Madrid é a capital espanhola e nela é possível encontrar passeios para todos os tipos de viajantes. Se você vai viajar nos próximos meses e quer um guia dos melhores pontos turísticos de Madrid, dicas do que fazer, visitar e ainda saber quanto tempo ficar, vem com a gente nesse conteúdo que vamos te contar tudo.
Principais pontos turísticos de Madrid

Parque de El Retiro (Parque do Retiro)
Um refúgio verde em Madrid, em meio à movimentação da cidade. São 125 hectares e mais de 15 mil árvores em um parque repleto de jardins e cenários para visitar. Ali, você encontrará o Lago Grande, onde é possível alugar barcos a remo. O Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal também são grandes atrações do local.
Reserve algumas horas para contemplar o Parque do Retiro, Madrid é uma cidade para ser vivida com calma. Se você vai em maio ou junho, ainda pode apreciar as Rosaledas, com rosas deslumbrantes.
Palácio Real
Residência real desde o reinado de Carlos III, o palácio ainda é, oficialmente, a residência do Rei da Espanha. No entanto, ele não mora lá, utilizando-o apenas para ocasiões de gala e recepções oficiais.
É possível visitar alguns cômodos do Palácio Real, como os salões oficiais, o arsenal e a farmácia real. Também é possível assistir à troca da guarda, que geralmente acontece às quartas-feiras e aos sábados.
Puerta del Sol (Porta do Sol)
Um local por onde você certamente vai passar, já que está no caminho de outros pontos turísticos, não deixe de fazer uma parada por lá!
A Puerta del Sol foi palco de inúmeros acontecimentos históricos importantes para a Espanha e, ali, você encontrará o grande relógio da Real Casa de Correos, que marca a contagem regressiva do Ano-Novo; a estátua do Urso e do Madronho; e o famoso quilômetro zero.

Gran Vía
Uma das avenidas mais emblemáticas de Madrid, a Gran Vía é um verdadeiro símbolo da cidade. Com certeza você já viu fotos desse ponto turístico, como a do Edifício Carrión, com o icônico anúncio vintage da Schweppes no topo.
A avenida reúne construções que se tornaram marcos de Madrid, como o Edifício Metrópolis e o Edifício Telefónica. Essa é uma região muito procurada por turistas para assistir a espetáculos, comer em bons restaurantes e fazer compras, inclusive, é ali que fica a segunda maior Primark do mundo.
Plaza Mayor
Um dos lugares mais movimentados por turistas, a Plaza Mayor fica entre a Puerta del Sol e o Palácio Real de Madrid. Lá, você encontrará a estátua de Felipe III e vai se encantar com as construções ao redor. A região abriga diversos restaurantes, bares e casas de tapas, além de receber uma variedade de programações, como feiras, shows e eventos.
Templo de Debod
Esse é um templo egípcio do século II a.C., doado à Espanha em agradecimento pela colaboração no salvamento dos templos da Núbia. Na década de 1960, a construção de uma represa ameaçava submergir parte desses templos, e uma ação internacional ajudou a preservá-los.
Hoje, o Templo de Debod é um ponto turístico muito visitado, especialmente no fim da tarde, quando o pôr do sol torna a paisagem ainda mais bonita.

Museu Reina Sofia e Prado
Madrid é a cidade dos museus, e aqui vamos citar os dois principais, mas não deixe de visitar outros.
O Museu Reina Sofía abriga uma ampla coleção de arte moderna e contemporânea, especialmente espanhola. Lá, você encontrará obras de grandes artistas como Salvador Dalí, Joan Miró e Juan Gris. Um dos destaques é Guernica, considerada a obra mais importante de Pablo Picasso.
Já o Museu do Prado em Madrid reúne cerca de 8.600 quadros e mais de 700 esculturas. Entre os artistas representados estão El Bosco, Ticiano, El Greco, Murillo, Rubens, Goya e Velázquez. Dois destaques imperdíveis são As Meninas, de Velázquez, e Os Fuzilamentos de 3 de Maio, de Goya.
Recomendamos fazer a visita com um guia turístico para que a experiência seja mais dinâmica e enriquecedora. Nós oferecemos esse tipo de tour com a Elisa, acadêmica em História da Arte.
E existem vários outros pontos turísticos para você em Madrid, você pode fazer isso com tours guiados por brasileiros ou pessoas que falam português, como os que oferecemos há 8 anos. Para saber mais sobre os museus, leia nosso post: qual museu visitar em Madrid.
Agora que já demos várias opções do que fazer em Madrid surge a dúvida: quanto tempo ficar em Madrid para conhecer tudo isso?

Quanto tempo ficar em Madrid: quantos dias são suficientes
Se você quer realmente viver Madrid, recomendamos ficar pelo menos três dias para conhecer o essencial. Mas, se tiver apenas algumas horas de conexão, não deixe de visitá-la, ainda assim valerá muito a pena! Temos um tour por Madrid especialmente pensado para esse tipo de situação, ideal para quem tem uma conexão de pelo menos oito horas.
Agora, se o seu objetivo é explorar também os arredores de Madrid, acrescente mais três dias à sua viagem. Assim, você aproveita com calma, sem se cansar tanto, e pode fazer bate-voltas para várias cidades incríveis que ficam bem próximas. Trouxemos algumas dicas para te ajudar a planejar.
Ou seja, se você quer conhecer bem Madrid e seus arredores, separe cerca de 6 dias de viagem.
Cidades perto de Madrid para conhecer com bate-volta

Toledo: o bate-volta preferido dos turistas em Madrid
Essa é uma das cidades mais procuradas por quem está em Madrid. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, um verdadeiro universo medieval te espera, com vielas, portões e pontes que atravessam o rio Tejo. A catedral e o alcázar de Toledo impressionam pela beleza e riqueza de detalhes.
Temos um conteúdo aqui no blog com dicas do que fazer em Toledo em 1 dia.
Segóvia: castelos e monumentos impressionantes te esperam
Outra Cidade Patrimônio da Humanidade, Segóvia abriga o Alcázar que inspirou um dos castelos da história da Branca de Neve. Além dessa visita imperdível, o impressionante aqueduto romano também te espera.
Segóvia é perfeita para ser explorada a pé. Passeie pela Plaza Mayor e, se o clima estiver mais quente, aproveite um dos rooftops para apreciar vistas deslumbrantes da cidade.

Ávila: perfeita para um passeio combinado com Segóvia
Ao chegar em Ávila, você será recebido por uma muralha impressionante e muito bem preservada. Faça um passeio tranquilo ao longo da muralha, conheça a catedral e explore suas charmosas praças.
San Lorenzo de El Escorial: o passeio que você não pode deixar de fazer perto de Madrid
Bem próximo de Madrid está um dos monumentos mais famosos da Espanha: El Escorial. Ele foi construído para ser mosteiro, palácio, basílica e panteão, e é realmente impressionante conhecer esse lugar.
Além desses destinos, há várias outras cidades que podem ser visitadas em bate-volta saindo de Madrid, sendo possível até combinar mais de uma no mesmo dia. Todos os passeios que mencionamos têm saídas a partir da capital espanhola.
Conheça os nossos tours e serviços em Madrid e região, temos certeza que sua viagem se tornará ainda mais completa. Clique aqui!
