Guia do Inverno na Espanha: O que esperar do clima e o que colocar na mala
O inverno na Espanha varia bastante de acordo com cada região. Embora o país seja conhecido por suas temperaturas amenas, o inverno espanhol oferece uma mistura de climas, com montanhas cobertas de neve no norte até dias ensolarados no sul. Neste post quero te contar o que você deve esperar de cada região e como preparar sua mala para aproveitar o melhor de cada destino.
Em Madrid conte com guias brasileiros!
1. Norte da Espanha: País Vasco, Galícia, Astúrias e Cantábria
Clima: O norte da Espanha é conhecido por ser úmido e frio durante o inverno. As temperaturas geralmente ficam entre 5ºC e 15ºC, com muitos dias chuvosos, principalmente nas regiões costeiras. Nas áreas montanhosas, como os Picos de Europa (acompanhou nossa viagem por lá no verão?), as temperaturas podem cair abaixo de 0°C e há uma alta chance de neve.
O que colocar na mala: Traga um bom casaco impermeável, roupas de lã, meia-calça ou calça segunda pele, meias quentinhas, cachecol, luvas e calçados resistentes à água. Abuse das blusas segunda pele para não fazer tanto volume na mala. Um guarda-chuva ou capa de chuva é essencial para as chuvas frequentes.
Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid
2. Centro da Espanha: Madrid e Castilla y Leon
Clima: As cidades do centro, como Madrid e Segóvia, têm um inverno frio e seco. As temperaturas podem variar entre -2ºC e 12ºC. As manhãs e noites tendem a ser bem geladas, e ocasionalmente pode nevar, especialmente em janeiro e fevereiro e nas regiões serranas: Segóvia, Ávila, Serra de Guadarrama, onde estão as estações de esqui.
O que colocar na mala: Opte por casacos quentes, roupas de inverno (cachecóis, luvas, gorros e segunda pele à vontade), e, se possível, roupas térmicas para enfrentar o frio seco. Para quem pretende passear pela noite madrilenha, recomendo um casaco extra.
3. Leste da Espanha: Catalunha e Comunidade Valenciana
Clima: Nas áreas costeiras do Mediterrâneo, como Barcelona e Valência, o clima é mais ameno, com temperaturas entre 7°C e 15°C. A chuva não é tão frequente, mas pode haver alguns dias úmidos e ventosos. Nas regiões montanhosas próximas, como os Pirineus, é comum haver neve e temperaturas abaixo de zero.
O que colocar na mala: Para quem vai pra Barcelona ou Valência, um casaco médio, suéteres e roupas de meia estação são ideais. Se você planeja visitar os Pirineus para atividades de neve, leve roupas de esqui e casacos pesados.
4. Sul da Espanha: Andaluzia (Sevilha, Granada, Málaga)
Clima: A Andaluzia é uma das regiões com as temperaturas mais amenas da Espanha durante o inverno. Em cidades como Sevilha e Málaga, as temperaturas ficam entre 10°C e 18°C. Porém em Granada a coisa muda um pouco. Tanto na cidade como principalmente nas regiões de montanha de Sierra Nevada as temperaturas caem bastante. Inclusive aí está uma das mais importantes estações de esqui do país.
O que colocar na mala: Para Sevilha e Málaga, leve um casaco leve e suéteres, roupas mais de meia estação. Em Granada, especialmente se for esquiar na Sierra Nevada, leve roupas térmicas, casaco de inverno e roupas apropriadas para neve.
5. Ilhas Baleares e Ilhas Canárias
Ilhas Baleares (Mallorca, Menorca e Ibiza): As Baleares têm um inverno ameno, com temperaturas entre 8°C e 16°C. Pode haver chuva e ventos frios, especialmente em janeiro e fevereiro.
Ilhas Canárias: Conhecidas como as “Ilhas da Eterna Primavera”, as Canárias têm temperaturas amenas o ano todo, entre 15°C e 22°C no inverno. No entanto, em áreas de altitude como o Teide em Tenerife, faz frio e pode nevar.
O que levar: Nas Baleares, leve um casaco leve, roupas de meia estação e guarda-chuva. Nas Canárias, opte por roupas leves, com um casaco para as noites frescas. Se for visitar áreas de montanha, leve uma jaqueta mais quente.
Inverno na Espanha: Dicas para quem vem viajar
- Roupas em camadas: Independentemente da região, o ideal é vestir-se em camadas para se adaptar a mudanças de temperatura entre o dia e a noite.
- Calçados confortáveis e adequados ao clima: Traga calçados impermeáveis para áreas chuvosas e botas quentes para regiões frias e com neve.
- Acessórios: Cachecol, luvas e gorro são indispensáveis para quem vai ao norte, centro ou montanhas.
- Proteção solar: Mesmo no inverno, o sol espanhol pode ser forte, especialmente nas montanhas e nas ilhas. Protetor solar e óculos escuros são uma boa ideia.
Agora que você já tem todas essas informações pode começar a arrumar a mala e se preparar para curtir o inverno na Espanha com tudo o que ele tem de melhor. Aliás, o próximo post poderia ser sobre as comidinhas típicas do inverno espanhol, o que acha?
Também pode te interessar:
- Reveillon em Madrid
- Toledo em 1 dia
- Quanto custa viajar para Madrid
- A melhor época para vir para Madrid
- Onde se hospedar em Madrid
- Roteiro de 1 dia em Madrid