Nossa Road Trip Espanha-Itália aconteceu há mais de 1 ano e só agora consegui parar para escrever. Não sei se é para não acumular com a road trip deste ano pelo norte da Espanha e Portugal ou porque estou começando a pegar a mania das minhas filhas de publicar coisas com 1 ano de atraso!
Seja qual for o motivo, venho aqui descrever nosso roteiro dessa viagem incrível e inesquecível! Eu simplesmente AMO viajar de carro e sempre que posso proponho viagens assim. E ainda bem que tenho uma família que topa! E foi assim que no verão de 2023 decidimos sair de Madrid até a Itália de carro.
O principal propósito da viagem era conhecer a cidade onde meu bisavô nasceu e de onde ele saiu para começar sua nova vida no Brasil. Alugamos um carro espaçoso para maior conforto de todos e carregamos cada um nossa malinha de bordo. Já é regra aqui em casa: viajar com uma mala de bordo e uma mochila no máximo.
Alugue seu carro aqui pra uma road trip como a nossa!
Road Trip da Espanha pra Itália
Quando fazemos essas viagens de carro não temos uma programação definida. Temos cidades que não podemos deixar de ir, mas estamos abertos ao que surgir. Um povoado no meio da estrada, um desvio de rota para ficar em um hotel dentro do nosso orçamento, uma parada mais longa ou mais curta, dependendo do que achamos do lugar. Total liberdade. Não saimos com hotel reservado e nem atrações compradas. Nada que nos limite.
E a estrada determina o ritmo. Então podemos pensar que um dia iremos conseguir andar mais quilômetros, mas acabamos andando menos e está tudo bem. No dia seguinte a gente recupera (ou não), tudo depende do que vamos encontrar pelo caminho.
Nesta Road Trip Espanha-Itália sabíamos que iríamos parar em alguma cidade próxima a Verona, em Florença e só. O resto seria surpresa. Onde tivesse lugar dentro do que queríamos pagar e dentro dos nossos critérios (posso fazer um post sobre isso se quiserem, me fala nos comentários).
Saímos de Madrid cedinho e nossa primeira parada foi Zaragoza. Parada rápida porque já conhecíamos. Depois seguimos pra Girona, nossa segunda parada e com a sinalização de “precisamos voltar”. Já era tarde e encontramos um hotel em uma cidade próxima a Girona.
Pela manhã seguimos nossa road trip em direção à França. Nossa terceira parada foi Montpellier, onde passamos o dia e está visto. Encontamos um Ibis na estrada e ali passamos a noite. No outro dia seguimos atravessando a França, mas a parada já era certa: Mônaco!
Imagina se não íamos levar a Chavalita pra ver as Ferraris, Lamborghinis e Maseratis da vida? Sabiam que ela é uma aficionada em carros e conhece todas as marcas? Nem preciso dizer que ela enlouqueceu hahahaha. Passamos praticamente o dia na cidade, passeando e observando os carros de luxo. A conclusão que chegamos é que o Porshe é o fusca por lá!
Dica extra: desligue os dados ao se aproximar do Principado de Mônaco. O país não pertence ao Espaço Schengen e você vai pagar roaming. E nessa Road Trip Espanha-Itália ainda passamos por outro Principado que tivemos que desligar o roaming pelo mesmo motivo!
Bem, cruzamos a fronteira com a Itália e comecei a buscar um lugar para pernoitarmos. Em Mônaco os preços das diárias estavam fora da realidade (nossa, óbvio). Pois encontrei um hotel na Ligúria que vamos lá. Na chegada me deu medo porque estava tudo escuro e nos metemos no meio do mato. Eu só pensava onde tinha metido minha família.
O povoado tinha o hotel, um bar, um restaurante, uma igreja e a prefeitura. Era basicamente uma rua. Os donos do hotel era um casal bem típico italiano, nonos mesmo. Brigaram na nossa frente por causa do quarto! A gente segurando pra não rir. Nos deram um quarto grande, bem completo, tentamos comer algo mas não tinha nada além de sanduíche e o restaurante só com reserva. Claro, o único restaurante da cidade, todo mundo ia lá!
