Dicas de Madrid, Madrid, Turismo em Madrid

15 atrações gratuitas em Madrid e duas dicas bônus

atracoes-gratuitas-em-madrid

Quem disse que para conhecer Madrid é preciso raspar o fundo do cofre? Existem muitos lugares grátis e outros que oferecem entrada livre em determinados dias e horários. Conhecer a capital espanhola pode ser mais barato do que você imagina! Por isso separei 15 atrações gratuitas em Madrid mais 2 dicas bônus.

São locais imperdíveis de se visitar, inclusive aqueles que valem uma bela foto! Quinze atrações gratuitas em Madrid e duas dicas de lugares que são pagos, mas que oferecem alguns dias e horários totalmente 0800! Assim sobra um dinheirinho para tomar uma sangria, provar umas tapas ou assistir a um show de flamenco.

Anota nossas dicas de atrações gratuitas em Madrid!

Puerta del Sol

O marco zero da cidade, onde as rodovias espanholas começam a ser contadas. Aqui também podemos encontrar a estátua que representa o escudo símbolo de Madrid, o Urso e o Madronho. A estátua equestre do rei que recebeu o título de maior Alcalde da cidade também está aqui. Sabe quem é ele? Quer conhecer porque esta praça tem este nome? Então aproveita que vai economizar nas entradas e vem fazer nosso tour ” Madrid Imperial”!

porta dosol em Madride cavalo rei Carlos III

Estátua Carlos III

Plaza Mayor

Esta praça que completou 400 anos esconde histórias de arrepiar! Palco de execuções, coroações e das festas mais tradicionais da cidade, a Plaza Mayor é hoje uma das mais importantes e visitadas, com seus restaurantes que recebem os turistas com mesas ao ar livre. Aproveite para observar o movimento da praça em uma das mesas dos vários restaurantes dali. E já que é uma das atrações gratuitas de Madrid, dá pra provar um bocadillo de calamares.

praça maior de Madrid e pessoas

Plaza Mayor

Catedral de Almudena

A catedral de Madrid, apesar de ser jovem, é bela e imponente. Eclética, mistura o estilo neo-gótico, neo-românico e neo-clássico. Não deixe de admirar suas portas, cada uma com um significado relacionado a história da igreja. É uma das atrações gratuitas em Madrid mais visitadas!

frente da catedral de Madrid

Catedral de la Almudena

Jardins de Sabatini

O jardim que é uma homenagem ao arquiteto real de Carlos III é em estilo francês e um dos mais bonitos de Madrid. Fica no “quintal” do Palácio Real e dali se podem fazer fotos incríveis!

espelho d'agua e jardim em Madrid

Jardins de Sabatini

Parque del Retiro

O parque que já foi exclusivo da realeza desde o século XVII, hoje é o mais conhecido de Madrid. Com 127 hectares, em pleno centro, esconde recantos cheios de beleza. Se esqueça da hora e caminhe por suas trilhas arborizadas, visite a rosaleda, os Jardins de Cecílio Rodrigues, o Bosque del Recuerdo, o Palácio de Cristal com seu lago cheio de patos. E quem sabe um passeio de barco a remo pelo Estanque Grande.

palacio de cristal e lago em Madrid

Palácio de Cristal

Muralha Árabe

Das quatro muralhas que Madrid teve, esta é a mais bem conservada de todas, mesmo que hoje só possamos ver uma pequena parte dela. Marca o exato local onde a cidade nasceu, no século IX.

Templo de Debod

O templo que foi um presente do governo egípcio à Espanha, tem mais de 2000 anos e pode ser visitado diariamente sem nenhum custo. Aproveite a vista da skyline de Madrid para asssitir ao por-do-sol mais bonito da cidade. Uma atração totalmente gratuita em Madrid e surpreendente!

Templo de Debod

Parque del Oeste

Logo abaixo do Templo de Debod está o Parque del Oeste, onde podemos visitar a rosaleda, com cerca de 20000 plantas, muitas delas premiadas. É considerada uma das rosaledas mais importantes do mundo.

