Viajar de motorhome pela Espanha era algo que queríamos fazer desde que chegamos aqui. Aliás, esse era um sonho que atravessou o oceano com a gente. Lembro que todas as vezes que íamos para Gramado parávamos em uma loja que tinha no caminho entre Porto Alegre e a Serra gaúcha. Fazia até fotos nas casinhas sobre rodas cultivando esse sonho e escrevi sobre no blog.
Em Madrid conte com guias brasileiros!
Mas o Brasil não tem muito essa cultura (e infraestrutura) do motorhome e sempre tivemos receio de encarar essa viagem por lá. Quando fui pra Itália fazer minha cidadania ficava olhando os motorhomes nas ruas e eram vários. Aí quando chegamos na Espanha vimos que as viagens em autocaravana, como é chamado aqui, também são bem comuns. E ficamos esperando chegar nossa vez.
Viajar de motorhome pela Espanha
Existem várias plataformas de aluguel de autocaravanas aqui e os preços são bem variados. Claro que não é uma viagem barata, mas se formos colocar na ponta do lápis e comparar com valores de hotéis, refeições e transporte, acaba valendo a pena. Principalmente pela experiência e comodidade de viajar dentro de casa.
Compre seu Guia de Sobrevivência em Madrid
A Espanha tem uma excelente infraestrutura para viagens em motorhome. Campings espalhados por todo o país, além de estacionamentos que contam com abastacimento de água e local para despejar as águas sujas. Existem aplicativos onde podemos localizar cada um desses locais e quais recursos oferecem. Alguns são gratuitos e outros são pagos. Nós usamos o CARAVANYA.
Bem, falando na nossa experiência, não foi a que esperávamos. Para essa primeira vez decidimos que seria algo rápido, dois dias para testar. Se gostássemos, alugaríamos pra uma viagem de férias. Nosso destino foi Barcelona, para o show do Coldplay, em maio de 2023. Não alugamos por nenhuma plataforma, mas por indicação de uma loja de venda de motorhomes. Foi com um particular. E esse foi nosso maior erro. Mas não foi o único motivo que deixou a turma aqui desiludida!
A pessoa que nos alugou era muito atenciosa, mas não deu as orientações de acordo com nosso nível de experiência: NENHUMA! Resultado: foi uma dificuldade pra fazer tudo funcionar. Ela explicou tudo, mas deveria ter MOSTRADO. Foi um perrengue atrás do outro.
A dinâmica da viagem em si foi legal. Família viajando junto, meninas sentadas com mais conforto, tudo que precisávamos à mão. Não foi de todo ruim. Acho que a parte mais difícil é acostumar com o tamanho do carro para dirigir e manobrar. Mas dessa parte eu me livrei.
Maaasss, percebemos algo que mudou nossa maneira de ver como é viajar de motorhome pela Espanha (e acredito qualquer lugar). O motorhome é feito para você chegar em uma cidade, estacionar em um camping e lá ficar. Não dá pra ficar circulando, estacionando na rua (os ladrões sabem que tudo o que você tem está ali), percorrer cidades com ruas estreitas e áreas restringidas. Aliás, a questão da segurança pesa muito. Soubemos de muitas histórias de arrombamento e roubo, inclusive PRÓXIMO À DELEGACIAS!!
A nossa primeira viagem poderia ter sido bem mais frustrante se tivéssemos ido por mais dias, com a intenção de passear pelas cidades, conhecer centros históricos, explorar povoados desconhecidos. Que é o que gostamos de fazer nas nossas viagens. Teríamos que deixar o veículo estacionado no camping e pegar outro transporte pra fazer esses passeios. E essa ideia não nos agrada muito, principalmente porque os campings normalmente são distantes e se perde muito tempo nessa ida e vinda.
Em Barcelona não achamos nenhum camping próximo, trafegar pela cidade tem várias restrições, assim como estacionar. Em muitos locais está proibido. Então foi meio complicado isso de ir ao show, depois voltar, marcar um ponto de encontro pro Vlad nos buscar, onde ele ficar durante o show já que não tinha nenhum camping ou refúgio próximo. E se tivéssemos ido com a intenção de passear teria sido ainda pior. Na praia não pode entrar, no centro também não, foi complicada essa logística.
Nas nossas últimas férias eu até tentei convencer o povo a irmos de autocaravana, já que iríamos percorrer todo o norte da Espanha, mas não consegui nem terminar a frase. E foi bom, porque não teríamos conhecido tudo o que conhecemos. Disfrutamos bem mais da viagem indo no nosso carro, ficando em hotéis e tendo a liberdade de circular por onde bem quiséssemos.
A conclusão que EU cheguei? Que posso dar uma segunda chance para viajar de motorhome pela Espanha levando bicicleta ou patinete pra ir conhecer as cidades ou…viajar de caravana (trailer aí no Brasil). Chegaríamos no camping, deixaríamos a casinha estacionada em segurança e sairíamos para explorar os povoados mais lindos desse país no conforto do nosso carro!
Você já viajou de motorhome? Me conta tua experiência pra ver se eu consigo animar a galera aqui de casa a repetir a experiência!
Também pode te interessar:
- Reveillon em Madrid
- Toledo em 1 dia
- Natal em Madrid
- Wise funciona na Espanha?
- Como comprar o cartão do metrô de Madrid
- Roteiro de 1 dia em Madrid