Parques de Madrid para a diversão das crianças

brinquedo no parque do retiro

Se tem uma coisa que não falta em Madrid são parques e praças. É só caminhar um pouquinho e já encontramos uma pracinha, limpa e cheia de brinquedos coloridos. Quem tem filhos pequenos sabe que isso faz uma baita diferença! Alguém sabe me dizer de onde eles tiram tanta energia?? E os parques de Madrid tem muuuitas atrações para os pequenos gastarem toda a pilha!

parques e praças madrid
Que criança resiste a uma brincadeira na areia?

Recebo mensagens de leitores que estão vindo morar aqui e que me perguntam quais os bairros tem parquinhos para crianças. TODOS os bairros tem uma área verde, várias pracinhas com brinquedos coloridos e divertidos. Além disso, os piqueniques são super populares e o povo usa seus espaços públicos sem cerimônia. Principalmente nas estações mais quentes do ano, os gramados se enchem de famílias, grupos de amigos, além das populares festinhas de aniversário.

Parques de Madrid para crianças

Conhecendo os principais espaços públicos da cidade, quero indicar neste post as opções mais legais para aqueles que vem a Madrid com filhos e não sabem onde levá-los. Lembrem-se papais e mamães, a viagem tem que ter atração para todos, ok?

Pracinhas

escorregador em praça de Madrid
Imagina a felicidade em encontrar um brinquedão na rua?

Vamos começar pelas pracinhas. Vocês vão se impressionar com a quantidade delas pela cidade! A primeira vez que viemos paracá, foi o que mais me chamou atenção. Era muito tranquilo passear com as meninas e dar uma parada para elas brincarem e deixar o dia mais leve. Obviamente os bairros residenciais concentram a maior parte delas, mas no centro também encontramos algumas, basta caminhar com o olhar atento. E sabem o melhor? Animais não podem entrar, então não existe o risco do pequeno se deparar com uma “caca” na areia. Os brinquedospodem variar em quantidade, mas são coloridos, limpos e criativos. E não é raro ver a prefeitura lavando as praças pela manhã.

cavalinho de brinquedo
O cavalinho mais popular da cidade!

Como eu disse, a quantidade de brinquedos varia de uma praça pra outra. Algumas são pequenas, só com um escorrega, um cavalinho, uma gangorra. Em outras a gente se depara com um super brinquedo, como a caravela que tem em uma pracinha no Parque de la Cuña Verde, em Latina. Ah, e os brinquedos não são de ferro e sim de madeira.

caravela de brinquedo em uma praça de Madrid
Vamos brincar de descobridores?
parques e praças madrid
Brinquedos super legais e gratuitos, um sonho!!

Parque do Retiro

É verdade que este é o parque mais importante de Madrid, super visitado todos os dias, passeio obrigatório para quem vem conhecer a cidade. Mas ele é bem mais do que o parque famosinho da cidade. Os visitantes se concentram nos pontos mais populares, como Palácio de Cristal, Estanque e tal, mas os parquinhos que tem lá são muito, muito legais. A Maísa, claro, tem o seu preferido, este da foto. Mas ela também ama andar de patinete e olhar os patos do lago bem de pertinho. E sem falar nos exibidos pavões que mostram sua cauda colorida nos Jardins de Cecílio Rodriguez. Depois de algum tempo morando aqui é impossível ver o Retiro simplesmente como um espaço turístico.

Além disso, os artistas que ficam no parque pensam muito nas crianças, tem o mágico que está sempre por lá, contadores de história, teatro de fantoches, personagens de desenho animado.

Gira-gira
Este é o parquinho preferido da Mai!
Enquanto esperamos, exercitamos!
Piquenique não pode faltar

Para saber mais sobre este parque que é uma referência na cidade leia nosso post sobre o Retiro.

Como chegar: de metrô duas linhas chegam ao parque – a 2, estação Retiro, deixa dentro do parque e a linha 9, estação Ibiza deixa em uma das entradas. Se você estiver pelo centro, desça a Calle Alcalá e em poucos minutos estará lá.

Parque Madrid-Río

Amo este lugar!

