Madrid, Mundo Afora

Transhumancia Madrid – a festa das ovelhas!!

transhumancia-madrid-a-festa-das-ovelhas

Transhumancia Madrid 2016

Consegue imaginar uma cidade como Madrid sendo invadida por milhares de ovelhas? Pois é, aqui acontece. E claro que a gente não ia deixar passar essa! Mesmo sendo domingo, dia de ficar um pouquinho mais na cama, e com uma chuvinha fininha caindo, juntamos as meninas e fomos para o centro da cidade conhecer esta que já é uma festa tradicional aqui  – a  Festa de Transhumancia.

Transhumancia Madrid 2016
Enfrentando a chuva e o friozinho do outono!

PROCURANDO HOSPEDAGEM EM MADRID? 

Todos os anos, desde 1994, rebanhos de ovelhas atravessam o centro de Madrid desde a Casa de Campo até a Puerta de Alcalá, passando pela Calle Mayor, Puerta del Sol e Plaza de Cibeles. Esta “invasão” de peludas é uma maneira de manter uma tradição milenar, que acontecia todos os anos, entre o outono e a primavera.

Transhumancia Madrid 2016
Oportunidade de protestar também.

Mas o que é a Festa da Transhumancia?

A transumância é um tipo de pastoreio que, ao invés de manter o rebanho em um lugar só, o translada para regiões onde o clima está melhor e onde há mais comida. Sua história vem desde o século XIII, quando o rei Alfonso X permitiu que os pastores levassem seus rebanhos a atravessar o reino. Para isso, eles tinham que dar ao rei 5 ovelhas em cada mil, o que se tornou uma grande fonte de arrecadação para o reino, já que todos os anos milhares de animais eram levados das montanhas do norte aos vales do sul.

Transhumancia Madrid 2016

NÃO ESQUEÇA DE FAZER O SEGURO ANTES DE VIAJAR!

Hoje, com os trens e caminhões, as ovelinhas não precisam mais caminhar todo o trajeto como antigamente. Mas, para manter viva a tradição, todos os anos elas vêm até Madrid para desfilar diante de crianças entusiasmadas e turistas curiosos.

Transhumancia Madrid 2016
Trajes típicos
transhumancia2016 (6)
Curtimos os sapatos!

E seus pastores ainda fazem o pagamento, como antigamente! São 25 maravedies, moeda espanhola do século XV, entregues à autoridade municipal, em uma cerimônia que reúne pastores, público e claro, os animais!!

Transhumancia Madrid 2016

Transhumancia Madrid 2016

QUER PASSEAR DE CARRO PELA ESPANHA?

O desfile acontece todos os anos sempre no final de outubro. Elas chegam na sexta, passam a noite e o sábado na Casa de Campo, para no domingo às 9:00 começarem a festa. Percorrem todo o trajeto até chegarem na Puerta del Sol, onde fazem o caminho de volta. E todos aguardam ansiosos o desfile destes bichinhos tão fofos!!

Transhumancia Madrid 2016

Curtiu? Ano que vem tem mais! Enquanto esperamos a próxima invasão de “lanudas”, deixe seu comentário aqui e nos siga no Facebook, Instagram e Twitter!!

Beijos de MEL!! 😉

ATUALIZAÇÃO: Em 2017 a festa será domingo, dia 22 de outubro. A programação completa tu podes conferir aqui.

 

Juliane

2 Comentários

  1. marisa dilda posser

    Lindas tuas postagens! Voltarei!

    26 . nov . 2016
    • Juliane

      Obrigada Marisa!! Volte mesmo! Bjs

      29 . nov . 2016

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.