A grande surpresa foi pela manhã, quando abrimos a porta do quarto. QUE VISTAS!!! O mato em que nos metemos na noite anterior eram vinhedos a perder de vista! Descemos para o café que foi a segunda grande surpresa (incluída na diária). Quase um café colonial! Repleto de delícias e das uvas plantadas pelo próprio senhorzinho dono do hotel. Que era um querido sem igual. Até nome tinha a uva dele: black magic!
Nossa próxima parada seria Mantova, onde faríamos base pelos próximos 3 dias. Antes passamos por Milão para conhecer um pouco e decidir se valia a pena uma segunda visita mais completa. Ainda estamos pensando, mas creio que um final de semana nos servirá. Também passamos por Bergamo, cidade que conheci quando fazia o processo de cidadania e aproveitei pra ver a casa onde fiquei hospedada. Bergamo é linda e eu recomendo visitar!
A próxima cidade seria Veneza e dedicamos um dia completo pra ela, da manhã à noite. A cidade estava cheia, como já era esperado, mas isso não tirou seu encanto. Passamos um dia lindo e provamos várias delícias!
No dia seguinte saímos para realizar o propósito da viagem: subir até Beluno Veronese e conhecer a cidade do nono Ângelo. Que emoção tão grande é conhecer nossas origens e poder mostrar isso pra nossos filhos! Mas como aqui quero mais falar do roteiro, vou deixar esse detalhe da viagem pra outro post, ok?
Dali fomos almoçar às margens do Lago di Garda e celebrar o aniver do Vlad. Nossa última parada do dia foi Verona. Quando estive na Itália pela minha cidadania, fui conhecer a cidade e me encantei, mas minha família não sentiu o mesmo. Acho que se eu quiser voltar, irei sozinha. Continuo achando a cidade linda e encantadora.
No dia seguinte seguimos para Florença, nossa segunda base. Ali ficamos dois dias, um calor horroroso, cidade lotada. Com certeza vamos voltar com mais tempo, no outono ou primavera, para aproveitar mais a cidade e visitar todos os museus que a Elisa quiser! No calor extremo eu não aproveito lugar nenhum!
De Florença começamos a voltar. O Cinque Terre foi nossa próxima parada e que parada!! Apesar da lotação, do calor, da falta de banheiro e lugar à sombra, é tudo tão lindo que vale a pena. Antes de chegar passamos por Portevenere porque nossa chavalita estava sedenta por praia!
Paramos em Riomaggiore para almoçar e passar o resto do dia, descemos até Vernazza e já noite seguimos para nosso hotel em Framura.
No dia seguinte saimos em direção a Gênova, paramos em Menton (França) para almoçar e nos encantamos com a cidade. Valeria voltar pra ficar um pouco mais de tempo, viu? Seguimos até Nice e pernoitamos no mesmo hotel da vinda. No outro dia passamos por Marselha para as meninas conhecerem. O Vlad e eu já haviamos estado ali em 2017.
Nossa última parada antes de voltar para a Espanha foi Andorra-a Velha. Queríamos conhecer a cidade e também descobrir se vale mesmo a pena comprar coisas por lá. E a conclusão que chegamos é que, além de bebidas, a viagem só pra isso não compensa.
Road Trip Espanha-Itália chegou ao fim
Bom, nossa aventura sobre rodas chegou ao fim. Agora era tempo de preparar a segunda parte das férias, a viagem de descansar, na praia. Sim, porque essa foi a de cansar e é assim todos os anos. Amo essa função e espero que dure muito tempo ainda, com as gurias viajando conosco.
Esse foi um resumo, só para mostrar o roteiro que fizemos. Espero conseguir escrever mais especificamente sobre cada lugar, se a rotina me permitir. Obrigada se chegou até aqui, sei que foi um post bem extenso!
Também pode te interessar:
- Reveillon em Madrid
- Toledo em 1 dia
- Natal em Madrid
- Wise funciona na Espanha?
- Como comprar o cartão do metrô de Madrid
- Roteiro de 1 dia em Madrid