do sul.

Transhumancia Madrid 2016

NÃO ESQUEÇA DE FAZER O SEGURO ANTES DE VIAJAR!

Hoje, com os trens e caminhões, as ovelinhas não precisam mais caminhar todo o trajeto como antigamente. Mas, para manter viva a tradição, todos os anos elas vêm até Madrid para desfilar diante de crianças entusiasmadas e turistas curiosos.

Transhumancia Madrid 2016
Trajes típicos
transhumancia2016 (6)
Curtimos os sapatos!

E seus pastores ainda fazem o pagamento, como antigamente! São 25 maravedies, moeda espanhola do século XV, entregues à autoridade municipal, em uma cerimônia que reúne pastores, público e claro, os animais!!

Transhumancia Madrid 2016

Transhumancia Madrid 2016

QUER PASSEAR DE CARRO PELA ESPANHA?

O desfile acontece todos os anos sempre no final de outubro. Elas chegam na sexta, passam a noite e o sábado na Casa de Campo, para no domingo às 9:00 começarem a festa. Percorrem todo o trajeto até chegarem na Puerta del Sol, onde fazem o caminho de volta. E todos aguardam ansiosos o desfile destes bichinhos tão fofos!!

Transhumancia Madrid 2016

Curtiu? Ano que vem tem mais! Enquanto esperamos a próxima invasão de “lanudas”, deixe seu comentário aqui e nos siga no Facebook, Instagram e Twitter!!

Beijos de MEL!! 😉

ATUALIZAÇÃO: Em 2017 a festa será domingo, dia 22 de outubro. A programação completa tu podes conferir aqui.

 

2 Respostas para “Transhumancia Madrid – a festa das ovelhas!!”

  1. Lindas tuas postagens! Voltarei!

    1. Obrigada Marisa!! Volte mesmo! Bjs

Deixe uma resposta