Rosaleda Parque Oeste

Parque Madrid Rio

Um parque linear com 7 km de extensão, onde se pode caminhar, andar de bike, skate, patins. Onde as crianças tem dezenas de parquinhos pra brincar, podem correr soltas e no verão tem até uma praia artificial. Às margens do Rio Manzanares, em pleno centro da cidade. Amamos? Com toda a certeza!!

Parque Madrid Río

Portas antigas da cidade

A antiga Madrid teve muralhas e as muralhas, portas. Destas, temos 5 que permanecem por aí. A mais importante é a Porta de Alcalá, em frente ao Parque do Retiro. Marcava a saída da cidade. A mais antiga delas, a Porta de Felipe IV, fica na saída do mesmo parque, pela calle de Alfonso XII. As outras, Toledo, San Vicente e Hierro, ficam um pouco fora do circuito turístico e são menos visitadas.

porta de alcalá em madrid

Puerta de Alcalá

Fontes de Cibeles e Netuno

As fontes que o rei Carlos III mandou construir pra adornar o Paseo del Prado cumprem seu propósito. Verdadeiras obras de arte, criadas por Ventura Rodriguez, a Fuente de Cibeles já abasteceu a cidade e a de Netuno faz conjunto com ela. Os times do Real Madrid e Atlético de Madrid comemoram suas vitórias no entorno das duas fontes, respectivamente.

Museu de História

Um dos meus preferidos, conta a história da cidade desde que se tornou capital, em 1561, até os dias de hoje. Instalado onde foi o antigo hospício da cidade, seu edifício em si já é uma obra de arte centenária. Com exceção da segunda-feira, que não abre, todos os dias a entrada é livre.

Museo de Historia

Museu de San Isidro

Outro museu pequeno, mas super interessante para quem quer conhecer a história de Madrid. Só que aqui veremos a Madrid pré-histórica até o momento em que se transformou em capital. E aqui também se pode ver o poço do milagre de San Isidro, padroeiro de Madrid. O museu fica no local onde o santo viveu e morreu, em 1172.

Gran Vía

Apesar do nome, não é a maior avenida da cidade e nem assim tão grande. Seus 1,5 km podem ser percorridos em poucos minutos. Mas apesar de pequena, é a mais famosa de Madrid. Nela podemos encontrar as melhores redes de lojas, cinemas, teatros, além de prédios centenários e arquitetura exuberante. Não deixe de olhar para o alto e admirar as esculturas no alto dos edifícios!

Mercados

Há quem entre e não queira mais sair de dentro dos mercados de Madrid. Os mais centrais, San Miguel e San Antón, são também os mais turísticos. Claro que há que desembolsar uma grana se quiser provar um bom vinho espanhol ou alguma típica tapa madrilenha. Mas entrar pra conhecer não paga nada.

Dicas Bônus

Museus

Os museus de Madrid costumam oferecer entrada gratuita em determinados dias e horários. O Museu do Prado, por exemplo, está liberado diariamente nas duas últimas horas. O Museu de Arte Reina Sofia também oferece as duas últimas horas gratuitas, com exceção da terça, que está fechado e do domingo, que é gratuito a partir das 13:30hs.

Museo del Prado

O Museu Arqueológico Nacional é gratuito aos sábados, a partir das 14 hs e aos domingos. Já o Museu Thyssen-Bornemisza tem entrada liberada às segundas, das 12 às 16hs.

Palácio Real

Residência Oficial dos Reis da Espanha, o Palácio Real guarda salas luxuosas e obras de artes de valor incalculável. Para visitar esta belezura sem ter que desembolsar um eurito, esteja preparado para enfrentar uma longa fila, de segunda a quinta, nas duas últimas horas de abertura. A entrada é gratuita para cidadão da União Européia e Ibero-Americanos (o que inclui os brazucas).

Palácio Real

Então, que tal nossas dicas pra conhecer Madrid sem gastar tanto? Não se esqueça que aqui tem Guia de Turismo para Brasieliros e podemos te levar a muito mais lugares e atações, para sua experiência na capital espanhola ser inesquecível!

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Se precisar de transfer do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa, conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

Juliane

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *




© Copyright - 2017 Mel a mil pelo mundo. Todos os direitos reservados.