Este parque de Madrid é tão nosso queridinho que tem um post só dele. Madrid-Río tem de tudo um pouco: parquinhos infantis, pista de esportes, quadras poliesportivas, equipamentos para ginástica, bares e até uma praia artificial! Sem falar dos jardins! Dá um Google Earth e me fala se não são lindos!

parques e praças madrid
Ponte de Arganzuela

Os brinquedos são todos feitos de material natural ou reciclado: cordas, troncos, pneus. E são um desafio ao equilíbrio e cognição dos pequenos. Alguns tem circuitos que eles precisam percorrer para chegar ao final.  Dá só uma olhada nas fotos, elas falam por si:

Um tapete elástico no meio da rua!
Equilíbrio nesta hora é fundamental
parques e praças madrid
Circuito em cordas
parques e praças madrid
Testando as habilidades
Balanço de pneu, elas amam este brinquedo
Tem até uma “praia”
O “chuvisco” que a Mai ama

Olha nossas dicas para aproveitar o verão em Madrid!

Cansou de parque? Então bora praticar esportes!

Como chegar: O parque tem 7 km de extensão, então tudo vai depender de onde você vai começar o passeio. Desde a estação Príncipe Pío (linha 6 e 10) até o Matadero de Madrid é uma caminhada! Mas para ver os jardins esculpidos, a Ponte de Toledo e a de Ponte de Arganzuela, desça na estação Marqués de Vadillo (linha 5).

Casa de Campo – Lago

Não é dos mais centrais, mas para quem quer explorar um pouco mais da cidade, vale a pena conhecer este que é um dos maiores parques de Madrid.  Na Casa de Campo estão o Parque de Atraçõeso Zoológico e o Teleférico, que parte também da estação que está no Parque Oeste (metrô Moncloa). A travessia dura 10 minutos e a gente vê a cidade lá do alto, muito legal!

Nós no piquenique outra vez!

A Casa de Campo é muuuito grande, impossível conhecer tudo a pé e ainda mais com crianças. O consolo é que 3 estações atendem  as principais atrações do parque – Lago, Batan e Casa de Campo. Estive lá uma vez com as meninas para explorar um pouco o lugar, depois fomos em um aniversário.  Na primeira vez, quando ainda era uma sem noção desta cidade, fui pensando em ir andando de uma estação à outra, mas não demorei muito a mudar de ideia. Seria mais de uma hora de caminhada com um sol queimando na moleira!

Passear de caiaque no verão é uma boa pedida!

Demos um passeio pelo entorno da região do lago, onde chegamos pela estação de mesmo nome, estendemos nossa toalha de piquenique e ficamos um bom tempo ali, só curtindo a natureza. Não tinha nenhuma pracinha para a Mai brincar, mas ela curtiu o lago, os esportistas em seus caiaques, os pescadores. Também tem espaço para andar de bici, patins, rollerou alugar os caiaques ou barcos para passear no lago.

Como chegar: vá de metrô, linha 10 e desça na estação LAGO.

Tá vendo? Madrid não é só monumento, museu, palácio, paella e tapas. Tem muito mais e para todas as idades. Nós somos guias de turismo e podemos te apresentar a cidade com os olhos de quem vive aqui, proporcionando um turismo de experiência, exclusivo e personalizado.

E aí, curtiu nossas dicas para aproveitar o dia com os pequenos sem fazer sofrer o bolso?? Então deixe seu comentário logo aqui embaixo e nos acompanhe no Facebook, Instagram e Twitter.

Beijos de MEL!;)

 

Sabia que pelo blog você pode programar toda sua viagem?

Procurando hospedagem em Madrid? Faça sua reserva conosco pelo Booking. Desta forma você estará colaborando com o blog sem nenhum custo adicional para sua viagem e ainda aproveita ofertas exclusivas para nossos leitores.

Se precisar de transfer do aeroporto até o seu hotel e vice-e-versa, conte com nossos parceiros, que estarão te esperando no desembarque, oferecendo toda a comodidade para que sua chegada seja tranquila. Aproveite e compre os ingressos sem fila, aproveitando cada segundo da sua estadia!

Precisa alugar um carro? Reservando conosco pela Rentcars você consegue as melhores condições e ainda colabora com o blog, sem nenhum custo adicional.

Não esqueça que para entrar em alguns países o seguro de viagem é obrigatório. Faça sua cotação com nosso parceiro e obtenha as melhores condições junto às melhores seguradoras do país.

Quer chegar ao seu destino já totalmente conectado, com internet ilimitada e acesso ao Whatsapp, redes sociais e Maps? Compre seu chip da Easysim4u aqui conosco e compartlhe os melhores momentos!

Para ir de uma cidade a outra na Europa o trem é uma experiência inesquecível. Compre suas passagens aqui conosco, pela Rail Europe e conheça a Europa de trem. Você não tem nenhum custo adicional e ainda colabora com o blog.

publicado

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *